Connect with us

Filme sobre pessoas com Síndrome de Down será gravado em Petrópolis neste ano

Cultura

Filme sobre pessoas com Síndrome de Down será gravado em Petrópolis neste ano

Curta-metragem “Marcação Cerrada” deve ser lançado em novembro, com sessões debates e pré-estreia em cinema de Petrópolis

Nesta quinta-feira, 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down. E nesta data, começará a ser produzido em Petrópolis um curta-metragem que reflete sobre a autonomia e inclusão dos portadores da deficiência.

Foto: Divulgação

O projeto “Marcação Cerrada” foi contemplado por meio da Lei Federal Paulo Gustavo de incentivo à cultura e mergulha na jornada de quatro amigos com síndrome de Down, que, apesar de terem atingido a maioridade, ainda enfrentam uma superproteção por parte de suas famílias.

O curta é roteirizado e dirigido por Rodolfo Medeiros. Os atores são da Cia Teatral Somos 21 e do Projeto Andorinhas.

Sinopse

O filme mostra a determinação de um dos amigos em realizar um sonho simples, mas significativo: assistir a uma partida de futebol no lendário estádio do Maracanã. No entanto, os seus pais não permitem que ele saia de casa sozinho. Assim, os quatro jovens decidem embarcar em uma jornada desafiadora para alcançar o estádio, enfrentando uma série de obstáculos e adversidades no caminho.

O projeto

Para Rodolfo Medeiros, que possui uma trajetória de mais de duas décadas dedicadas à área de educação inclusiva, este projeto cinematográfico é de grande importância para a sociedade, pois lança luz sobre a necessidade urgente de garantir o direito à autonomia e independência das pessoas com síndrome de Down.

“O projeto ‘Marcação Cerrada’ combate estereótipos e preconceitos, demonstrando que esses indivíduos são capazes de superar desafios e viver de forma mais independente quando lhes são dadas a oportunidade. Além disso, o filme inspira uma reflexão profunda sobre a importância de permitir que todos os membros da sociedade persigam suas paixões e sonhos, independentemente de suas condições”, enfatiza o diretor petropolitano.

O filme, protagonizado por artistas com síndrome de Down, será filmado em locações em Petrópolis e no Rio de Janeiro e contará com um elenco de apoio composto por atores com deficiência (PcD).

Foto: Divulgação

Lançamento

Para a exibição do curta-metragem, estão sendo planejadas dez sessões seguidas de debates com o diretor, elenco e especialistas, em local previamente anunciado pela produção.

A previsão é de que as gravações comecem em julho deste ano e que a produção seja lançada em novembro. O filme contará com uma pré-estreia em um cinema da cidade, além de exibições em festivais nacionais e internacionais. Os detalhes ainda estão sendo definidos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir