Connect with us

6 fatos e curiosidades sobre o Clube 29 de Junho, que realizou o I Festival Germânico de Petrópolis

História

6 fatos e curiosidades sobre o Clube 29 de Junho, que realizou o I Festival Germânico de Petrópolis

Do tímido I Festival Germânico ao fenômeno da Bauernfest

Matéria atualizada às 15h10 do dia 28 de junho de 2023

Neste 29 de junho, Dia do Colono Alemão, a Sou Petrópolis te convida a conhecer a história por trás do Clube 29 de Junho: instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, se dedica a preservar a tradição germânica em Petrópolis, sendo uma de suas principais realizações o I Festival Germânico (1983) que, mais tarde, viria a se tornar a Bauernfest.

Prontos para viajar no tempo?

O porquê do nome

Criado por um grupo de descendentes de alemães, o Clube 29 de Junho surgiu da paixão pela tradição e pelo compromisso em preservá-la. Nomeada em homenagem ao dia 29 de junho de 1845 – quando chegaram ao solo petropolitano as primeiras levas de colonos de Petrópolis, a instituição busca honrar seus antepassados e zelar por seus hábitos e costumes.

Foto: Reprodução/Instagram Clube 29 de Junho

Curiosidade: Petrópolis possui mais de 456 famílias de origem germânica que vieram da Germânia para cá ainda antes da formação da Alemanha. É possível pesquisar a região de origem da sua família clicando aqui.

De doze dançarinos a sete grupos folclóricos

Uma das primeiras iniciativas do Clube 29 de Junho foi a criação, em 1961, do “Grupo de Danças Antigas”, composto por 12 casais que apresentavam suas polkas, valsas, schottisch, mazurkas e rheinländer – danças trazidas pelos colonos e que caracterizavam os bailes daquela época. Hoje, Petrópolis conta com sete diferentes grupos folclóricos que participam ativamente da Bauernfest.

Foto: Reprodução/Site Bauernfest

A realização do I Festival Germânico de Petrópolis

De exposições a excursões, palestras, concursos e solenidades, uma das principais realizações do Clube 29 de Junho foi, sem sombra de dúvida, o I Festival Germânico, em 29 de junho de 1983, com 3 barraquinhas. Passando a ser realizado em parceria com a Prefeitura a partir de 1990 – se tornando, aí, Bauernfest – o evento é hoje a maior festa cultural petropolitana que preserva as tradições germânicas na culinária, história, danças, músicas, artesanato e vestes típicas.

Foto: Divulgação

Nome da festa é homenagem a um dos fundadores do Clube 29 de Junho

Contam os membros do Clube 29 de Junho que o nome Bauernfest é uma homenagem a um dos fundadores do clube: o historiador Gustavo Ernesto Bauer, também criador do Museu Casa do Colono. Ainda segundo os integrantes do clube, a homenagem é dupla, uma vez que o prefixo “Bauer” do título da festa corresponde à palavra agricultor, em alemão. Daí uma referência também aos colonos que trabalharam em prol da terra petropolitana.

Dona Emygdia: cidadã e presidente de honra

Não tem como falar em Clube 29 de Junho sem mencionar a figura da dona Emygdia Hoelz! Tendo presidido o clube por 32 anos, de 1988 a 2020, ela é hoje a presidente de honra do grupo. Descrita como uma das principais responsáveis por tornar a Bauernfest o que ela é hoje, dona Emygdia nunca mediu esforços para representar e, sobretudo, lutar pela representação germânica na cidade.

Foto: Reprodução/Instagram Clube 29 de Junho

O Clube 29 de Junho hoje

Comprometido em continuar a promover o resgate e a preservação da tradição germânica em Petrópolis, além de atuar na organização da Bauernfest, o Clube 29 de Junho realiza na cidade ações de intercâmbio cultural, como é o caso da Semana da Língua Alemã, e encontros festivos da Familienfest, em que são homenageadas famílias de descendentes alemães.

Foto: Divulgação

Homenageada de honra

Neste ano, a descendente de alemães, Adalgisa Leopoldina Vogel de Sá, de 91 anos, será a 1° homenageada pelo Clube 29 de Junho. Filha de Anna Winter Vogel e Antônio Vogel Neto, Adalgisa casou-se com José Bento de Sá, com quem teve 8 filhos, 15 netos e 14 bisnetos. Residindo em Petrópolis,, até hoje, ela trabalhou na Fábrica Mena como costureira e na Werner como tecelã.

Foto: Arquivo pessoal

Os próximos passos do clube, que pode ser contatado por aqueles em busca de informações sobre suas famílias e antepassados, podem ser acompanhados no Instagram (@clube29dejunho) e Facebook (Clube 29 de Junho – História e Tradição).

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir