Há 50 anos atuante na formação integral dos estudantes, Colégio de Aplicação da UCP abre matrículas
Colégio é o único da cidade a oferecer uma estrutura de universidade aos jovens
Único colégio de Petrópolis que proporciona aos estudantes o contato com uma estrutura de universidade, o Colégio de Aplicação da UCP atua, há 50 anos, na formação integral e humanística dos jovens. Exemplar na pandemia pela maneira como reinventou o calendário e reforçou o suporte psicológico aos alunos e suas famílias, a instituição provou que é a junção da tradição com a contemporaneidade. As matrículas do colégio já estão abertas para 2023.
Foto: Divulgação
Mais de meio século de caminhada
Com cinco décadas de história, o Colégio de Aplicação da UCP se mantém atento aos desafios atuais, independente do tempo de caminhada e da evidente tradição. Impressionante, a infraestrutura do colégio permite que os estudantes assistam às aulas no mesmo prédio da universidade com direito à ampla biblioteca e laboratórios com equipamentos de padrão internacional para aulas práticas de Química e Biologia.
Foto: Divulgação
Consciente da importância de gerar a inclusão de alunos com necessidades especiais diagnosticadas por profissionais especializados da saúde, o Colégio de Aplicação oferece apoio apropriado a quem precisa. Assim, são elaborados recursos pedagógicos e de acessibilidade, além de realizadas flexibilizações curriculares e avaliativas que atendem e orientam ao aluno, sua família e aos professores.
Foto: Divulgação
Outro aspecto que diferencia a instituição das demais é a educação musical proporcionada. Aqueles que desejam, podem integrar, se aprovados, os corais Laus Deo e Regina Caeli, que têm o objetivo de educar através da música. Eles contam com aulas de leitura musical, teórica e técnica vocal que, juntas, desenvolvem nos estudantes a concentração, percepção, criatividade e disciplina – para citar apenas algumas qualidades.
Atenção e cuidado com a saúde mental
Foto: Divulgação
Também dignos de ser mencionados são os programas do colégio voltados à atenção e cuidado com a saúde mental. Primordial na conduta da instituição, o tema rege o chamado #CAUCPSolidario, cuja intenção é humanizar a educação a partir de projetos voltados a capacidades socioemocionais, à cultura do diálogo, de combate ao bullying, mediação escolar, socialização e inclusão, por exemplo.
Possibilidade de contraturno
Atento às necessidades e demandas das famílias, o Colégio de Aplicação da UCP deu início ao contraturno. Dessa forma, os alunos dispõem de um espaço em que desfrutam de bem-estar físico, afetivo, social e intelectual, com oficinas de musicalização, artes, teatro e percussão; cinema, brinquedoteca, culinária e círculo de leitura; além do tempo para estudo em que os alunos podem fazer seus deveres de casa acompanhados por um educador.
Foto: Divulgação
As matrículas para 2023 no Colégio Aplicação já estão abertas e podem ser feitas pelo site da instituição. Em caso de dúvidas, os responsáveis poderão entrar em contato pelos telefones: (24) 2244-4011 (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e (24) 2244-4012 (Ensino Fundamental II). A escola, que também está no Instagram (@colegioaplicacao), fica na Av. Benjamin Constant, 213 – Centro.
Veja também:
- 9 coisas que já se sabe sobre a programação de fim de ano em Petrópolis
- Desfile com modelos negros de Petrópolis acontece neste domingo na Praça da Liberdade
- Com programação gratuita, Palácio Quitandinha recebe grande evento de tecnologia nesta semana
- CONCER instala primeiras passagens suspensas para a fauna na BR-040