Connect with us

Estrada Real recebe título de Monumento Nacional; rota passa por Petrópolis

Cidade

Estrada Real recebe título de Monumento Nacional; rota passa por Petrópolis

Iniciativa visa contribuir para resgatar e divulgar tradições, valorizar a identidade e incentivar a economia

O Caminho da Estrada Real agora é considerado monumento nacional. O título foi garantido pelo Governo Federal, pela publicação da lei 14.698, de 2023.  O título reconhece a grandeza e dá mais visibilidade à maior rota turística do Brasil. Para o relator da matéria, senador Carlos Viana (Podemos-MG), com o reconhecimento da Estrada será capaz de alavancar o desenvolvimento, progresso e geração de renda e emprego.

Foto: reprodução blog Turismo e Aventura

A Estrada tem mais de 1.630 quilômetros e passa pelos estados de São Paulo e Minas Gerais e Rio de Janeiro, com destaque para as cidades de Petrópolis, Paraíba do Sul, Três Rios, Magé e Paraty.

Sobre a Estrada Real

A Estrada é um conjunto de caminhos da época do império, por onde passavam os homens que procuravam por ouro. Ela foi aberta no século 18, pela, então, coroa portuguesa para ligar o litoral fluminense às áreas de mineração. 

Foto: Arquivo Público

Trajetos da Estrada Real

São quatro trajetos que fazem parte da Estrada Real: Caminho Velho, Caminho do Sabarabuçu, Caminho dos Diamantes e Caminho Novo, onde situa-se Petrópolis.

Foto: Arquivo Público

Caminho Novo

O Caminho Novo foi aberto como via de rápido acesso ao Caminho Velho, em 1698, mas só em 1725 que a rota foi definida. Petrópolis é a cidade que remonta o Caminho Novo com os principais atrativos turísticos, como o Museu Imperial e Palácio de Cristal, que fazem parte da história do Brasil.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir