Connect with us

Site Monitor Covid-19: docentes do Cefet/RJ campus Petrópolis apontam aumento exponencial da doença

Cidade

Site Monitor Covid-19: docentes do Cefet/RJ campus Petrópolis apontam aumento exponencial da doença

A crescente nos números da Covid-19 acendem um alerta para as medidas preventivas.

O número de casos e mortes causadas pela Covid-19 tem aumentado novamente desde novembro, lançando mais um alerta sobre a velocidade de disseminação do coronavírus e a necessidade de reforçar as medidas preventivas. Esse aumento pode ser verificado diariamente, por exemplo, nos dados de expansão da doença, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e também pelos gráficos do site Monitor Covid-19, criado e alimentado por um grupo docentes do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis.

O Monitor Covid-19 verifica graficamente a tendência de piora, manutenção ou melhora da situação da pandemia do coronavírus em cada estado do Brasil a partir do parâmetro Rt. Os dados apresentados exibem valores atualizados – conforme os números divulgados pelo Ministério da Saúde –, que aferem a rapidez com que o coronavírus está se disseminando nos estados brasileiros e refletem quantas pessoas, em média, são contaminadas por cada indivíduo que adquire a Covid-19.

“A partir de novembro, os dados já demonstram uma tendência de crescimento, o que é confirmado pelo parâmetro Rt, que indica quantas pessoas estão sendo contaminadas. Rt = 1 significa que uma pessoa contamina outra pessoa. Rt = 2 significa que uma pessoa contamina duas pessoas”, afirmou o professor Luís Tarrataca, um dos responsáveis pelo site.  No último dia 9 de dezembro, por exemplo, o Rt do Brasil marcou 1,23 e o estado do Rio de Janeiro registrou 1,48. Números que atentam para um cenário de crescimento exponencial.

Gráfico Monitor Covid-19 de 9 de dezembro de 2020

Tarrataca destacou que nas últimas quatro semanas, o número de casos no Brasil mais do que dobrou, saltando de 120 mil casos semanais para 280 mil. “O problema desta 2ª onda é que vai provocar um aumento dos óbitos dentro de duas a três semanas. O número de óbitos é o que chamamos de indicador com atraso.  Daí ser tão urgente tentar reduzir o Rt. O ideal seria impor estratégias que diminuem o contágio e que fazem reduzir o Rt para menos de 1”, destacou o professor.

“Tendo em consideração que os hospitais já estão ‘gritando’ por ajuda, não parecem vir aí boas notícias. Especialmente quando olhamos para o calendário das próximas semanas – Natal e Réveillon, eventos que tipicamente provocam agregação de pessoas”, alertou Tarrataca.  O docente ressaltou que é preciso que todos sejam mais cautelosos para diminuir a probabilidade de contágio: “evitar aglomerações. Evitar horários de mercado com muitas pessoas. E não aceitar as fake news”.

Sobre o site Monitor Covid-19

Lançado em 23 de abril de 2020, o site Monitor Covid-19 tem como objetivo de informar sobre os últimos dados de disseminação da Covid-19 na comunidade brasileira

e, assim, contribuir para uma tomada de decisões apropriada e para a conscientização da população sobre a importância dos cuidados que devem ser adotados no momento atual.

O site, que utiliza os dados oficiais do Ministério da Saúde, é atualizado diariamente, informando a situação da pandemia em cada estado brasileiro e também nas 12 cidades com mais casos em cada unidade federativa. Quando há atraso por parte do Painel Brasil, o Monitor Covid-19 estima os números de acordo com os dias anteriores (o que é demonstrado pelas linhas pontilhadas do gráfico). A equipe responsável pelo site é formada pelos professores Luís Tarrataca, Diego Haddad, Douglas Cardoso, Jurair de Paula Junior, Laura Assis, Luis Carlos Retondaro e Pedro Lara, todos do curso de Engenharia de Computação do campus Petrópolis.

Veja também: Covid-19: devido ao aumento de internações, prefeitura vai abrir mais 37 leitos de UTI em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir