Connect with us

Conheça a história da Homeopatia Clara, farmácia de manipulação que nasceu em Petrópolis e hoje vende para o Brasil inteiro

Negócios

#PequenosEmpreededores

Conheça a história da Homeopatia Clara, farmácia de manipulação que nasceu em Petrópolis e hoje vende para o Brasil inteiro

Com 40 anos de tradição empresa é mantida por família petropolitana e cuida da saúde de diversos petropolitanos e brasileiros

A Referência em homeopatia e manipulação de medicamentos em Petrópolis, a Homeopatia Clara completa 40 anos de tradição e qualidade em 2024. Mantida por uma família petropolitana, a marca já cuidou e continua cuidando da saúde de milhares de petropolitanos e brasileiros. Nesta 13ª reportagem da Série Pequenos Empreendedores, conheça a história da farmácia homeopática que nasceu em Petrópolis e hoje vende para todo o Brasil.

Foto: Arquivo Pessoal

O início

Em 1988, o farmacêutico Luiz Cláudio da Luz e sua esposa, Mônica Loureiro da Luz, assumiram a direção da farmácia homeopática do Edifício Esperanto, a Homeopatia Clara. Mas a história da marca começou quatro anos antes, em agosto de 1984, quando três médicos homeopatas criaram a farmácia, na Rua Alencar Lima.

Na época, Luiz trabalhava como farmacêutico na Fleischmann Royal, mas seu sonho sempre foi trabalhar na área da saúde. Com os médicos colocando a farmácia à venda, o petropolitano viu uma forma de empreender e atuar onde gostaria.

“Eu trabalhava como químico, mais analista, mas gostava mesmo era da área da saúde. Então quando vi que estava à venda, eu arrisquei e comecei a me especializar na homeopatia”, conta.

Mônica não aceitou a ideia logo de cara, achou arriscado, mas decidiu dar um voto de confiança, saiu de seu trabalho e assumiu a parte administrativa da Homeopatia Clara.

“Eu era bancária, subgerente do Banco Mercantil, e aí o Luiz chegou pra mim e disse: vamos comprar uma farmácia de homeopatia? De início eu relutei, mas ele me disse que seria algo muito bom no futuro, teve uma visão muito à frente do seu tempo. E deu certo, estamos aí há 40 anos”.

Mônica na primeira loja da Homeopatia Clara. Foto: Arquivo Pessoal

Mudanças

No início, trabalhavam Luiz, Mônica e uma antiga funcionária que eles mantiveram. Hoje, já são mais de 30 colaboradores nas três lojas, além dos filhos Pedro Gabriel Loureiro da Luz e Maria Clara Loureiro da Luz, que atuam como gerente de marketing e farmacêutica, respectivamente. “A Homeopatia Clara é uma firma familiar”, reforça a mãe.

A petropolitana conta que, com o tempo, o movimento na loja do Edifício Esperanto foi crescendo e já não comportava mais a demanda. “Começamos a ficar de olho numa loja na rua principal, onde funcionava o Bar Maurícios, muito conhecido na 16. Ele fechou, corremos e pegamos uma das lojas que ele ocupava. Fomos pra lá por necessidade e estamos lá até hoje”.

Logo depois, decidiram começar a explorar o ramo da manipulação alopática e abriram uma filial no Shopping Pedro II, em uma loja menor do que a de hoje. Em 2002, com a demanda dos clientes que vinham de Itaipava para o Centro para fazer seus pedidos, Mônica e Luiz abriram uma filial em Itaipava, no Shopping 2000.

“Desde então, muita coisa vem mudando. Já trocamos de loja, expandimos para três, mudamos os layouts, novos laboratórios. Antes era só homeopatia, e agora também trabalhamos com manipulação”.

Foto: Arquivo Pessoal

Influência na família

Ao dar nome a um empreendimento, geralmente utiliza-se o seu próprio nome ou de alguma pessoa querida. No caso da Homeopatia Clara, o efeito foi o contrário. A filha do casal, Maria Clara, foi quem levou o nome da marca.

“A antiga dona era uma médica e tinha uma filha com esse nome. Então botou o nome da filha na farmácia. Decidimos manter e, no meu caso, foi o contrário. Minha filha é que levou o nome de Clara por conta da farmácia”, brinca Mônica.

E o resultado não poderia ser outro, Clara se formou em Farmácia e hoje atua na Homeopatia Clara. “Segui no ramo farmacêutico, pois já gostava muito da área da saúde e pensava em trabalhar aqui”, conta Maria Clara.

Foto: Arquivo Pessoal

Vendas on-line

Com a alta demanda, a marca começou a vender pelo WhatsApp com entrega em toda a cidade. Este foi o primeiro passo do que viria a se tornar o atual setor de vendas on-line da Homeopatia Clara, que hoje produz para todo o Brasil.

“Começamos a vender de forma online depois da pandemia. A gente já vendia pelo WhatsApp, mas nesse período a demanda aumentou muito, criamos o site para vendas para todo o Brasil e mantivemos essa crescente. Vemos pessoas falando que usam nossos produtos a anos e isso é muito gratificante”, comenta Pedro, responsável pelo setor de marketing.

A homeopatia

Luiz explica que a homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que utiliza doses mínimas de substâncias que provocam os sintomas de uma doença para estimular a reação orgânica e reestabelecer o equilíbrio da saúde.

Além disto, cada pessoa deve receber um medicamento específico que corresponda ao seu quadro clínico e individual, considerando os aspectos físicos, emocionais e mentais.

“A vantagem é que isto a torna uma medicina sem efeitos colaterais e contraindicação. É um tratamento de dentro para fora. A pessoa se reestabelece como um todo. Sem falar do processo individualizado, que é uma grande vantagem também pelo preço mais acessível”, ressalta.

Foto: Arquivo Pessoal

Personalização

A manipulação alopática segue a ideia do tratamento personalizado, onde cada paciente é um, e o medicamento é produzido de acordo com as suas necessidades. “Às vezes chega um cliente querendo uma fórmula com vários ativos juntos e que não existe na drogaria. Aqui, ele chega com essa demanda e a gente cria especialmente para ele”, diz Maria Clara, que é especialista em manipulação.

Na própria Homeopatia Clara, os farmacêuticos podem indicar fitoterápicos e ativos que ajudam os pacientes nas suas queixas, os chamados MIPs (medicamentos isentos de prescrição). “Por exemplo, se alguém tem problema para dormir, podemos acrescentar um ativo para insônia na fórmula”.

Todos os medicamentos são produzidos seguindo um receituário individualizado para cada pessoa. “Temos uma gama muito grande de ativos, então manipulamos, a partir de um receituário, a dose certa, na quantidade certa, especialmente para cada pessoa”.

Ela enxerga a Homeopatia Clara não só como um comércio. “Além da cura das doenças, promovemos a saúde dos petropolitanos. Tudo de maneira individualizada. Há medicamento e suplemento que não se encontra em uma drogaria, por ter uma dosagem, forma farmacêutica ou associação de substâncias específicas. Aí a farmácia de manipulação se torna um braço dos prescritores, médicos, nutricionistas e dos petropolitanos, que conseguem seus medicamentos de forma individualizada”, relata.

Outra vantagem da manipulação é em relação à intolerâncias e alergias. “Quem tem intolerância a glúten ou lactose, ou alergia à corantes, a gente consegue retirar da fórmula para que não haja um impacto nesse paciente. A manipulação é uma alquimia, fazemos o produto de acordo com o que o paciente precisa. Individualizada e personalizada dentro da necessidade de cada um. Se o paciente tiver dificuldade de engolir as cápsulas, conseguimos fazer em sachê ou xarope, e assim por diante. A Homeopatia Clara tem uma gama de formas farmacêuticas adequadas para cada cliente”.

Sustentabilidade

Pedro acrescenta ainda que essa personalização traz um impacto positivo para o meio ambiente. “Às vezes você precisa de uma fórmula com vários ativos e na drogaria você precisaria de quatro remédios pra resolver isso. Enquanto que na manipulação já vem tudo na dose certa, diminuindo o desperdício. Ao invés de comprar várias cartelas, você leva uma só com tudo pronto e acaba evitando o excesso de medicamentos e embalagens. As pessoas hoje não sabem como descartar medicamentos, então acabam jogando fora na lata de lixo ou vaso sanitário. E na manipulação o medicamento sai daqui com a quantidade exata para o tratamento daquele paciente”.

Foto: Arquivo Pessoal

Tradição e confiança

Em 2023, a Homeopatia Clara foi premiada como uma das empresas de mais confiança, qualidade e bom atendimento na cidade, de acordo com os seus clientes. “Somos uma empresa de tradição e as pessoas têm confiança no nosso trabalho. Ganhar esse prêmio mostra a nossa importância para a cidade. Nosso papel é promover a saúde dos petropolitanos com muita qualidade”, comenta Maria.

Para Luiz, manter a empresa ativa por tantas décadas já mostra, por si só, a responsabilidade da Homeopatia Clara. “Solidificamos o nosso nome, que é respeitado pelos médicos e pela população. Isso é o que temos de maior valor, além de ajudar muitas pessoas. Graças à Deus, se continuamos aí esse tempo todo é sinal de que estamos fazendo um trabalho bem feito”, finaliza.

Onde encontrá-los?

A Homeopatia Clara trabalha com homeopatias, florais, fitoterápicos, ortomoleculares e dermocosméticos. Os produtos podem ser encontrados em três endereços, dois deles no Centro Histórico e outro em Itaipava. São eles:

  • Rua 16 de Março, 154 – Centro / Contato: (24) 2231-1880
  • Shoppin Pedro II, Rua do Imperador, 288 – Centro / Contato: (24) 2243-5438
  • Shopping 2000, Loja 2, Estr. União e Indústria, 11590A / Contato: (24) 2222-6000

A marca oferece entrega à domicílio em toda a região; manipulação de medicamentos de urgência em até 2 horas; orçamentos por WhatsApp; tele-atendimento para comodidade dos pacientes; e assistência farmacêutica para acompanhamento do tratamento.

Mais informações podem ser encontradas no Instagram @homeopatiaclara.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir