Connect with us

#CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Trono de Fátima

Turismo

#CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Trono de Fátima

Conta-se que na inauguração do monumento, em 1947, houve a formação de nuvens que se assemelhavam a um buquê de rosas no céu

*Matéria atualizada às 17h do dia 26/01/2024

Com uma das vistas mais privilegiadas da cidade, o Trono de Fátima é detentor também de fé e espiritualidade incomparáveis. Construído em 1947, é cartão-postal ideal para quem quer dar início ao novo ano energizado e sob novos pontos de vista. Como parte da série #Cartões-Postais, você confere agora 6 fatos e curiosidades sobre o templo.

1. Mesmo autor do Cristo Redentor

É isso mesmo que você acabou de ler! O Trono foi concebido pelo mesmo autor do projeto do Cristo Redentor – o engenheiro Heitor da Silva Costa – e, assim como acontece na Cidade Maravilhosa, a estátua de Petrópolis também está situada num local de vista privilegiada de alguns dos principais casarões e igrejas da cidade.

Foto: Reprodução/Instagram @flyenri

2. A magnificência da construção

Com 14 metros de altura, a obra impressiona pelos detalhes tanto quanto por sua grandiosidade. Constam nela a imagem de Nossa Senhora de Fátima – com quatro toneladas e 3,5 metros de altura – e também do anjo Gabriel sobre a cúpula. As duas imagens foram esculpidas em mármore branco pelo italiano Enrico Arrighini (na própria Itália) e trazidas à cidade.

Foto: Reprodução/Olhares.com – @vicsantiago

3.Os simbolismos da obra

Se você reparar, verá que a cúpula se apoia em sete colunas: mesmo número dos dons do Espírito Santo. Os degraus ao redor dela formam, cada um, um terço e, em conjunto, o Rosário. A imagem é apoiada, ainda, por cinco colunas que recordam as cinco santas chagas de Cristo e os cinco mistérios de Maria.

4. O milagre da inauguração

Conta-se que, no dia da inauguração do monumento, em 13 de outubro de 1947, os participantes da cerimônia testemunharam a formação de nuvens que se assemelhavam a um buquê de rosas. Na mesma ocasião, foi visto um colossal arco-íris, o que tornou o momento ainda mais mágico e especial.

Foto: José Renato Lisboa Cordeiro

5. A Sala dos Milagres

Um dos aspectos que mais diferem e destacam o Trono de Fátima é a Sala dos Milagres. O espaço é dedicado a fiéis em busca da cura e da solução de seus problemas. Lá eles depositam partes do corpo humano em cera, acendem velas e rezam para que seus pedidos sejam atendidos. Muito emocionante!

6. Um dos melhores pastéis da cidade

Com acesso para carros e vans pela Rua Monsenhor Bacelar e para ônibus de turismo pela Rua Padre Moreira, o Trono dispõe, além da imagem e da capela propriamente dita, de loja de produtos religiosos/artesanato e da lanchonete que vende um dos pastéis mais saborosos da cidade. Vale a parada!

Foto: Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir