Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até dia 24 de maio em Petrópolis
Todos os decretos municipais que têm como objetivo diminuir a disseminação do novo coronavírus foram prorrogados até o dia 24 de maio em Petrópolis. Segundo o prefeito Bernardo Rossi, a decisão foi tomada após ouvir a recomendação de diretores de hospitais e especialistas, para evitar mais mortes e um colapso no sistema de saúde, já que os casos da doença e o número de internações têm crescido a cada dia no município.
Foto Arquivo Público
Após a avaliação da equipe do governo e especialistas, uma nova prorrogação ou até mesmo medidas mais restritivas também não estão descartadas. Todas as ações serão tomadas de acordo com a curva da doença na cidade.
Os decretos atuais terminariam nesta segunda-feira (11/05). Com a prorrogação continuam válidos os decretos que determinam: a proibição de eventos com aglomeração de pessoas; a suspensão das aulas nas unidades escolares; o fechamento de academias, clubes, cinemas, teatro, parques e pontos turísticos; a restrição ao funcionamento de restaurantes (que podem atender com delivery) e bares; a circulação de ônibus e vans vindos de outros municípios; o uso de máscaras pela população; entre outras medidas adotadas desde 13 de março.
O comércio de serviços não essenciais continua com as portas fechadas e podem atender apenas no sistema de entregas. Esta medida não inclui mercados, farmácias, lojas de produtos veterinários e ração, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, oficinas mecânicas e borracharias, lojas de materiais hospitalares e serviços de saúde. Também podem funcionar os materiais de construção.
Boletim Epidemiológico de Petrópolis
Até o momento, foram analisados 710 casos na cidade pela Secretaria de Saúde. Deste total, 237 resultaram negativo, 218 positivos e 255 estão em análise. Há 91 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. Segundo o monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica, 71 pessoas estão recuperadas do coronavírus no município e a secretaria ainda aguarda o resultado dos exames de 20 óbitos suspeitos da Covid-19.
Veja também:
Gabinete de Crise estuda novas medidas para aumentar o isolamento social em Petrópolis
Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena
Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise
Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar
Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus