Connect with us

Temporada de montanhismo: 5 trilhas lindas para fazer em Petrópolis nesta época do ano

Lazer

Temporada de montanhismo está aberta até o mês de setembro

O inverno é tido como uma das melhores épocas do ano para se praticar o montanhismo. Com as cores que o solstício proporcionam nos fins de tarde, ar puro e tranquilidade, esse é o período para explorar as trilhas da cidade. Pensando nisso, conversamos com o guia de ecoturismo André Vasconcellos que indicou 5 trilhas para fazer nesta época do ano.

Trilhas leves:

1. Castelinho

Considerada uma das trilhas mais clássicas de Petrópolis, a trilha do Castelinho, ou Meu Castelo, no Morin, é parada certa de quem quer desfrutar de uma vista fenomenal do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara em menos de uma hora de caminhada. Somada às várias placas pelo caminho que aumentam a sensação de segurança do visitante, o percurso é muito bem demarcado e de fácil acesso, tanto que a subida costuma levar de 40 minutos a uma hora.

Como chegar?

Dirija até a Estrada Torres do Morin, próximo ao número 45. Por lá você vai ver uma entrada estreita, onde é possível subir de carro até um pátio, que costuma servir de estacionamento para os visitantes. Em frente ao pátio está o ponto de partida da trilha. Para seguir o GPS, clique aqui.

Saiba mais: Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – André Vasconcellos

2. Pedra do Quitandinha

A trilha do Quitandinha é de apenas meia hora de caminhada. Ideal para quem tem pouco condicionamento físico ou pouco tempo para fazer grandes travessias. A recompensa para quem chega ao final da trilha é a vista do imponente Palácio Quitandinha e em dias claros, também é possível avistar o Rio de Janeiro e as montanhas da Serra dos Órgãos. O percurso não apresenta muitas dificuldades e é de fácil orientação.

Como chegar?

Você deve seguir pela Rua Uruguay e pegar a primeira a esquerda, fazendo uma curva bem fechada. Siga sempre pela rua asfaltada e vá subindo. Em um momento, você vai ver que a rua passa a ser de terra. Continue mais um pouco, até quando não der mais para o carro subir. É ali que você deve estacionar e começar a caminhada a pé. Para seguir o GPS, clique aqui.

Saiba mais: Pedra do Quitandinha: tudo o que você precisa saber antes de visitar o local

Fotos: André Vasconcellos – Arquivos Sou Petrópolis

Trilhas moderadas:

3. Mirante Flávio Cavalcanti

O mirante leva esse nome em homenagem ao jornalista e apresentador Flávio Cavalcanti, que morava próximo a ele e que sempre apreciava a vista da região. A trilha é, em grande parte do tempo, bastante íngreme e com trechos de erosão e leva em média 40 minutos de subida. Após cinco minutos de caminhada, já é possível fazer uma primeira parada e admirar desde o Pico do Couto à antiga Pista de Esqui do Floresta e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Como chegar?

A entrada da trilha fica em um caminho bem demarcado à direita da Rua Belinha Cavalcanti, no Caxambu, para quem está subindo.

Saiba mais: Roteiro para um relaxante passeio guiado pelo mirante e pela cachoeira do Caxambu

Foto: arquivo Sou Petrópolis

4. Pedra de Itaipava

Tida por muitos como uma das trilhas mais lindas de toda a serra carioca, a Pedra de Itaipava tem a maior elevação do distrito! Com vista 360º para as montanhas, a trilha se tornou um dos destinos preferidos do público na pandemia. Considerada uma trilha de dificuldade moderada, o tempo de subida da Pedra de Itaipava costuma variar entre 1h30 e 2 horas. De lá é possível avistar todo o distrito de Itaipava, o circuito de montanhas do Taquaril, quase todo o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Como chegar?

Para chegar até a entrada da trilha você terá que pegar a estrada do Ribeirão Grande, na BR-040. Depois do Condomínio Chamonix, entre na segunda rua à esquerda e siga até o final da Rua B. A entrada da trilha – com área para estacionar – fica logo depois do ponto onde terminam as casas da rua. Apesar de bem sinalizada, para garantir mais segurança o ideal é ir acompanhado de alguém já familiarizado com a trilha ou então com um guia.

Saiba mais: Pedra de Itaipava: tudo que você precisa saber antes de fazer a trilha

Fotos: @thiago_miguel015 – André Vasconcellos

Trilha pesada:

5. Morro do Cruzeiro – Açu

O pôr do sol mais incrível da  Serra é um privilégio apenas para os fortes. Isso porque para alcançar o ponto mais alto de Petrópolis é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 5 horas (8,5km com muito zig zag). A trilha do Morro do Cruzeiro, que é considerada pesada, é parte da travessia Petrópolis-Teresópolis (3 dias/30km) e eleita por muitos que já a fizeram como a caminhada mais bonita do Brasil.

Como chegar: a entrada da trilha fica na portaria da parte petropolitana do Parque da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Bonfim.

Saiba mais: 7 passeios para curtir o dia no PARNASO, em Petrópolis

Foto: azimutelivre.com

Dica de passeio guiado

O Grupo Guia Nativos é formado por experientes guias de atrativos naturais. Eles oferecem serviços de guiamento para trilhas, montanhismo e escaladas. Para mais informações, entre em contato com:

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:

• Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
  • Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
  • Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
  • Não remova plantas, alimente animais ou deixe restos de frutas pelo caminho;
  • Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. Deixe pegadas e leve somente fotos do passeio!