Connect with us

‘Os hospitais não vão aguentar isso’, alerta diretor da FMP sobre aumento de casos da Covid-19 em Petrópolis

Cidade

‘Os hospitais não vão aguentar isso’, alerta diretor da FMP sobre aumento de casos da Covid-19 em Petrópolis

Paulo Cesar Guimarães também é pediatra e infectologista e afirma que a melhor forma de conter o vírus é fazendo o isolamento social e seguindo as medidas preventivas

O aumento do número de internações e de casos confirmados de Covid-19 em Petrópolis nas últimas semanas é motivo de preocupação. Só na última sexta-feira (12), 145 pessoas estavam internadas em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e em hospitais privados com sintomas da doença. Um número recorde desde o início da pandemia, em março deste ano.

Tenda para atendimento de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus na UPA Centro – Foto Reprodução grupos de WhatsApp

De acordo com dados do Painel Epidemiológico de monitoramento da Covid-19, o mês de novembro representa o segundo com maior número de casos confirmados da doença desde março. Ao todo, foram 1.946. Em agosto, mês que registrou mais casos de confirmações, foram 1963.

O boletim divulgado pela Prefeitura de Petrópolis nesta segunda-feira (14) mostra que 325 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus até as primeiras semanas de dezembro. Segundo os dados atualizados do município, a ocupação, atualmente, é de 59,26% dos leitos clínicos e 63,64% dos leitos de UTI. Os números revelam 144 pessoas internadas.

“O ideal é que a população pense a respeito disso e ajude os órgãos públicos porque senão vai complicar. Os hospitais não vão aguentar isso, sejam públicos ou privados. Nós somos muitos [em todo o país]. As pessoas têm que tomar todas as precauções possíveis. Se tomarmos todas as providências vai dar para esperar até as vacinas chegarem. Acredito que no final do primeiro trimestre elas cheguem [no Brasil]”, disse o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Paulo César Guimarães, que também é pediatra, infectologista pediátrico e infectologista geral.

Para o médico, ficar em casa, ou seja, o isolamento social – para quem não precisa sair para trabalhar – é a maneira mais eficaz para evitar a contaminação e conter a propagação do vírus.

Veja as principais orientações do especialista:

– As pessoas devem se manter em casa, claro que dentro das possibilidades de cada uma. Sabemos que muitas precisam sair para trabalhar;

– Nesses casos em que a pessoa vai sair de casa, deve se manter de um metro a um metro e meio em distância de um outro indivíduo;

– As pessoas devem lavar as mãos com água e sabão várias vezes por dia e depois usar álcool em gel;

– Deve-se usar a máscara sempre. O ideal é trocá-las a cada 4 a 5 horas. As máscaras devem ser bem coladas na face e, após o uso, devem ser lavadas com água e sabão.

Alerta

Um alerta divulgado pelo diretor do Hospital Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro, também preocupa. Na semana passada, ele atendeu uma ordem judicial para internar um paciente – que estava em uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade – em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed. A ação da Justiça chamou a atenção com relação às vagas disponíveis de UTI na rede pública e trouxe à tona a preocupação com um possível colapso nas unidades de saúde da cidade.

Foto Reprodução Internet

Apesar disso, a Prefeitura afirmou que ainda há leitos disponíveis para pacientes com covid-19 no SUS, mas disse que a falta de médicos para atender o aumento da demanda preocupa. Ainda assim informou que vai inaugurar 37 novos leitos de UTI.

Veja o número de casos confirmados de Covid-19 por mês

Fonte: Painel Epidemiológico Monitoramento Covid-19

Março – 31

Abril – 290

Maio – 702

Junho – 872

Julho – 1.295

Agosto – 1.963

Setembro – 1.872

Outubro – 1.132

Novembro – 1.946

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir