Petrópolis tem mais de 450 famílias de origem germânica; saiba de onde vem cada sobrenome
Pesquisa realizada em 2021 reuniu a origem de cada uma das famílias dos colonos alemães de Petrópolis
Que Petrópolis é uma cidade construída com grande influência alemã, isto muita gente sabe. Mas você sabia que, atualmente, existem mais de 450 famílias de origem germânica vivendo na cidade? E é possível pesquisar a região de onde cada um dos sobrenomes vem, clicando aqui.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Levantamento
Como parte da programação da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, em 2021, a Dama da Cultura de Petrópolis e Embaixadora do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Neyse Lioy (falecida em dezembro de 2023), foi pessoalmente ao estado de Rheinland Pfalz pesquisar a origem das famílias que vieram para Petrópolis antes mesmo da formação da Alemanhã.
Os dados foram reunidos em um documento e também foi elaborado um mapa com o local de origem de cada uma das famílias dos colonos:
Foto: Arquivo pessoal Neyse Lioy
Influência na Festa do Colono Alemão
O nome da tradicional festa alemã, Bauernfest, inclusive é uma homenagem a uma dessas famílias e a um dos fundadores do Clube 29 de Junho: o historiador Gustavo Ernesto Bauer, também criador do Museu Casa do Colono.
Segundo os integrantes do clube, a homenagem é dupla, uma vez que o prefixo “Bauer” do título da festa corresponde à palavra agricultor, em alemão. Daí uma referência também aos colonos que trabalharam em prol da terra petropolitana.