Connect with us

Jovem supera limitações de síndrome e cria empresa de doces artesanais em Petrópolis

Cidade

#PequenosEmpreededores

Jovem supera limitações de síndrome e cria empresa de doces artesanais em Petrópolis

Gustavo Moreira, de 21 anos, tem síndrome Perisylviana e encontrou um novo caminho profissional após fazer um curso de confeiteiro

Na segunda reportagem da série: Pequenos Empreendedores, a Sou Petrópolis conta a história de Gustavo Moreira, de 21 anos. Ele tem síndrome Perisylviana e há um ano e meio decidiu empreender vendendo brownies com a sua marca ‘Olho Gordo’.

Foto: Arquivo pessoal

Embora tenha acompanhado a entrevista à Sou Petrópolis, Gustavo optou por não falar. A mãe que contou toda a trajetória do filho, desafios e como é para ele empreender e superar as próprias limitações.

O início

O primeiro contato entre Gustavo e a gastronomia foi quando o pai abriu uma hamburgueria, em uma busca de inseri-lo no mercado de trabalho. A decisão de ser protagonista do seu próprio negócio veio após o jovem desenvolver um quadro grave de ansiedade, que o levou à internação.

“Além da síndrome Perisylviana, que está ligada a alterações na multiplicação dos neurônios, afetando a fala, Gustavo desenvolveu ansiedade. Infelizmente tiveram momentos muito difíceis na vida dele, até bullying sofreu. Durante um evento vendendo hambúrguer com o pai, Gustavo desmaiou, chegando a ter convulsões. Ele ficou internado por alguns dias. Após a alta hospitalar teve um ‘start’ de querer ter a sua empresa”, diz a mãe, Claudia Monteiro.

Fotos: Arquivo pessoal

Capacitação

Foi por meio de pesquisas na internet e de cursos de panificação feitos presencialmente, em Petrópolis, e à distância, que Gustavo começou a produzir e vender brownies. Com a confeitaria, ele lançou, no ano passado, um cardápio especial de Páscoa e para o Natal.

O nome Olho Gordo foi batizado pelo próprio empreendedor. O irmão, Guilherme, foi quem ajudou na criação da logo da marca. Para a produção dos brownies, que é feita na sua residência, no Bingen, Gustavo tem a ajuda de um freelancer quando há encomendas maiores.

Fotos: Arquivo pessoal

“Para Gustavo, estar na cozinha é como se fosse um processo de terapia, o trabalho da confeitaria é basicamente todo feito por ele. Para além de qualquer diferença, ele está correndo atrás dos sonhos dele. E a gente está aqui para apoiar no que for possível”, diz a mãe.

Onde encontrar

A venda de brownies  já conta com pontos físicos na Cervejaria Odin, na Duettos, no Dom Rodrigo, no Centro, e no Mercado Deley, no Bingen.  A ideia, segundo Claudia, é expandir os pontos físicos.

Fotos: Arquivo pessoal

“Gustavo está inovando, com os brownies personalizados para eventos, bombons artísticos e trufas. Agora também está vendendo saquinhos com chocolates crocantes de tapioca. É sempre uma receita nova”.

Além dos pontos, as compras e encomendas pelos produtos podem ser feitas pelo número (24) 98871-8458, por ligação ou pelo WhatsApp, ou pelo Instagram @olhogordodoces

Veja a outra edição da série #PequenosEmpreendedores:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir