Connect with us

Médico infectologista tira dúvidas dos petropolitanos sobre a Covid-19

Cidade

Médico infectologista tira dúvidas dos petropolitanos sobre a Covid-19

Especialista orienta a população respondendo dúvidas pertinentes sobre o novo coronavírus.

Apesar das medidas de flexibilização e da rotina das pessoas estar cada vez mais voltando à normalidade, a Covid-19 ainda é uma realidade. Sem um tratamento cientificamente comprovado eficaz e sem a vacina definitiva contra o novo coronavírus, surgem muitas dúvidas sobre como se prevenir e lidar com a doença.

Foto @fuipra_rua

Pensando em esclarecer as perguntas mais pertinentes dos petropolitanos, o médico infectologista Luis Arnaldo Magdalena Pereira deu uma entrevista à Sou Petrópolis. O especialista é professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP); infectologista do Departamento de doenças infectoparasitpárias (DIP) do HMNSE; infectologista coordenador da CCIH do SMH; e médico plantonista do serviço de doenças infectoparasitpárias do hospital federal do servidores do estado do Rio de Janeiro.

1. Quais os principais sintomas da Covid-19? E como diferenciá-la de uma gripe?

Os principais sintomas da Covid-19 são tosse, dor de cabeça, dor no corpo, febre e, nos casos mais graves, falta de ar. Alguns pacientes também podem apresentar perda do olfato e do paladar. Os sintomas são muito semelhantes a de uma gripe comum, mas a perda do olfato e do paladar são exclusivas do paciente com a Covid-19. Além disso, as complicações do quadro de um paciente com a Covid-19 podem ser maiores do que de um paciente com gripe. Ou seja, a falta de ar é bem mais comum nos pacientes com coronavírus.

2. Estou com sintomas da Covid-19. Quando devo procurar um atendimento médico?

Com a pandemia da Covid-19, atualmente, todo paciente com sintomas respiratórios — ou seja, tosse, febre e falta de ar — deve procurar atendimento médico.

3. Qual unidade de saúde de Petrópolis devo procurar? As UPAs referências em coronavírus ou os hospitais?

Se você apresentar sintomas respiratórios, você deve procurar as tendas de atendimento aos pacientes sintomáticos da Prefeitura de Petrópolis, que ficam ao lado da UPA Centro e UPA Itaipava. No sistema público de saúde do município, esses são os dois locais exclusivos para pacientes sintomáticos respiratórios. Se a pessoa tiver plano de saúde, pode procurar um dos hospitais particulares da cidade, conveniados ao seu plano. Nesses hospitais você terá um local próprio para pacientes sintomáticos da Covid-19.

4. Tive contato com uma pessoa que estava com a Covid-19. O que devo fazer?

Depende do tipo de contato. Se o contato tiver sido com uma pessoa residente da sua casa, você deve se afastar de suas atividades; e se apresentar sintomas respiratórios, deve fazer o exame para a Covid-19. Mas o ideal é que uma pessoa que tenha/teve contato prolongado com um paciente de coronavírus, mantenha-se em isolamento social por, pelo menos, 7 (sete) dias. Se ela não apresentar sintomas, ela pode retornar às suas atividades.

5. Qual a diferença do teste rápido para o do cotonete (PCR)?

O teste de PCR (conhecido como teste do cotonete) é indicado para as pessoas sintomáticas nos 7 (sete) primeiros dias de sintomas, pois esse exame identifica, diretamente, a presença do vírus. Já os testes que vêm sendo realizados nos bairros — ou seja, os testes rápidos —, eles devem ser feitos a partir do 8º dia de sintomas ou na população assintomática, de um modo geral, porque ele vai identificar a presença de anticorpos contra o novo coronavírus. Na fase aguda — ou seja, naquele paciente com doença recente ou em vigência de sintomas — o teste IgM vai estar positivo. Já naqueles pacientes que tiveram a doença e passaram pela fase aguda — ou seja, os primeiros 14 dias de sintomas —, esse teste vai identificar o anticorpo igG, que tende a pertencer positivo por um longo período.

6. Aonde posso fazer o teste PCR (conhecido como teste do cotonete)? É necessário prescrição médica?

O teste PCR para identificação do novo coronavírus é realizado nas tendas das UPAs Centro e Itaipava para todo paciente sintomático, gratuitamente, nos primeiros 7 (sete) dias de sintomas. Já na rede privada, alguns laboratórios de Petrópolis realizam o teste, sem a necessidade de pedido médico. O paciente deve se encaminhar ao laboratório e realizar o teste voluntariamente ou com um pedido médico para que seja autorizado pelo seu plano de saúde.

7. Qual a melhor forma de se prevenir da Covid-19?

O novo coronavírus, conhecido como SARS-CoV 2, é um vírus de transmissão respiratória. Então a melhor maneira de se prevenir Da Covid-19 é evitando aglomerações, mantendo um distanciamento entre as pessoas de no mínimo 1 metro, utilizar máscara sempre e higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

8. Remédios caseiros e vitaminas para aumentar a imunidade podem me ajudar a não pegar coronavírus?

Cientificamente não há nada comprovado em relação a medicações caseiras ou vitaminas. A melhor maneira de se evitar a infecção pelo novo coronavírus é a utilização de máscara, higiene das mãos e distanciamento social.

9. Descobri que estou com a Covid-19, mas meus sintomas são leves. Quanto tempo devo ficar em isolamento social?

Quando se tem o diagnóstico da Covid-19, o tempo da transmissibilidade é de 14 (quatorze) dias. Então toda a pessoa com sintomas respiratórios e diagnóstico de Covid-19 deve permanecer isolada por duas semanas após o início dos sintomas.

10. Como saber se já estou recuperado e não estou mais transmitindo o vírus?

O período de transmissão do vírus é de 14 dias, portanto, todos os pacientes com diagnóstico de coronavírus não transmitem mais a partir do 15º dia após o início dia dos sintomas. Então o paciente tem uma recuperação em torno do 7º e 10° dia após o início dos sintomas. Regride a febre, acaba a tosse e, a partir do 15º dia ele não transmite mais.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir