Connect with us

Nutricionistas escrevem mensagens de apoio para pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Teresa

Nós somos Petrópolis

Nutricionistas escrevem mensagens de apoio para pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Teresa

Eles não podem receber visitas, muito menos abraços. Estão em isolamento domiciliar ou, em casos mais graves, internados em hospitais. Mas no meio de tanta incerteza e solidão, surge um gesto simples, capaz de trazer esperança e conforto para quem vem lutando contra um inimigo invisível, o coronavírus.

Foto Arquivo Pessoal Carolina Machado

Foi com essa intenção que a nutricionista clínica Carolina Machado, do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, teve a ideia de mandar mensagens nas quentinhas tranquilizando os pacientes internados com a Covid-19.

“Todos nós estamos muito apreensivos, sem saber como será e quando terminará isso tudo. Comecei a ver nas redes sociais diversas mensagens, dizendo que tudo ficaria bem, para que passasse logo e pensei: por que não colocar umas frases de apoio nas quentinhas que enviamos aos pacientes? Já cheguei no plantão e fui direto escrever as mensagens”, conta Carolina.

As outras nutricionistas e copeiras adoraram e também compraram a ideia. “A partir daquele momento, todos os dias as quentinhas estão indo com frases motivacionais, de apoio, e o mais engraçado é que logo cedo as copeiras já cobram: ‘qual será a frase de hoje?'”, ela comenta.

Para os parentes que estão tendo que lidar com a distância, saber que o paciente está recebendo apoio e carinho é um alívio. É o caso da Luciana Villela, que, por morar em Portugal, viveu a dor de perder o pai com coronavírus em Petrópolis sem poder se despedir e de saber que a mãe também esteva internada no Hospital Santa Teresa por mais de 20 dias sem poder receber visitas.

“Quero parabenizar todos os profissionais de saúde, principalmente os do hospital que atenderam os meus pais, por todo o carinho e atenção. Ela contou [em uma chamada de vídeo] que o pessoal da cozinha mandou escrito na refeição que tudo vai ficar bem. Eu acho essa humanização é muito importante”, Luciana Villela contou em uma reportagem ao Fantástico.

Para a nutricionista Carolina Machado, humanizar os serviços de saúde é essencial, principalmente em momentos como esse. “Quando estamos dentro do hospital, por qualquer motivo que seja, pequenos gestos, uma palavra de conforto, um sorriso, uma frase, tem o poder de mudar o dia de alguém. Precisamos nos colocar no lugar do outro e humanizar as relações. Principalmente nesse momento que estamos tão frágeis e carentes e nem podemos nos dar um abraço”, ela explica.

A ideia ganhou força e outros hospitais de Petrópolis, públicos e privados, também começaram a enviar mensagens de apoio aos pacientes internados com a Covid-19.

De acordo com a última atualização divulgada pela Vigilância Epidemiológica, a cidade tem 173 casos desde que teve início a contagem de registros. Destes, 57 já testaram negativo para coronavírus, 29 obtiveram resultado positivo, 87 permanecem aguardando os resultados dos exames, realizados pelos laboratórios do Estado e Laboratório de Corrêas, 29 permanecem internados e 1 pessoa veio a óbito. Além disso, a Secretaria de Saúde de Petrópolis investiga mais 7 óbitos com sintomas da Covid-19.

Para ver mais boas iniciativas em Petrópolis, durante o período da quarentena, clique aqui: soupetropolis.com/category/nos/

Veja também:

Secretaria de Saúde esclarece sobre supostos resultados positivos de coronavírus no Laboratório de Corrêas

Decreto com medidas de restrição é prorrogado até o dia 15 de abril em Petrópolis

Petropolitanos que moram em outros países reforçam a necessidade do isolamento social para conter coronavírus

Prefeitura de Petrópolis explica em detalhes o passo a passo da realização dos exames do coronavírus

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir