Coronavírus: Saúde confirma mais três óbitos nesta terça-feira em Petrópolis
Todas as vítimas tinham menos de 60 anos de idade
Diante do aumento de internações no município, a divulgação semanal de mais vítimas da Covid-19 também é uma realidade que preocupa. Nesta terça-feira (15) a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais três mortes de pacientes contaminados pelo novo coronavírus em Petrópolis. Ao todo, desde março, o município contabiliza 328 pessoas que vieram a óbito com a Covid-19.
Foto Reprodução Internet
Veja a relação de óbitos confirmados com a Covid-19 no município nesta terça-feira (15/12):
1 – Mulher, 55 anos. Moradora do São Sebastião. Internou dia 05/12 e faleceu dia 12/12 no HST. Paciente com hipertensão arterial e obesidade.
2 – Mulher, 46 anos. Moradora do Lajinha. Internou dia 28/11 e faleceu dia 11/12 no HMNSE. Paciente com obesidade.
3 – Mulher, 53 anos. Moradora da Castelânea. Internou dia 18/11 e faleceu dia 11/12 no HST.
Seguindo as estatísticas nacionais, a maioria dos óbitos em Petrópolis é idosa e com comorbidades. Ao todo, são 74 pessoas (22,5%) entre 30 e 59 anos de idade e 254 (77,5%) acima de 60 anos que morreram vítimas da Covid-19.
Para conter a disseminação do vírus e não deixar que o sistema de saúde de Petrópolis entre em colapso, o médico infectologista Paulo César Guimarães recomenda que a população siga as medidas preventivas.
“O ideal é que a população pense a respeito disso e ajude os órgãos públicos porque senão vai complicar. Os hospitais não vão aguentar isso, sejam públicos ou privados. Nós somos muitos [em todo o país]. As pessoas têm que tomar todas as precauções possíveis. Se tomarmos todas as providências vai dar para esperar até as vacinas chegarem. Acredito que no final do primeiro trimestre elas cheguem [no Brasil]”, disse o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Paulo César Guimarães, que também é pediatra, infectologista pediátrico e infectologista geral.
Boletim da Covid-19 desta terça-feira (15/12):
Até o momento foram realizados 86.460 testes na cidade. Deste total, 75.450 resultaram negativo, 10.613 positivos e 397 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 142 pacientes internados, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste.
Dos casos positivos de coronavírus, 328 pessoas vieram a óbito e 8.371 já estão recuperadas. Hoje o município contabiliza pelo SUS 61,11% dos leitos clínicos e 67,65% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.
Foto Divulgação PMP
A Secretaria de Saúde destaca que os números de pacientes internados são referentes a todos os hospitais de Petrópolis, incluindo os particulares. Já a taxa apresentada na tabela identifica a ocupação dos leitos disponibilizados somente pelo SUS. Por essa razão, mesmo que haja oscilação no número de internados, não necessariamente a taxa de ocupação será alterada.
Veja também:
- ‘Os hospitais não vão aguentar isso’, alerta diretor da FMP sobre aumento de casos da Covid-19 em Petrópolis
- Após aumento no nº de casos de Covid-19 em Petrópolis, Sesc anuncia cancelamento de video mapping no Quitandinha
- Coronavírus: 2.400 profissionais de saúde de Petrópolis já foram afastados por conta da doença desde o início da pandemia
- Covid-19: devido ao aumento de internações, prefeitura vai abrir mais 37 leitos de UTI em Petrópolis
- Médico infectologista tira dúvidas dos petropolitanos sobre a Covid-19
- Cartilha do Petropolitano: como tomar decisões certas em meio à pandemia da Covid-19
- Site Monitor Covid-19: docentes do Cefet/RJ campus Petrópolis apontam aumento exponencial da doença