Connect with us

Por que chamam de piquenique o trecho de Cascatinha, em Petrópolis?

História

Por que chamam de piquenique o trecho de Cascatinha, em Petrópolis?

Já no comecinho do século XXI, era frequentemente habitada pela burguesia veranista e petropolitana que fazia seus encontros românticos

Se você também está sempre em busca de respostas sobre Petrópolis, já deve ter se perguntado: de onde surgiu a expressão petropolitana que se refere a um trecho de Cascatinha como “piquenique”?


Foto: reprodução/ Cascatinha no passado

De acordo com o professor e historiador Oazinguito Ferreira, membro do Instituto Histórico de Petrópolis, a região, já no começo do século XXI, era frequentemente habitada pela burguesia veranista e petropolitana que fazia seus encontros românticos, piqueniques e encontros do clube ciclístico da cidade por ali.

Ainda segundo o historiador, o trecho chegou a ser ocupado pelos operários da região, que também encontraram no local – onde viviam famílias de colonos alemães, algumas delas fabricantes de licores – o refúgio ideal para seus piqueniques. Curioso, né?

Por falar em Cascatinha, porque o nome?

A área ainda não tinha sido desenvolvida para o turismo em grande escala e mantinha sua aparência mais natural e com muito verde. Passou de um local pouco conhecido e isolado para dos locais mais desenvolvidos de Petrópolis.

Foto: reprodução internet

Quanto a fundação denominada Cascatinha, que ocorreu em 17 de setembro de 1873, refere-se à carta, um decreto imperial, autorizando a instalação da Companhia Petropolitana, nos dois últimos prazos de terras do Quarteirão Westfália e ao uso das águas do Rio Piabanha.

Já a explicação do nome Cascatinha, vem de origem da Cascata do Retiro do Bulhões, cuja queda d’água situa-se no Rio Piabanha, entre o Quarteirão Westfália (tendo à sua esquerda a Estrada União e Indústria, sendo atualmente denominado de Rua Dr. Hermogênio Silva.

Fonte: IHP (Instituto Histórico de Petrópolis)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir