Connect with us

Roteiro de 3 dias em Petrópolis: confira os melhores lugares para passear, comer e fazer compras

Comer e beber

Roteiro de 3 dias em Petrópolis: confira os melhores lugares para passear, comer e fazer compras

Saiba tudo o que há de melhor do Centro a Itaipava, e ainda passando por um refúgio encantador

Petrópolis é nacionalmente reconhecida pela sua história, pontos turísticos, polos de compras, natureza e restaurantes, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano. E um ótimo período para passear pela cidade é durante um feriado prolongado, as férias ou num final de semana. Para te ajudar a aproveitar o melhor que Petrópolis tem a oferecer, do Centro à Itaipava, e ainda passando por um refúgio encantador, montamos este roteiro de três dias na cidade imperial. Confira!

Foto: Filipo Tardim

Dia 1 – Tour pelo Centro Histórico

1. Comece o dia tomando um café da manhã na Duettos

Localizado nos jardins da Casa da Princesa Isabel, a Duetto’s é o lugar perfeito para começar o dia em Petrópolis. Nesta charmosa cafeteria é possível se deliciar com a tradicional Torrada Petrópolis, além de pães artesanais, capuccinos, tortas, croissants e muito mais.

Endereço: Casa da Princesa Isabel (Avenida Koeler, 42)

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h

Mais informações: @duettospetropolis

Fotos: @duettospetropolis

2. Conheça os principais pontos turísticos da cidade

Aproveite que está em frente à Catedral São Pedro de Alcântara e já garanta aquela foto que é quase obrigatória em frente ao monumento. Se quiser, também é possível fazer um tour guiado até a torre da igreja.

Depois, passe pela 13 de Maio em direção ao Palácio de Cristal e siga para a Praça da Liberdade, onde estão os museus de Cera, dos Brinquedos, de Porcelana e a Casa de Santos Dumont. Termine o tour no Museu Imperial, indo para o Centro Histórico.

Também é possível participar dos Walking Tours disponibilizados pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP). Os passeios guiados são pagos e, para garantir sua participação basta fazer contato pelo WhatsApp (24) 98842-3235 ou Instagram @guiaspetropolis.

Saiba mais: Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro

Fotos: Instagram @paullaumacarioca e @dudatravassos2

3. Prove as comidinhas típicas de Petrópolis

Durante o passeio, aproveite pra conhecer a famosa pipoca sem casca da Praça da Liberdade ou do Teatro Dom Pedro (próximo ao Museu Imperial), além dos churros da subida da Rua Teresa e dos Biscoitos Ritinha, vendidos em diversos pontos da cidade.

Saiba mais: Roteiro que cabe no bolso: 10 lugares para visitar e conhecer as comidinhas locais de Petrópolis

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

4. Pause para almoçar no Majórica

Depois de andar bastante, seu corpo vai estar clamando por um almoço caprichado. E nossa indicação é o Majórica, que fica bem pertinho do Museu Imperial. A especialidade da casa, que existe há mais de 60 anos, é o churrasco, mas também há opções de petiscos.

Endereço: Rua do Imperador, 754

Funcionamento: segunda a quinta, de 12h às 18h; sexta e sábado, das 12h às 23h; e aos domingos, das 12h às 21h

Mais informações: @majoricapetropolis

Fotos: @majoricapetropolis

5. Conheça a famosa banana split do Tonis

Se você não dispensa um bom docinho depois do almoço, nossa dica é a banana split do Tonis, que fica bem ao lado do Majórica. Fundada em 1959, a lanchonete é a única remanescente ao estilo “diner” americana em Petrópolis, proporcionando uma viagem à épocas passadas aos seus clientes.

Endereço: Rua do Imperador, 870

Funcionamento: todos os dias, das 11h às 22h

Mais informações: @tonispetropolis

Fotos: @tonispetropolis

6. Passe a tarde descansando no Parque Ipiranga

Agora que você já viu a maioria dos pontos turísticos e provou algumas das melhores comidas da cidade, deve estar precisando descansar. Para isso, indicamos o Parque Natural Municipal Padre Quinha, localizado na Avenida Ipiranga, que é um verdadeiro refúgio da correria do Centro.

Com entrada gratuita, o local funciona de terça a domingo, das 8h30 às 17h. Por lá, é possível fazer trilhas rápidas, preparar um piquenique e tirar ótimas fotos. No caminho, você ainda pode apreciar os casarões históricos da Avenida Ipiranga, que guardam fatos e curiosidades que ajudam a contar a história de Petrópolis.

Saiba mais: Uma tarde no Parque Natural da Ipiranga: saiba o que fazer no local / 6 fatos e curiosidades sobre a história dos casarões da Avenida Ipiranga, em Petrópolis

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @estevesaurine.photos

6. Termine o dia vendo o pôr do Sol no Trono de Fátima

Apesar de um pouquinho afastado do Centro, a 1km de distância da Praça da Liberdade, o Trono de Fátima é outro ponto essencial num passeio em Petrópolis, sobretudo, no outono, onde o pôr do Sol se enche de um colorido mágico. Na cantina do local ainda tem um pastel que é indispensável!

Saiba mais: 6 fatos e curiosidades sobre o Trono de Fátima

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e José Renato Lisboa Cordeiro

Dia 2 – Passeio em Itaipava

1. Tome um café da manhã colonial à vontade

Nossa dica para o segundo dia começa a 20 minutos de Itaipava, mas garantimos que vai valer a pena a passagem por lá. No Quintal do Prado, localizado em Corrêas, está o Paraíso das Flores, uma floricultura e cafeteria que oferecem um café da manhã colonial, com direito a pães, bolos, torradas, salgadinhos, frios, sucos e muitas outras variedades à vontade e pelo preço único de R$ 39,90.

Endereço: Estr. União e Indústria, 3111 – Loja 12 – Corrêas

Funcionamento: segunda a quinta, das 8h30 às 20h; sextas e sábados, das 8h30 às 21h; e aos domingos, de 8h30 às 14h (café colonial somente aos sábados e domingos, das 8h30 às 13h)

Mais informações: @paraisodasflores.petropolis

Saiba mais: Floricultura em Corrêas inaugura Espaço Gourmet com proposta inédita em Petrópolis

Fotos: @paraisodasflores.petropolis

2. Passe a manhã em contato com a natureza

Se você é um amante da natureza e estiver Sol quando vier à Itaipava, temos algumas dicas que perfeitas para você. Pra quem curte uma trilha, indicamos conhecer a Pedra de Itaipava. Mas se tiver quente, a pedida certa é a Cachoeira da Macumba.

E se você quiser apreciar o pôr do Sol, é só ir até o mirante de Itaipava, então deixe de apreciar o bolinho de aipim com cana de açúcar delicioso que tem por lá.

Saiba mais: 13 passeios em Itaipava para quem ama natureza

Fotos: @muryreguengo e @tonaserra

3. Saboreie um almoço especial no Bordeaux Itaipava

Agora sim, chegamos ao Centro de Itaipava. Depois de aproveitar bastante a natureza, sugerimos almoçar no Restaurante Bordeaux. A renomada casa gastronômica fica no Shopping Itaipava e é reconhecida por sua excelente culinária brasileira e vasta carta de vinhos.

Endereço: Estr. União e Indústria, 10.341 – Itaipava

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 23h; domingo, das 10h às 18h

Mais informações: @bordeauxvinhos

Fotos: @bordeauxvinhos

4. Prove um dos doces caseiros da Dona Jura

É claro que não pode faltar um docinho depois do almoço. Mais adiante, em frente ao Parque de Itaipava, a Loja da Cocada da Dona Jura é parada obrigatória. Tradicional desde a década de 70, a casa tem como especialidade suas famosas cocadas, mas também fazem sucesso o clássico quindim, a queijadinha e as requisitadas balas de coco, tudo de fabricação própria!

Endereço: Estr. União e Indústria, 9991 – Itaipava

Mais informações: @lojadacocada

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

5. E aproveite pra passar a tarde no Parque de Itaipava

Um dos espaços naturais mais visitados de Petrópolis, o Parque de Itaipava atrai por sua beleza e também pela variedade de opções de lazer disponível no local, como andar de bicicleta, jogar bola, fazer um piquenique ou correr. Com entrada gratuita, o local funciona todos os dias, das 7h às 18h.

Saiba mais: Uma tarde no Parque de Itaipava: 9 atividades físicas e de lazer para curtir no espaço

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

6. Finalize a noite conhecendo os shoppings da região

Bem perto do Parque estão os principais shoppings de Itaipava, são eles: Shopping Vilarejo, Villa May, Shopping Itaipava, Shopping Tarrafas e Estação Locanda. Cada um deles oferece uma série de opções de lazer, serviços e gastronomia que fazem valer muito a visita.

Fotos: Reprodução Internet

Dia 3 – Programa bucólico em Secretário

1. Comece o dia conhecendo a Cachoeira da Rocinha

Nos dias de sol, recomendamos começar o passeio conhecendo a Cachoeira da Rocinha, que fica a aproximadamente 10 minutos do centrinho de Secretário.

Localização: seguindo pela BR-040 (Rio-Petrópolis), vá em direção a Juiz de Fora, até a saída de Pedro do Rio / Secretário. Siga à esquerda para Secretário (RJ-123) por 7 km. Atravesse Secretário pela rua principal de paralelepípedos, e 50 metros após recomeçar o asfalto, pegue a primeira estrada à esquerda, e ande mais 3 km por estrada de terra até o Vilarejo das Cachoeiras. Após o condomínio, tem uma entradinha à direita que dá acesso à cachoeira.

Fotos: @julianavieira.vf e @marley.bluemerle

2. Faça um passeio de quadriciclo com o Quadriexplorer

Essa dica é para os mais aventureiros. Com o Quadriexplorer, é possível conhecer Secretário por rotas exclusivas, traçadas especialmente para que você possa explorar a região de quadriciclo, enquanto descobre a história e as curiosidades locais com guias especializados. São rotas onde o guia vai na frente e cada pessoa dirige seu próprio quadriciclo.

Os passeios têm duração de 2h a 3h, com saídas às 10h e as 14h. E os visitantes podem ficar despreocupados, porque são fornecidos todos os equipamentos de segurança. Por motivo de segurança, somente crianças maiores de 7 anos ou com altura superior a 1,20m podem participar do passeio. Gestantes não são permitidas. Além disso, é necessário ser maior de idade para pilotar os quadriciclos. O valor do passeio, para qualquer rota, é de R$280 por quadriciclos, que cabem até 2 pessoas e são automáticos com encosto lombar.

Endereço de saída: Estrada da Rocinha, 4 – Secretário (esquina com Estrada de Secretário)

Mais informações: @quadriexplorer

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

3. Recarregue as energias almoçando no Garimpo Bistrô

Junção de antiquário com bistrô, o Garimpo traz um ambiente diferenciado e cativa pelos detalhes. Intimista, o Garimpo é o lugar perfeito pra fazer uma pausa na rotina e recarregar as energias com deliciosos pratos. Por lá tem opções de carnes, frutos do mar e menu infantil, mas nosso queridinho é bobó de camarão. E você não pode deixar de pedir as sobremesas, o manjar da casinha, a pera cozida no porto e o sorvete de queijo com goiabada são nossas indicações.

Endereço: R. Visconde São Bernardo, 21 – Secretário

Funcionamento: sextas e sábados, das 12h às 22h, e aos domingos, das 12 às 17hs

Mais informações: @garimposecretario

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

4. Passeie pelo centrinho e compre produtos locais

Apesar de pequeno, o centrinho é charmoso e conta com restaurantes, lojas de artesanato, móveis e a melhor parte: produtos locais que são perfeitos para recordar e presentear.

O Espaço Agroserra reúne diversos itens feitos por artesãos e expositores do tradicional festival, que acontece anualmente na região. Lá você encontra desde sabonetes a cervejas artesanais. É aquele lugar ideal para comprar lembrancinhas para a mãe, avó, tia e levar um pouquinho de Secretário com você.

Endereço: Praça da Feira, nº 11, lojas 1 e 2, Estr. de Secretário

Mais informações: @espacosecretario.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

5. Visite o canil da Dog’s Heaven e faça uma boa ação

Se você e sua família também são apaixonados por esses peludos que roubam o nosso coração no primeiro latido, seria uma boa fazer um pit-stop na Dog’s Heaven e conhecer os mais de 300 cachorros que estão para adoção. Quem sabe você não sai de lá “acãopanhado”.

Antes de visitar o canil, é necessário agendar a visita pelo Facebook (@dogsheavenentidadefilantropica) ou Instagram (@dogsheaven). As adoções também acontecem em feiras pela cidade.

Foto Arquivo Sou Petrópolis

6. Termine o dia visitando a primeira fábrica de queijos de Petrópolis

Com cerca de 90 minutos de duração, a visita guiada à fábrica LeitepurO proporciona conhecer o processo da produção de queijos e ordenha das vaquinhas Catarina e Paçoca. E, para essa experiência ficar ainda mais completa, há também degustação de queijos e doces.

O tour acontece aos sábados às 10h30 ou às 14h30, com custo de R$ 30 por pessoa. Crianças menores de 8 anos não pagam. Há também a possibilidade de grupos, com 4 pessoas, fazerem o tour com harmonização com vinho português e queijo curado, pelo valor de R$ 60. Estuda-se, em outros dias e horários, para grupos a partir de seis pessoas.

Endereço: Sítio Paraná – RJ-123, S/N – Secretário

Mais informações: @leitepuro_secretario

Saiba mais: Conheça a história da primeira fábrica de queijos legalizada de Petrópolis; saiba como visitá-la

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Onde se hospedar?

E pra passar esses três dias em Petrópolis, nada melhor do que se hospedar em uma pousada ou hotel super confortável. Nossas recomendações são a Pataca de Prata (@patacadeprata), Pousada Dom (@pousadadompetropolis), Granja Brasil (@granjabrasilhotel), Tankamana (@pousadatankamana) e Solar do Império (@hotelsolardoimperio).

Outra boa pedida é conhecer um dos Airbnbs diferentões da cidade!

Saiba mais: 19 hospedagens criativas e diferenciadas no Airbnb para uma experiência única em Petrópolis

Fotos: @patacadeprata, @pousadadompetropolis, @granjabrasilhotel, @pousadatankamana e @ hotelsolardoimperio

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir