Connect with us

Projeto social doa 155 rádios ajudar na comunicação comunitária de Petrópolis em situações de emergência

Petrópolis do bem

Projeto social doa 155 rádios ajudar na comunicação comunitária de Petrópolis em situações de emergência

Doação foi feita ao Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs), que fará um treinamento de capacitação para os agentes saberem como usar os aparelhos

Para potencializar o trabalho entre governo e os Núcleos de Defesa Civil Comunitários, em Petrópolis, a Associação SOS SERRA vai doar 155 rádios para a comunicação quando faltar internet e telefones fixos e celulares.

Foto: divulgação

O objetivo é qualificar a comunicação comunitária em situações de emergência para garantir que as informações sejam claras e possam apoiar a Defesa Civil nas ações operacionais. A entrega dos equipamentos ocorre no dia 20 de janeiro, no galpão da SOS SERRA, no Quitandinha.

Projeto piloto

Os equipamentos funcionarão em frequência particular direta com a Defesa Civil e vão facilitar a ampliar a capacidade de comunicação do Nudec na sua localidade, mesmo com a falta de energia elétrica. O objetivo é qualificar a comunicação comunitária em situações de emergência para garantir que as informações sejam claras e possam apoiar a Defesa Civil nas ações operacionais.

“Este é um projeto piloto, inovador. Cada Nudec vai receber capacitação para saber usar o rádio, que é a rede de comunicação que mais funciona em momento de desastre, quando há queda de internet e telefone. Importante ressaltar que não é uma frequência aberta, é um recurso para ser usado somente durante um momento de crise, não para a comunicação do dia a dia. A Defesa Civil dita o momento que os rádios podem – e devem ser acionados. No dia a dia, nós temos contato com as comunidades via aplicativo “, diz Gil Kempers, Secretário de Proteção e Defesa Civil.

“Essa necessidade dos rádios comunicadores foi apresentada pelo Secretário, Gil Kempers, e achamos que seria um excelente investimento para Petrópolis. Será uma doação para os moradores. Uma cidade só funciona bem se houver união e atuação conjunta entre os setores público, privado e entidades”, diz Gisela Simas, presidente da SOS SERRA.

Treinamento

Durante a entrega dos rádios, os líderes dos Nudecs vão receber as informações básicas sobre o funcionamento. Uma capacitação mais completa será oferecida pela Defesa Civil, até fevereiro. O órgão também irá apresentar seu mapa de ações na cidade e líderes dos Núcleos do Doutor Thouzet, Caxambu e Floresta vão relatar suas experiências.

Atualmente, o município conta com 31 Nudecs, que atendem 96 comunidades, nos 5 distritos da cidade.

“Esses encontros foram uma sugestão dos próprios líderes comunitários na reunião final do projeto de elaboração do plano de emergência da SOS SERRA, que aconteceu em 2023. Essas lideranças sentiam falta de uma troca de experiências – de forma presencial – entre os Nudecs, de um mecanismo que unisse as comunidades, potencializando as boas práticas em momentos de desastre. Oferecemos nosso galpão e toda estrutura para fazer isso acontecer”, diz Guilherme Werneck, um dos fundadores da associação.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil possui material educacional informativo que pode ser acessado aqui.

Para mais informações sobre as ações da SOS SERRA e como ajudar o número (24) 99303-8885 está disponível.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir