Connect with us

Desfile com modelos negros de Petrópolis acontece neste domingo na Praça da Liberdade

Agenda

Desfile com modelos negros de Petrópolis acontece neste domingo na Praça da Liberdade

Evento idealizado pelo movimento OGUETO começa às 16h e faz parte da Festa Afro Ubuntu, em celebração ao Dia da Consciência Negra

Neste domingo (20), como parte da programação da décima edição da Festa Afro Ubuntu, o movimento OGUETO realizará um desfile com modelos negros na Praça da Liberdade, a partir das 16h. Para esta edição especial do Dia da Consciência Negra, o idealizador da iniciativa e fotógrafo petropolitano Wagner Loiola visa demonstrar a arte negra, potencializar os jovens negros e artistas de Petrópolis.

Fotos: Wagner Loiola

O evento vai contar com personalidades negras locais para dar vida ao que OGUETO representa, um ato de resistência e a bandeira da unanimidade. A performance de estreia do coletivo trará arquétipos que remetem ao glamour e streetwear. Nesta ocasião o DressCode transitará entre o dramático urbano e características marcantes do estilo voguing.

“A inspiração para este movimento começou quando eu e outros jovens negros fomos convocados para falar sobre nossa arte em uma rede de ensino local para mais de 40 alunos. Vendo que isso alcançou e conscientizou outras pessoas, entendemos que a missão de nos reunir teve um impacto bem maior do que imaginávamos”, comenta Wagner, que também atua como garçom e acrescenta que seu propósito “só vale a pena se for para alcançar”.

Wagner Loiola/Foto: João Seidler

OGUETO

OGUETO nasceu com o propósito de incluir minorias e tem como objetivo principal dar oportunidades e atingir pessoas, sejam elas pretas ou brancas, a intenção é que todos sejam impactados com a mensagem que o movimento trás a cada ação elaborada

Assim como em Favelas do Brasil, Retratos Loiola, Retratos Bazzar e outros movimentos idealizados por Wagner, OGUETO surge com algo similar apresentado em seus antecessores, devolver a autoestima e oferecer oportunidades.

Foto: Divulgação

“A ideia que teve a participação de Preta Guimarães, Mariana Gracianno, Elienai Simião se iniciou quando assumi a frente e nomeei o projeto de OGUETO, que tem tudo a ver com nossas origens e de onde nós viemos. Gueto quer dizer a união de minorias, no Brasil, nome que se dá às periferias locais”, explica.

Participantes

O movimento contará com a participação dos modelos Emilly Oliveira, Amanda Rofino, Kevelin Dafne, Daniel Leonel, Romulo Oliveira, Karolla Santos, Wesley Costa, Preta Guimarães, Elienai Simião, Kathlen, Gisele Moraes e a dançarina e também trancista Sulamita Costa, com a beleza artística assinada por Amannda Make, curadoria de Ariane Egydio e stylist do designer de moda Kildary Campos.

Fotos: Amannda Make

Além disso nessa edição contaremos com os fotógrafos, Matheus Kapps, Heitor e Alex que assinarão as fotografias feitas na performance. Na organização, Patricia Ferreira, graduada em administração, com pós em gestão de projetos e eventos e Wagner Loiola, fotógrafo e idealizador do movimento.

O movimento optou em não assumir uma rede social, mas ele pode ser acompanhado pelo Instagram do idealizador @_wagnerloiola.

Programação Ubuntu

A programação do mês da Consciência Negra começou na sexta-feira (11), no Centro de Cultura e durante quatro dias movimentou as comunidades do Independência, Duarte da Silveira, Madame Machado e Cascatinha. Mas a Festa Afro Ubuntu começa na quinta-feira (17), a partir das 17h, quando acontece o cortejo do Grêmio Recreativo Escola de Samba 24 de Maio em direção à Praça da Liberdade. O evento será aberto oficialmente às 18h.

Foto: Arquivo pessoal

Como atrações do evento, o rapper MVBill sobe ao palco na sexta-feira (18), a partir das 20h30 e a sambista Leci Brandão canta no sábado (19) às 19h. O Baile Charme de Madureira acontecerá logo após a apresentação de Leci, às 20h30. A programação completa do mês da consciência negra está disponível no site.

Pra anotar aí:

Desfile de modelos negros

Quando: 20 de novembro (domingo)

Horário: 16h

Onde: Praça da Liberdade, na tenda montada ao lado dos banheiros

Entrada Gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir