Connect with us

Conheça a história de sucesso da Gelato Imperial, marca petropolitana presente em 11 municípios do RJ

Negócios

#PequenosEmpreededores

Conheça a história de sucesso da Gelato Imperial, marca petropolitana presente em 11 municípios do RJ

Empresa conta com diversos sabores, além de opções sem lactose e sem açúcar, e está disponível em redes de supermercados premiuns em 11 municípios do Rio de Janeiro

Neste verão, um sorvete vai muito bem e, em Petrópolis, uma marca que é referência na área é a Gelato Imperial. A empresa criada há nove anos na cidade pelo empresário André Maia, de 55 anos, já está presente em 11 municípios do Rio de Janeiro. Nesta 12ª reportagem da Série Pequenos Empreendedores, conheça a sorveteria que vem adoçando a vida de diversos cariocas.

Foto: Divulgação

Empreendedorismo

Desde os 12 anos, quando seus pais se divorciaram, André passou a trabalhar por sua sobrevivência e, aos 17 anos, foi contratado como office-boy em uma das maiores construtoras do Rio de Janeiro. Em 2002, após receber uma recente promoção como controller, depois de 15 anos de trabalho, abandonou a carteira assinada, depois de ter assistido a um seminário do Sebrae Empretec, que virou uma chave em sua cabeça.

“Decidi entrar na faculdade mesmo mais velho e depois de casado. Todos os ensinamentos me serviram de base para aprimorar as técnicas de gestão e buscar oportunidades”, comenta.

Atualmente, o empresário é formado em administração de empresas pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e tem MBA de gestão e projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2023, também foi palestrante sobre a transformação digital em pequenas empresas na Rio Inovation Week, a convite do Sebrae.

Ainda em 2002, conheceu os diretores da Quinta do Lago e iniciou um trabalho de consultoria. Após isso, se tornou representante comercial de outra grande empresa no Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde atendia grandes e pequenas construtoras, além da Petrobrás, marinha, aeronáutica, dente outras. Esteve três vezes fora do Brasil à trabalho, na Costa Rica, na Angola e na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação

O início da Gelato

Por volta dos anos 2015, abriu mão de vez da carreira na engenharia e decidiu descobrir um novo caminho para a sua vida, aos 45 anos. “Novamente o Sebrae apareceu na minha vida. Em uma análise macroeconômica de Petrópolis, vimos que não haveria outra alternativa de investimento que não fosse no setor do turismo, vestuário ou alimentação. Optei pelo último”.

André conta que ele e sua família quase optaram por abrir uma franquia de uma grande marca brasileira, mas acabaram enveredando para o ramo dos sorvetes. “E é curioso que nunca fomos consumidores assíduos de sorvete, comprávamos bem pouco, mas se tornou uma paixão muito grande ao descobrirmos todo o processo de desenvolvimento do produto”.

Assim, o empresário se especializou em mestre sorveteiro no Senai, em São Paulo, e, desde então, tem feito diversos cursos para desenvolver novos processos e formulações, inovar seus produtos e aprimorar a segurança alimentar. Agora, seu novo sonho é se graduar em Engenharia de Alimentos na Unicamp.

Foto: Divulgação

Empresa familiar

“A Gelato Imperial começou com a minha família e continua sendo uma empresa familiar. Sou o responsável pelo desenvolvimento de máquinas, comercial, financeiro, estratégico e gerencio a produção e logística. Contamos com uma equipe bem enxuta, três pessoas na produção, um motorista e um escritório de contabilidade que dá todo o apoio, além da nutricionista e responsável técnica pela fábrica, que desenvolve conosco todo o processo de melhoria e boas práticas de fabricação”, explica.

Quando estavam desenvolvendo sua marca, André e a família visitaram diversas fábricas para escolherem suas máquinas e matérias-primas. Eles perceberam que várias marcas ofereciam produtos medianos a preços acessíveis, mas que isso não fidelizava os clientes.

Foto: Divulgação

Produto saudável

Então buscaram fazer um produto diferenciado, que lembrasse a infância, escolhendo insumos premium, como leite importado da Argentina e óleo de palma natural do Belém, que é menos processado e, consequentemente, mais saudável, além de ingredientes que não contenham glúten.

“Nosso processo é artesanal, pois trabalhamos com máquinas descontínuas, que tem menos incorporação de ar e traz maior qualidade, cremosidade e consistência para o nosso sorvete”, conta. Há dois anos, estão desenvolvendo uma nova receita que busca ainda menos gordura e açúcar adicionado, para levar um produto mais saudável.

O petropolitano aponta que, com a nova legislação de rotulagem frontal dos produtos, que apontam se algo é saudável ou não com a quantidade de açúcar, sódio ou gordura adicionado, os consumidores vem cada vez mais se conscientizando sobre a necessidade de alimentos menos ultraprocessados. Por isto, a Gelato enxerga a importância de entregar um produto mais saudável para seus clientes, além de ser um diferencial competitivo com as grandes marcas.

“Exceto o sorvete de cookies, que leva o biscoito maisena, todos os nossos produtos são sem glúten. O açaí e o sorvete de manga sem lactose, por exemplo, são feitos com poupas orgânicas certificadas internacionalmente. Então todas as vezes que vamos analisar um novo insumo, nós e a nutricionista analisamos a ficha técnica detalhadamente e tentamos eliminar ao máximo corante artificiais e outros produtos que trazem malefícios”, afirma.

Foto: Divulgação

Importância dos eventos

“Nossa primeira produção e entrega foi para a festa de aniversário de uma sobrinha. Então a Gelato Imperial nasceu de uma festa familiar. E nesse dia em especial, erramos em um ingrediente e percebemos que a formulação estava errada. Ali tomamos uma decisão radical que perdura até hoje e norteia o DNA da nossa empresa, jogamos fora 150 litros de calda de sorvete, por não estar dentro do padrão de qualidade almejado. Refizemos todo o trabalho, acordados até às 3h da manhã pra entregar o produto da melhor forma no outro dia. E foi um sucesso, todos amaram e o esforço valeu a pena. Trazemos essa responsabilidade com a gente até hoje”, narra,

Após este, o primeiro e mais importante evento para a história da Gelato Imperial foi a Deguste, onde a marca participou por vários anos. “A Deguste serviu como berço para diversos empresários que estavam ali lançando sua marca e nós somos um elo desse processo. Depois disto fomos fazendo vários eventos como a Bauernfest, Oktoberfest, Saloon BBQ, Serra Bugs, entre tantos outros. E isso abriu um leque de possibilidades, hoje atuamos em eventos corporativos e particulares como aniversários, casamentos e formaturas”.

Foto: Divulgação

A grande virada

Para André, a grande virada da Gelato Imperial foi quando eles descobriram o DNA da empresa, que era vender em supermercados premium, para um público direcionado, na Região Serrana e demais municípios do estado do Rio de Janeiro.

“Isso só foi possível graças a generosidade e oportunidade que André Blank e Adilson Blank, do Grupo Multimix, nos deram. Nossa dívida de gratidão é imensa e eterna, pois, a partir disso, todas as demais redes deram oportunidade para um produto petropolitano em seu empreendimento. Assim acontece com a rede Armazém do Grão, que também temos uma dívida de gratidão com o Antoane Corrêa. Pra nós é sempre emocionante lembrar desse começo”

Sustentabilidade

Em 2024, a empresa completará 10 anos e, desde então, funciona no mesmo galpão de 160m² no Morin. Há um ano e meio, contrataram outro espaço, este de 500m², onde funcionará a nova unidade fabril em março, com áreas mais amplas para melhorar a performance e aumentar a produtividade.

“Visando atender a nova demanda do mercado com relação a ESG, um dos pilares da nossa empresa foi o uso de placas de painel solar, assim como o reuso da água da chuva para o processo de limpeza da fábrica. Essas são algumas das práticas já implantadas e que em breve vamos estar operando nessa nova unidade, para conquistar o selo verde”.

Além disso, a cada pote vendido pela Gelato Imperial, um é reciclado. O projeto de logística reversa e compensação ambiental é feito em parceria com o projeto Eu Reciclo e vem destacado nas embalagens da Gelato Imperial.

Foto: Divulgação

Diferenciais

Para André, um dos maiores diferenciais da Gelato Imperial, assim como de outras empresas petropolitanas, é o padrão de qualidade e a a paixão pelo que se faz que traduzem a essência da cidade em seu produto. “Toda vez que vamos fazer um trabalho fora daqui, as pessoas sempre comentam que se é de Petrópolis é de qualidade. Então é uma grande responsabilidade”.

Há seis meses, eles estão desenvolvendo um novo projeto para lançar a primeira loja da fábrica por e-commerce, para atender a venda para consumidores finais na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Além de pensar nas estratégias e nos produtos que serão comercializados, a Gelato Imperial também desenvolveu uma embalagem térmica apropriada para a entrega desses produtos via delivery em total segurança em um raio de 8KM. “Somos movidos constantemente por novos desafios”

Fotos: Divulgação

Onde encontrá-los?

Alguns dos principais sabores de sorvete disponíveis são: creme, flocos, chantily com frutas vermelhas, cookies, banana flambada, chocolate com avelã, torta de limão e pistache. Além das opções sem lactose de açaí e manga, ou de creme sem açúcar.

A marca pode ser encontrada nos seguintes municípios: Petrópolis, Teresópolis, Areal, Três Rios, Paraíba do Sul, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Cabo Frio, Araruama, Niterói e Rio de Janeiro.

Os produtos da Gelato Imperial estão disponíveis em nove supermercados da cidade, são eles: Empório Multimix, Green Fruit, Armazém do Grão, Bread Fruit, Mercadinho de Itaipava, Terê Frutas, Regina Supermercados, Assaí Atacadista e Bramil, além de diversos outros espaços.

Dente eles a sorveteria do Copacabana Grill, no Centro de Petrópolis, e na Praça de Nogueira, na Avenida Leopoldina, n° 469, onde são encontrados mais de 100 sabores. “E quem sabe num futuro próximo não possamos ter a nossa loja de produtos direto da fábrica, ofertando também essas possibilidades”, finaliza André.

Foto: Divulgação

Mais informações sobre os produtos e os pontos de venda podem ser encontradas no Instagram @gelatoimperial e WhatsApp (24) 99277-7697.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir