Connect with us

Dia Nacional do Livro: confira 10 livros lançados por petropolitanos em 2023

Cultura

Dia Nacional do Livro: confira 10 livros lançados por petropolitanos em 2023

Livros de história, infantis, antologias poéticas, biografias, ficção e muito mais!

Neste domingo, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. E para valorizar a produção cultural de Petrópolis, reunimos nesta lista 10 livros lançados por petropolitanos em 2023.

1. Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje – Volume 2 – Carolina Freitas

O livro reúne mais de 50 reportagens sobre estabelecimentos comerciais que fizeram sucesso no passado, mas que encerraram suas atividades e, como o próprio nome sugere, deixaram saudade e boas recordações entre os petropolitanos.

Veja também: Escritora petropolitana lança seu segundo livro sobre a história da cidade neste fim de semana

Fotos: Yara Araújo

2. O Menino da Capela – Beto Coelho

Conhecido na cidade como o engenheiro Coelho, pelos anos que trabalhou na GE Celma, o Paulo, Coelhinho, Beto ou Betinho, o petropolitano venceu um câncer descoberto em 2021. O autor traz na obra fotos de sua infância, de seus familiares mais próximos, pais, avós, filhos e netos. O “menino” enaltece seus antepassados, que ama desmedidamente, e vive a vida de forma intensa, principalmente após passar pela doença.

Veja também: Aos 69 anos, petropolitano que venceu um câncer lança seu primeiro livro autobiográfico

Fotos: Divulgação

3. A Física e os Super-Heróis – Ronei Coelho

Já imaginou encontrar explicações na ciência para muitas habilidades de seus personagens favoritos das histórias em quadrinhos, séries e filmes? Essa é a proposta do livro, que faz uma divertida relação entre a física e a cultura pop. Ao trazer os conceitos científicos de forma leve e descontraída, a obra oferece respostas para os fãs que buscam explicações para determinados comportamentos desses protagonistas.

Veja também: Professor petropolitano lança livro com personagens de quadrinhos para explicar questões científicas

Fotos: Divulgação

4. Dó Ré Mi 20 anos – Do pátio da escola aos grandes palcos – Marilízia de Azevedo

A obra marca a trajetória de sucesso nestas duas décadas de história de amor pela música. Formado por crianças e jovens, o grupo vem encantando o Brasil com interpretações de grandes sucessos, músicas inéditas, além de performances artísticas envolvendo dança e representação

Veja também: Grupo petropolitano Do Ré Mi completa 21 anos com programação especial neste mês

Fotos: Divulgação

5. Criando Asas – Marco Aurêh

O livro Criando Asas é uma fábula infantil sobre a intuição, a determinação e a metamorfose. Trata-se da história de Zelda, uma formiga diferente, inconformada, inteligente e que tem um desejo profundo: voar. E ela vai em busca da realização desse sonho vivendo situações inusitadas.

Foto: Divulgação

6. Veia de Mandacaru – Ivone Alves Sol

Veia de Mandacaru é o terceiro livro individual da autora e está dividido em quatro partes: “Meus sertões”, “Tempos marcados”, “Arte para dizer coisas” e “Engajamento”. O regionalismo e a resistência; a passagem do tempo e o que passamos; a vida e o viver sob o sentir artístico; posicionamento e cidadania. A poesia como ferramenta de enlevação, reflexão e transformação.

Foto: Divulgação

7. Anjo de Cristal – O Paraíso – Lily A

Um romance sobrenatural e cheio de mistérios para jovens adultos que mistura o encanto da descoberta do primeiro amor com as adversidades da vida, além de abarcar temas sensíveis que revelam a humanidade por trás das experiências juvenis, trazendo uma atmosfera de incertezas, tentações e prazeres. Anjo de Cristal – O Paraíso é o primeiro volume de uma trilogia envolvente, que transcende até mesmo o tempo e a morte.

Fotos: Divulgação

8. Uma Cozinha Muito Louca – Márcia Alamino

Em uma mansão acontecerá uma festança com banquete e tudo está sendo preparado pelos próprios utensílios e ingredientes. A autora Márcia Alamino apresenta de forma poética e descontraída a magia que vai tomando conta do lugar! E os ingredientes ganham vida pelas mãos talentosas da ilustradora Angelita Alves.

Fotos: Divulgação

9. Versos Escarlates – Confraria da Poesia Informal

A antologia Versos Escarlates, lançada durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, é a 8ª obra poética do coletivo Confraria da Poesia Informal, que reuniu 47 poetas.

Foto: Divulgação

10. Antologia Ô Sorte

Outra antologia da Confraria da Poesia Informal, também lançada em 2023 durante a Feira Literária de Corrêas (FLIC), foi a “Ô Sorte”, que conta com a participação de mais de 30 autores.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir