Connect with us

Projeto social de Petrópolis vem mudando a vida de crianças e adolescentes por meio do esporte

Cidade

Projeto social de Petrópolis vem mudando a vida de crianças e adolescentes por meio do esporte

Sports Social, localizado no Quitandinha, atende 200 crianças em vulnerabilidade social por meio do futebol de salão, de campo e society

O projeto social Social Sports Petrópolis, no Quitandinha, está transformando a vida de crianças e jovens. Lá são oferecidas aulas de futebol de salão, de campo e society. Criado há seis anos, com o objetivo de trabalhar a prevenção às  drogas nas comunidades da cidade, o projeto atende anualmente cerca de 200 crianças, de seis a 16 anos, nas categorias sub-9, sub-11 e sub-13. 

Foto: divulgação CRAS Brasil

O  trabalho no Sports Social vai além das quatro linhas. Júlio Tavares, idealizador do projeto, conta que muitas vezes o processo é de pura reconstrução social. “Tem crianças que passaram por violência dos pais, outras estão em processo de adoção pela segunda vez. Isso sem falar de jovens  que tiveram contato direto ou indireto com as drogas”, comenta.

Inclusão

Com um olhar atento à sociedade, Júlio conta que o projeto vem trabalhando na inclusão de pessoas com deficiência física. “O Luís, de 12 anos de idade, é um menino, que não tem condições físicas para jogar. Escalamos ele para ir aos jogos oficiais do time, para fazer parte do grupo. Ganhou a camisa oficial, o que o deixou muito contente, além de ajudar a incluí-lo na  sociedade”. 

Superações

Os exemplos de superação são diversos. Ícaro Andrade, de apenas 10 anos, passava o dia na rua, sem nenhuma atividade. Agora é visto no projeto como uma grande promessa no futebol. 

Foto: divulgação CRAS Brasil

Ele saiu da invisibilidade e está  despertando interesse dos clubes da cidade que disputam o campeonato carioca de futsal. Seu  futebol chamou a atenção do representante do clube América Mineiro, durante campeonato na ABS de Piraúba, em Minas Gerais.

Jogando no sub-11, ele tem  apresentado excelentes números com sua canhota, sendo artilheiro de duas competições que  disputou, o Meeting de Futsal da LPD e a Copa das Comunidades.

Pedro Tavares é outro jovem atleta que tem apresentado grande potencial e desempenho no  esporte. Considerado um grande destaque nacional e promessa no atletismo com grandes conquistas, entre elas a vitória na corrida São Silvestrinha de 2018 em São Paulo, tem tido uma grande ascensão no futebol neste ano, com muitos gols e  velocidade que vem despertando interesse até de clubes grandes.  

Foto: divulgação CRAS Brasil

“Além de Pedro, outros atletas do projeto vem sendo observados e sondados por grandes  clubes, o que acaba inspirando outras crianças a terem o comprometimento para alcançarem  as mesmas oportunidades. Isso é muito gratificante para todos nós”, ressalta Arroniz, treinador do projeto. 

Foto: divulgação CRAS Brasil

Campeonatos e promessas

Durante o ano de 2022, os pequenos e jovens atletas participaram de várias competições,  dentre elas o Meeting de Futsal, que é organizado pela Liga Petropolitana de Desportos, sendo  que todas as equipes do projeto chegaram à final da competição.

Foto: divulgação CRAS Brasil

Em 2023, as crianças marcaram presença em diversas competições como a ABS Cup, em Minas Gerais, o  Campeonato Fut-9, em Duque de Caxias, a Rio Cup, o Campeonato Regional da Zona da  Mata de Minas Gerais, o Campeonato Municipal de Futsal, o Campeonato Municipal de futebol, o  Campeonato Municipal de Fut7 e a Copa das Comunidades. 

Conheça mais sobre a iniciativa pelo instagram @socialsportspetropolis. Mais informações sobre o projeto e de como ajudar podem ser obtidas pelo WhatsApp  (24) 98806-0412.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir