Connect with us

Prefeitura lança Plano Verão com implementação de cancelas e ilhas de segurança em Petrópolis

Cidade

Prefeitura lança Plano Verão com implementação de cancelas e ilhas de segurança em Petrópolis

Documento foi apresentado nesta segunda-feira (7), juntamente com a nomeação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, lançou o Plano de Contingência do município, o chamado Plano Verão: um planejamento de enfrentamento para as chuvas de 2023.

Um dos principais pontos da ação é a implementação de cancelas eletrônicas no corredor da Rua Coronel Veiga/Washington Luiz na Ponte Fones, Duas Pontes e UPA Centro, que serão ativadas pelo Cimop, e das ilhas de segurança no corredor da Rua Coronel Veiga e no Centro em caso de alagamentos.

Coronel Veiga/Foto: Divulgação PMP

Também será realizado treinamento para motoristas de ônibus sobre atuação em casos de catástrofes climáticas, bem como a ativação de 13 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), totalizando 21 em funcionamento, que atendem 72 regiões.

Foto: Mácia Foletto Agência O Globo

Fórum de políticas públicas

Na ocasião, foi realizada ainda a nomeação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), um fórum permanente de debate e deliberação de políticas públicas, unindo poder público e sociedade. Assim como o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil, um investimento permanente em ações de resiliência, que contará com um orçamento próprio para prevenção de desastres, preparação e mitigação, pela primeira vez.

Obras

Além disto, foi anunciado um pacote com 23 obras, dentre elas a reconstrução do Alto da Serra. A licitação da área 1, entre o Hipershopping e a Hercilia Moretti, já está em andamento. Já a área 2, entre a Hercilia Moretti e a Frei Leão, está com projeto pronto, sendo debatido com a comunidade. Também está sendo realizada a maior dragagem da história da cidade, com atuação em oito pontos simultâneos em parceria com o Inea.

Foto: Ascom PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir