Vídeo revela danos ao acervo da Biblioteca Municipal de Petrópolis causados pela enchente
Embora a Prefeitura ainda não tenha divulgado os danos causados ao local, pelas imagens é possível identificar que centenas de obras terão que ser descartadas
Um vídeo publicado nesta sexta (18) no Facebook revela os danos causados pela enchente ao prédio da Secretária de Cultura de Petrópolis. “Perdemos tudo. Não temos mais nada. Não sobrou nada. Só sobrou lixo, entulho. Levou tudo que a gente tinha. A água levou tudo”, narra um dos presentes no local. O setor está situado no Centro de Cultura Raul de Leoni, em frente à Praça Visconde de Mauá, uma das grandes atingidas pela enchente do dia 15 de fevereiro.
https://www.facebook.com/claudioprado.demello.3/videos/473986317649530/?_rdc=1&_rdr
De acordo com Mariza Muller, que durante 32 anos chefiou o Arquivo Histórico da Biblioteca Municipal, embora a Sala Petrópolis, onde estão reunidos 900 mil documentos históricos, esteja situada no segundo andar do Centro de Cultura, parte do acervo era mantido no primeiro piso – local atingido pela enchente. “Acredito que na parte debaixo havia, aproximadamente, 2 mil livros didáticos, literários, políticos e religiosos para empréstimo”, conta Mariza.
Ainda segundo ela, no mesmo local havia um acervo raro com cerca de 500 exemplares. Em 2017, ela solicitou que os livros fossem transferidos para o andar superior para que fossem acrescentados a um acervo que ela já havia reunido no setor do Arquivo. “Triste. Sempre alertei que os livros não podiam ficar no porão. Ainda mais porque as enchentes são constantes”.
Embora a Prefeitura ainda não tenha divulgado os danos ao local, pelas imagens é possível identificar que centenas de obras do térreo terão que ser descartadas. A Sou Petrópolis estabeleceu contato com funcionários do setor do Arquivo Histórico da Biblioteca Municipal e constatou que, felizmente, o segundo andar permanece intacto e sem prejuízos.
Veja também:
- Rede de Supermercados doa sete carretas de água e alimentos para vítimas de tragédia em Petrópolis
- Nível da água no subsolo de livraria no Centro de Petrópolis chegou a três metros; saiba como ajudar
- Após três dias de buscas, cãozinho soterrado em Petrópolis é encontrado com vida nos escombros
- Pão da Salvação: petropolitano dará aulas gratuitas de panificação para levar fonte de renda às vítimas da chuva