10 aspectos que amamos sobre o verão em Petrópolis
Da temperatura amena à proximidade com distritos de beleza inigualável e vistas de tirar o fôlego
Clima ameno, variadas opções de passeio em meio à natureza e muita atividade ao ar livre. Assim são os verões em Petrópolis. A cidade fica ainda mais cativante nessa época e, por isso, decidimos listar 10 aspectos que mais cativam não só os petropolitanos, mas moradores de outras localidades a desfrutá-la nesse período.
1- A temperatura amena da cidade
Refúgio do calor, Petrópolis é, desde os tempos do imperador, cidade de veraneio e destino dos cariocas no verão. E a gente entende bem o porquê. Por incrível que pareça, o verão aqui é fresquinho. Tem céu azul, ventinho vez ou outra e trégua do calorão a que muitos estão acostumados a ver nos grandes centros.
Foto: Reprodução/Instagram @ingredybarbi
2- A proximidade com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Fundado em 1939 para preservar a paisagem e a biodiversidade da Serra, o Parnaso fica a cerca de 40 minutos de carro do Centro de Petrópolis. O parque engloba trechos de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. São mais de 20 mil hectares com trilhas, poços e cachoeiras exuberantes.
Foto: Reprodução/Instagram @soupetropolis -@uselithium
3- Ser uma das cidades mais pet friendly do Brasil
Se para a gente a temporada já é de calor, que dirá para os amigos peludos. Com diversas opções de parques, Petrópolis é ideal para tardes de caminhada ao ar livre ao lado daquele companheiro que só te abandona por sombra e água fresca!
Foto: Reprodução/Instagram @snowequindim
Veja também > Roteiro Pet Friendly: 10 passeios para fazer com seu cachorro em Petrópolis
4- As vistas de tirar o fôlego a que Petrópolis dá direito
A 838 metros de altura, Petrópolis oferece pontos estratégicos e infalíveis para quem está em busca de onde ver o nascer ou o pôr do Sol na cidade. Do Centro Histórico ao topo da Serra são mais de 15 opções de lugares que oferecem vistas que mais parecem obras de arte.
Foto: Reprodução/Instagram @soupetropolis
Veja também > 15 lugares incríveis para ver o pôr do Sol em Petrópolis
5- A opção de continuar o passeio em distritos próximos
Cercada por distritos de charme e beleza que em nada diferem do Centro Histórico, Petrópolis oferece a possibilidade de continuar o passeio em regiões como Itaipava e Secretário. As duas localidades trazem grandes opções gastronômicas e de atividades ao ar livre.
Foto: Reprodução/Instagram @soupetropolis
Veja também > Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis
6- A possibilidade de inovar no roteiro e conhecer a produção do Brejal
Maior produtor de orgânicos do Estado do Rio, a Estrada do Brejal, na Posse, é opção de passeio para quem se vê em busca de uma experiência diferente dentro da cidade. No chamado Circuito Eco Rural Caminhos do Brejal, o visitante se vê inserido na vida do campo. Há opções de caminhada, almoço caseiro e até hospedagem na região.
Foto: Reprodução/Instagram @soupetropolis
7- A presença de dezenas de cachoeiras na cidade
Se existe forma melhor de se refrescar no verão a gente desconhece! Petrópolis oferece diversas opções de cachoeira: Véu da Noiva, Cachoeira da Macumba e Poção para citar só algumas. Além de lindas, muitas delas são de fácil acesso e, às vezes, rendem apenas de 5 a 10 minutos de caminhada.
Foto: Reprodução/Instagram @casalsejoga
Veja também > 7 lindas cachoeiras para aproveitar o verão em Petrópolis
8- A opção de desfrutar de um day use numa das pousadas e hotéis da cidade
Com tarifas mais em conta do que as estadias, as opções de day use dão ao visitante direito à comodidade do hóspede, sem que o visitante durma no local. Assim, ele faz check-in para o período de um dia e, no local, desfruta dos serviços e benefícios oferecidos, sem gastar tanto.
Foto: Reprodução/Instagram @soupetropolis – @bomtempoitaipava
Veja também > 11 casas incríveis e aconchegantes do Airbnb para se hospedar em Petrópolis e arredores
9- A proximidade com o Vale das Videiras
Situado em Araras, bairro do segundo distrito de Petrópolis, o Vale das Videiras é encantador, a começar pelo acesso a ele. As estradas são floridas e o cenário um charme por si só! Há restaurantes, bares e passeios sobre calçamento de pedra.
Foto: Reprodução/Instagram @soupetropolis
10- O convite a explorar Itaipava além da via principal
Com trilhas, mirantes e vales para explorar, Itaipava é parada obrigatória no verão. Além de bares e restaurantes do mais despojados aos mais refinados, o distrito oferece inúmeras opções de lazer que vão do próprio Parque Municipal à Pedra de Itaipava, o Mirante da Serra de Itaipava e o Vale da Lua.
Foto: Reprodução/Instagram @poraimih
Veja também > Roteiro de Itaipava: o que fazer e onde comer na região
Leia também:
- Roteiro do Centro Histórico: o que fazer e onde comer no coração de Petrópolis
- Roteiro fotográfico: confira lugares para fazer fotos incríveis em Petrópolis