Connect with us

[Nome das Ruas] Quem é o Doutor da Rua Doutor Hermogênio Silva, em Petrópolis?

História

[Nome das Ruas] Quem é o Doutor da Rua Doutor Hermogênio Silva, em Petrópolis?

Saiba a história por trás de uma das ruas responsáveis por ligar o Retiro à Estrada União e Industria

Uma das ruas responsáveis por ligar o Retiro à Estrada União e Industria, a Rua Doutor Hermogênio Silva, é uma homenagem a um médico e político petropolitano. Nesta décima primeira edição da série #NomeDasRuas, descubra quem é o homem que deu nome a esta via tão famosa da cidade.

Fotos: Acervo Público e Google Maps

Hermogênio Pereira da Silva nasceu em 7 de janeiro de 1848, em São Gonçalo. Acadêmico de medicina, esteve na Guerra do Paraguai. Em 1872, formado e casado com Maria Antônia Abreu e Souza, foi à Europa e se especializou em oftalmologia, com prática em hospitais da Alemanha, da França e da Inglaterra.

No tempo de sua atuação em Petrópolis, é alguém que se pode comparar à importância que teve Koeler nos primórdios da Cidade Imperial. Foi um líder político que ganhou sua mais alta projeção como administrador do Município ao ocupar, no legislativo local, a cadeira de Presidente, a quem competiam então as funções executivas, quando ainda não existia o cargo de Prefeito.

Vida política

Desenvolveu e completou projetos já começados, iniciou e concluiu outros, buscou realizar alguns que se frustraram, todos em busca do atendimento às necessidades básicas da população.

De 1881 a 1884 foi vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. E ainda em 1884 mudou-se para Petrópolis. Pai de sete filhos e viúvo, casou-se em 1885 com Carolina de Sá Carvalho (Carolina de Sá Pereira da Silva), com quem teve três filhos. Por algum tempo, além da vida política, a ele esteve vinculada a Gazeta de Petrópolis, jornal de grande relevo na história da imprensa da cidade.

Em 16 de junho de 1892 foi eleito vereador da primeira Câmara Municipal republicana de Petrópolis, sendo o mais votado. No dia 30 seguinte, tomou posse e foi eleito Presidente da casa, cargo ao qual continuavam confiadas as atribuições executivas. A tal posto foi reconduzido (1893, 1894, 1895 mas pediu para não exercer, 1896, 1897, 1901, 1902, 1903, 1904, 1908, 1909, 1910), obtendo em todas as oportunidades de eleição para a Câmara Municipal a maior votação até a derradeira a que concorreu, em 1909.

Falecimento e homenagem

Com 67 anos de idade faleceu em Petrópolis, no dia 5 de maio de 1915, e o sepultamento se deu no cemitério local (quadra 4).

Em sua homenagem o salão nobre da Câmara recebeu o nome de Hermogênio Silva. O próprio edifício, popularmente conhecido como Palácio Amarelo, recebeu a designação oficial de Paço Hermogênio Silva.

Plenário Hermogênio Silva. Foto: Reprodução Câmara dos Vereadores

A partir da ponte do Retiro o logradouro público principal, que passa pelo lugar conhecido como “Pic-Nic” para prosseguir pela Estrada União e Industria, ganhou a denominação de Rua Dr. Hermogênio Silva.

Além disto, o distrito existente entre Alberto Torres e Moura Brasil, no Município de Três Rios, também se. chama Hermogênio Silva.

*Com informações do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir