Connect with us

Após passar por revitalização, Teatro Imperial inaugura nesta quarta em Petrópolis

Cultura

Após passar por revitalização, Teatro Imperial inaugura nesta quarta em Petrópolis

Espaço será reaberto para o público em geral nesta sexta-feira (24) com o Concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica, no show “Na Trilha do Rock”. Confira a programação para 2023

Um dos principais espaços culturais de Petrópolis reabre as suas portas nesta quarta-feira, 22 de novembro. Sob nova marca, o agora Teatro Imperial (onde antes funcionava o Teatro Santa Cecília), foi revitalizado e já conta com uma extensa programação artística para o final de 2023 e início de 2024.

À esquerda, detalhe da pintura da fachada do Teatro Imperial. À direita, os sócios Paulo Lopez e Sabrina Korgut. Fotos: Divulgação

Evento de inauguração

O Teatro Imperial reabre nesta quarta (22) com o show “Meus Caros Amigos”, de Sabrina Korgut, estrela de grandes musicais brasileiros e uma das sócias do espaço que, junto ao quinteto Doo Jazz Band, reunirá um repertório eclético, do pop ao jazz. “Será um evento para convidados, onde apresentaremos o novo Teatro para a imprensa, patrocinadores, parceiros e incentivadores”, comenta Paulo Lopez, também sócio da marca.

O espaço agora conta com uma nova concepção estética. Nessa mesma noite, dois painéis criados pelos artistas Marzio Fiorini e Luciano Cian serão inaugurados e se tornarão atrações permanentes no foyer do Teatro, que em breve ganhará um Café. O local terá também uma galeria de arte que será inaugurada no mezanino do teatro com a exposição “Obras em Arte”, do fotógrafo Ezio Philot, que registou o processo da reforma.

À esquerda, o artista petropolitano Marzio Fiorini produzindo o painel localizado no foyer do Teatro. À direita, painel do artista Luciano Cian, localizado na entrada do teatro. Fotos: Divulgação

A nova marca

Em 2021, Paulo e Sabrina entraram em negociações e acordaram, com a Escola de Música Santa Cecília, o arrendamento do imóvel do Teatro. Desde então, os empresários passaram a administrar o espaço sob um novo CNPJ, através da empresa Natureza Produções.

“Buscamos recursos através da lei estadual de incentivo à cultura, Lei do ICMS, para a revitalização do imóvel. A Enel Distribuidora Rio tornou-se a patrocinadora do projeto de revitalização do teatro, possibilitando toda essa iniciativa”, comenta Paulo.

O novo nome

O Teatro Imperial e a Escola de Música Santa Cecília são empresas distintas e, por isso, houve a mudança da marca. “Além disto, o Teatro ganhou uma nova versão de si mesmo. Ele foi ressignificado tecnicamente e esteticamente e precisava de um novo nome. Nesse sentido, buscamos uma marca que tivesse relação com Petrópolis. Pode parecer óbvio, mas Teatro Imperial foi o nome escolhido e ficou perfeito, só Petrópolis poderia ter um Teatro com esse nome. Dessa forma, fomentamos a cidade para além dela, pela associação direta ao nome, facilitando a localização para os turistas e as produções artísticas”.

As mudanças

A reforma cobriu a parte elétrica e hidráulica, além dos banheiros, do piso do teatro e da fachada. A empresa apoiadora ‘Tintas Kolimar’ foi a responsável pela pintura do espaço, que também se tornou mais acessível, com espaços para cadeirantes e acompanhantes, além do banheiro PCD. A caixa cênica foi totalmente modernizada e os camarins reorganizados e reformados.

Outro ponto importante foi a reforma dos assentos do teatro, que são referência do mobiliário moderno brasileiro, móveis Cimo, cujo design foi projetado especialmente para as salas de cinema da época. Os assentos foram totalmente recuperados.

O público pode esperar um espaço de cultura dinâmico, moderno, com uma programação diversificada, potencializando a cultura, a arte e o entretenimento em Petrópolis. O Teatro Imperial será um teatro com programação intensa, que vai receber artistas e espetáculos para todos os gostos e vai permitir que a arte e a cultura estejam presentes na rotina da cidade. Arquitetonicamente ele foi todo reformado, mantendo suas características preservadas. Por outro lado ele foi modernizado em sua estrutura técnica. Ele está ficando lindo, novas cortinas, novas cores, novos objetos de decoração. Será um presente para Petrópolis”, afirma o empreendedor.

Detalhe da boca de cena do palco. Foto: Divulgação

Próximas atrações

A inauguração para o público geral será nesta sexta-feira, 24 de novembro com o Concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica, no show “Na Trilha do Rock”.

No dia 2 de dezembro, o espaço recebe Tom Cavalcante com o show “O Tom tá On”. No dia 21 de dezembro às 15h tem o musical “Clássicos Encantados de Natal” e às 21h “Amazing Tenors in Concert – Especial de Natal”. A programação de 2024 será divulgada em breve.

“Qualquer espaço cultural tem que ser festejado. Petrópolis tem a sorte de contar com alguns espaços de cultura.
O Teatro Imperial será o espaço que vai trazer espetáculos que o petropolitano não tem a oportunidade de assistir. O nosso teatro está capacitado para receber todos os tipos de espetáculo e será um espaço para ser frequentado por todos os públicos. Faço um convite para que todos frequentem, que conheçam o espaço, que vejam a programação. Temos certeza que será um novo tempo para Petrópolis”, finaliza Paulo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir