Connect with us

II Jornada da Virada Climática da UNIFASE começa nesta semana e busca trazer soluções para Petrópolis

Educação

II Jornada da Virada Climática da UNIFASE começa nesta semana e busca trazer soluções para Petrópolis

Com o tema “Petrópolis 40º: e agora?”, evento ocorre no dia 23 de fevereiro, a partir das 14h, com entrada gratuita.Inscrições estão abertas.

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) promove a 2ª Jornada da Virada Climática. Neste ano, o tema “Petrópolis 40º: e agora?”, chama atenção para as características da cidade, os impactos mais severos na população mais vulnerável e as consequências das mudanças na saúde. O evento ocorre no dia 23 de fevereiro, a partir das 14h, com entrada franca. Para participar é necessário se inscrever pelo site.

Foto: divulgação

Sobre o evento

Criada em 2022, a Jornada da Virada Climática tem o objetivo de promover a reflexão e a busca por soluções para a questão do clima e suas consequências. O evento terá a presença de renomados especialistas na área, como o professor e pesquisador do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Andrews José de Lucena; a pesquisadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental (LabCAA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila de Moraes Gomes Tavares, e o cardiologista, Gustavo Borges Barbirato.

“As alterações climáticas promovem uma série de eventos em cadeia e de consequências desastrosas para a vida como um todo e, consequentemente, para a vida humana. A cada comportamento adverso do clima, temos efeitos dos mais variados na rotina de vida de cada um, no bem-estar em geral e na saúde integral. A questão que se impõe é que essas alterações não começaram agora, elas já acontecem há muitas décadas. O comportamento humano buscando negar aquilo que é fato, atrasou sobremaneira a tomada de decisões mais contundentes para o enfrentamento do processo de aquecimento global”, lembra o professor Paulo Sá, que será mediador do encontro.

Temas da 2ª Jornada da Virada Climática

Durante a jornada, o professor Andrews José de Lucena vai falar sobre “clima urbano e seus impactos socioambientais” focando nas cidades do estado do Rio de Janeiro, com ênfase em Petrópolis; especialista em cardiologia, o médico Gustavo Borges Barbirato vai mostrar as consequências das variações climáticas no organismo; a pesquisadora da UFJF, Camila de Moraes Gomes Tavares, que é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará resultados de sua pesquisa sobre os eventos extremos das chuvas em Petrópolis e seus impactos socioambientais.

Fotos: divulgação

“As alterações climáticas promovem uma série de eventos em cadeia e de consequências desastrosas para a vida como um todo e, consequentemente, para a vida humana. A cada comportamento adverso do clima, temos efeitos dos mais variados na rotina de vida de cada um, no bem-estar em geral e na saúde integral. A questão que se impõe é que essas alterações não começaram agora, elas já acontecem há muitas décadas. O comportamento humano buscando negar aquilo que é fato, atrasou sobremaneira a tomada de decisões mais contundentes para o enfrentamento do processo de aquecimento global”, diz o professor Paulo Sá, que será mediador do encontro.

Para o professor e organizador da Jornada, Ricardo Tammela, o evento chama atenção para esse tema que é tão atual. “É uma oportunidade única de compreender a complexidade das interações entre o clima, o ambiente urbano e a sociedade, destacando a importância de iniciativas acadêmicas para a construção de soluções sustentáveis”, explica.

Pra anotar aí

2ª Jornada da Virada Climática

Quando: 23 de fevereiro, a partir das 14h

Onde: Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro –  Faculdade de Medicina de Petrópolis

Inscrições:  pelo site

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir