Connect with us

Theatro Dom Pedro, em Petrópolis, segue sem previsão de reabrir

Cidade

Theatro Dom Pedro, em Petrópolis, segue sem previsão de reabrir

Espaço está fechado desde 2019 para obras

O Theatro Dom Pedro é um dos principais espaços culturais e artísticos de Petrópolis. Em 2019, o local foi fechado para receber obras de restauração e, desde então, permanece interditado.  A previsão era de que o monumento fosse reaberto ainda em 2023, porém, o projeto segue sem previsão de ser reinaugurado.

Foto: Divulgação PMP

Prefeitura assumiu as obras

Em maio deste ano, a Prefeitura de Petrópolis decidiu fazer o distrato do contrato com a empresa responsável pela reforma do teatro, após pouco avanço nas intervenções em quase quatro anos de obras. A medida teve como objetivo dar agilidade a execução das obras, que ficaram paralisadas por quase dois anos.

Em março de 2022, o governo municipal havia conseguido fazer com que a empresa retomasse os trabalhos, após a Prefeitura vencer todos os entraves que levaram à paralisação da obra, em 2020.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Posicionamento do governo municipal

De acordo com a Prefeitura, as obras foram encontradas paralisadas quando assumiu o governo em dezembro de 2021. Após retomar as intervenções em 2022, decidiu pelo distrato do contrato com a empresa, uma vez que apenas 25% das obras estavam concluídas.

Com a retomada dos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é possível concluir o processo de licitação. Em nota, foi destacado que as obras serão reiniciadas em breve, porém, não há previsão de data.

Patrimônio Histórico

Vale lembrar que o Theatro Dom Pedro foi inaugurado em 2 de janeiro de 1933 e foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1998. A última reforma completa no espaço aconteceu em 2003.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir