Connect with us

[Dia do Aviador] 5 fatos e curiosidades sobre a Casa de Santos Dumont

Cidade

[Dia do Aviador] 5 fatos e curiosidades sobre a Casa de Santos Dumont

A casa do inventor foi transformada em museu, sendo o segundo atrativo turístico mais visitado da cidade

Há 117 anos, o brasileiro Alberto Santos Dumont conseguiu voar pela primeira vez no Campo Bagatelle, na França, a bordo de sua criação, o 14-Bis. Esta foi a primeira demonstração pública de um  veículo mais pesado que o ar levantando voo por seus próprios meios.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Em Petrópolis, a casa do inventor foi transformada em museu, sendo o segundo atrativo turístico mais visitado da cidade. Após a reforma, o espaço agora conta com algumas novidades, como uma nova sala expositora e maior acessibilidade. Para celebrar o Dia do Aviador, nesta segunda-feira (23), conheça o novo roteiro do museu.

1. Entrada com o pé direita

A entrada e no interior do imóvel continua só com o pé direito, pelos degraus construídos  em forma de raquete. Nos foi dito que, na planta original do imóvel, a escada teria ficado muito íngreme. Daí a ideia de se cortar os degraus em forma de raquete, assim eles ficariam mais próximos um do outro e tornaram a subida mais leve.

Fotos: Bruno Ferreira Soares

2. Novo acervo

São 200 itens que fazem parte do novo acervo do Museu. Entre eles, cartas trocadas com amigos, objetos pessoais, um quadro que reúne fotos de Dumont com familiares, um abajur dado pela Princesa Isabel e a bandeira do Brasil que ele costumava hastear no telhado.

Fotos: Sou Petrópolis

3. Objetos

Na casa em que Santos Dumont usava para passar o verão,  ainda é possível conhecer estátuas representativas de monumentos que Dumont recebeu em Paris, como o primeiro chuveiro com água quente, aquecido a álcool, e uma mala com as iniciais do pioneiro da aeronáutica que, no lugar de roupas, carregava ferramentas em todas as viagens que fazia e a  escrivaninha que, à noite, era adaptada para virar uma cama.  

Fotos: Sou Petrópolis

4. Centro Cultural

No Centro Cultural, que fica localizado bem atrás da casa, também é possível conferir as maquetes expostas, inclusive uma tátil, em braille. O espaço ainda disponibiliza a projeção de um filme de 12 minutos sobre o Pai da Aviador e a réplica do  14-Bis. 

Fotos: Sou Petrópolis

5. Exposição da FAB

Como parte das comemorações pelos 150 anos de Alberto Santos Dumont, neste ano, a Prefeitura e a Força Aérea Brasileira (FAB) inauguraram a sala de exposições no Museu Casa de Santos Dumont.

Foto: divulgação

Bônus:

Praça 14 Bis

Petrópolis também possui uma réplica do invento mais famoso de Santos Dumont, o 14 Bis. A atração foi inaugurada em 2006, para comemorar o centenário do primeiro voo da aeronave, e fica bem próxima à Casa de Santos Dumont.

Fotos: @serradrone e @imagensnaparede

Visitação

A visitação ao Museu ocorre de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. Vale lembrar que têm direito a meia-entrada professores, estudantes e maiores de 60 anos, sendo que aqueles acima dos 65 e abaixo dos 7 não pagam pela visita.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir