Connect with us

Você sabe quem foi a petropolitana Nair de Teffé, primeira-dama do Brasil e pioneira na caricatura mundial?

História

Você sabe quem foi a petropolitana Nair de Teffé, primeira-dama do Brasil e pioneira na caricatura mundial?

Com o pseudônimo de Rian, Nair publicou caricaturas de personagens da alta sociedade da época

Considerada a primeira cartunista mulher do mundo, Nair de Teffé foi um diamante para Petrópolis. À frente de seu tempo, era descrita como alguém que falava com calor. Filha do Barão de Teffé, com Maria Luísa Dodsworth, a cartunista nasceu em Petrópolis, no dia 10 de junho de 1886, e tinha mais três irmãos: Álvaro, Oscar e Otávio. 

Foto: reprodução internet

Estudo e carreira

Seu primeiro contato com a arte foi na França, para onde se mudou com um ano de idade e foi educada. De família aristocrática, de volta ao Brasil, em 1906, Nair renasce como Rian (Nair ao contrário), pseudônimo sob o qual publicou caricaturas de personagens da alta sociedade. A primeira delas foi a da artista francesa Réjane, na revista Fon-Fon!, em 1909. Culta, chegou também a presidir a Academia Petropolitana de Letras do ano de 1929 a 1932.

Primeira-dama do Brasil

Nair se tornou a primeira-dama do Brasil ao casar-se com o marechal Hermes da Fonseca, presidente da República. Após o matrimônio, alterou seu nome para Nair de Teffé Hermes da Fonseca. No posto, Nair foi residir no Rio de Janeiro, no Palácio do Catete. Após o mandato de Hermes da Fonseca em 1914, o casal passa uma temporada na Europa, retornando ao Brasil em 1920. Hermes morreu no ano de 1922.

Foto: Reprodução – Arquivo Celso Unzelte

Últimos anos de Nair de Teffé

Depois de viúva, Nair voltou a residir em Petrópolis, participando ativamente da vida cultural e política da cidade. Até o fim da vida, envolveu-se nas manifestações de 8 de Março. Adotou três crianças, e morreu aos 95 anos, no mesmo dia de seu nascimento – 10 de junho de 1981.

Bairro em sua homenagem

De acordo com o guia de turismo Abel Abay, o bairro Estrada da Saudade tem relação direta com o casarão da localidade, onde Nair de Teffé residiu. Amante das artes e da natureza, Nair sempre ia ao topo dos morros para ver a cidade do Rio de Janeiro, a qual sentia muita saudade. Por esse motivo, segundo a história, o local virou a Estrada da Saudade.

Foto: Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir