Connect with us

Voltando no tempo: confira 8 antes x depois surpreendentes de Petrópolis 

História

Voltando no tempo: confira 8 antes x depois surpreendentes de Petrópolis 

Para viajar no tempo e recordar como era a cidade antigamente

Passado e presente caminham mais próximos do que muita gente pensa, e tem sido essa a mensagem transmitida pela página @petropolisoblentes, no Instagram. A partir de montagens ‘antes e depois’, o perfil se propõe a levar reflexões envolvendo as mudanças pelas quais a cidade passou nos últimos anos. Abaixo, você confere seis das nossas postagens favoritas!

1. Palácio de Cristal com sua estrutura metálica

Um fato bastante curioso que você talvez não saiba, o Palácio de Cristal de Petrópolis é um dos mais antigos do mundo em estrutura metálica.

2. O antigo prédio do Fórum

Inaugurado em agosto de 1859, o prédio é considerado patrimônio histórico-artístico pelo Iphan. Hoje, a edificação abriga o campus de Petrópolis do Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica e é uma das mais lindas construções do Centro Histórico.

3. O antes e o depois da tradicional Casa do Alemão

Há mais de 75 anos parte do trajeto de quem chega a Petrópolis, além de cartão de boas-vindas da cidade, a Casa do Alemão se tornou uma herança transmitida pelo paladar.

4. A Paróquia do Sagrado

Esse precioso registro antigo do post foi obtido junto ao arquivo do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Afinal, foi bem ali, do ladinho, na Escola Gratuita São José, que tiveram início as atividades dos canarinhos

5. Um dos prédios mais lindos da nossa Avenida, o Grande Hotel

O Grande Hotel continua magnífico e é, de longe, um dos destaques de quem vai ao Centro Histórico. Construído em 1930, o hotel já era tido, naquela época, como o mais moderno da cidade, sendo também o prédio mais alto daquele tempo, com quatro andares, e o único com elevador.

6. Voltando no tempo na Barão de Teffé

Não procure, vá direto a Casa Cury! Era esse o slogan da loja que vendia de tudo um pouco e que, dos três endereços que ocupou, teve ali na Barão de Teffé o seu mais famoso. Quem lembra?

7. A histórica Rua do Imperador

Pra não perder o hábito, um antes e depois da antiga Avenida XV de Novembro, atual Rua do Imperador! Ao lado direito do primeiro registro, a antiga Casa Sloper: loja que fez história no Brasil.

8. Rua Caldas Viana, com a antiga Casa Galo

Ao fundo, vê-se a antiga Casa Galo: quem aí chegou a conhecer a loja? “Dona do Carnaval” em Petrópolis, a Casa Galo – que vendia de tudo um pouco, indo de ferramentas e itens domésticos a roupas e calçados – fornecia confete, serpentina e lança-perfume para clubes como o Serrano, Petropolitano, Magnólia, Internacional e Cruzeiro do Sul.

Outras curiosidades, imagens e vídeos antigos sobre Petrópolis podem ser conferidos na página @petropolisoblentes, de autoria da jornalista Carolina Freitas, ou no site petropolisoblentes.com.br: plataforma em que reúne reportagens sobre casas comerciais tradicionais tidas pela cidade.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir