Connect with us

Com ajuda de voluntários, petropolitano cadeirante realiza o sonho de conhecer cachoeira

Petrópolis do bem

Com ajuda de voluntários, petropolitano cadeirante realiza o sonho de conhecer cachoeira

Gustavo realiza os passeios com os Amantes da Montanha. Uma vaquinha on-line foi criada para a compra de uma cadeira adaptada

O petropolitano Gustavo Deister, de 39 anos, realizou mais uma aventura radical: a ida para Cachoeira da Macumba, em Itaipava, no dia 19 de dezembro. Poderia ser só mais um passeio normal, se não fosse o caso de, após um grave acidente de carro, há 12 anos, ele ter ficado paraplégico, dependendo de uma cadeira de rodas para se locomover. Mas esse é só mais um feito de Gustavo, que dirige o próprio carro, faz canoagem, pratica crossfit e musculação.

Fotos: reprodução instagram @maionese_e

Paixão pelas montanhas

Apaixonado pelas montanhas, Gustavo viu a possibilidade de voltar às aventuras, por meio do Grupo Amantes da Montanha, que realiza montanhismo em Petrópolis. Pensando na acessibilidade, o grupo realiza os passeios com uma cadeira adaptada para as pessoas com dificuldades de locomoção, batizada de Julietti.

Com a cadeira e a ajuda de voluntários, Gustavo é o primeiro cadeirante a subir o Açu. A conquista foi em 2019, onde foram cerca de 7 horas de caminhada. A Pedra do Sino, em Teresópolis, também foi outro passeio feito por ele durante cerca de 8 horas até chegar no cume, assim como a Cabeça do Dragão, em Nova Friburgo.

A última trilha foi para a Cachoeira da Macumba, localizada na Estrada Petrópolis – Teresópolis, em Itaipava. Essa foi mais leve, foram 15 minutos de caminhada, mas sendo mais uma conquista para Gustavo.

Foto: arquivo pessoal

“Faço montanhismo com os Amantes das Montanhas desde de 2018. Todas as experiências  foram diferentes uma das outras, já que as condições climáticas e os perrengues foram variados. Mas união do grupo e a liberdade de chegar no topo de uma montanha, com uma vibe incrível de todos, apagam todos os problemas que temos para chegar até lá. Sempre que volto de uma montanha me sinto muito mais vivo. Sou muito grato a todos que me ajudam para poder ter esse sentimento. Já estamos planejando os próximos projetos para Pedra da Gávea e Ibitipoca”, diz.

“Juliette” e vaquinha on-line

Disponibilizada pelo poder público, a cadeira adaptada, Julietti, necessita de manutenções. Para a continuidade dos passeios e segurança dos aventureiros, uma vaquinha on-line foi criada para a aquisição de uma cadeira própria para o grupo.  

Foto: arquivo pessoal

“A cadeira adaptada que usamos para o montanhismo é emprestada do poder público. Porém, ela já está ultrapassada e bem danificada. O objeto dos Amantes das Montanhas é comprar uma cadeira própria para o grupo. Essa que usamos atualmente, não podemos levar para qualquer lugar com segurança”, conta Gustavo.

A ajuda para a compra da cadeira pode ser feita pela chave pix e-mail: 4359938@vakinha.com.br Mais informações podem ser obtidas pelo instagram @mantesdamontanha.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir