Connect with us

Por que chamam o prédio do Cefet, no Centro Histórico, de antigo Fórum?

Cidade

Por que chamam o prédio do Cefet, no Centro Histórico, de antigo Fórum?

Inaugurado em 4 de agosto de 1859, o prédio foi encomendado pelo então governador do estado, José Thomaz Porciúncula

Se você é um jovem petropolitano, certamente já marcou algum encontro no antigo Fórum, sem saber por que o local leva esse nome. Já que, na verdade, o prédio abriga o campus do Cefet/RJ. Pois aqui vai a resposta: o imóvel e questão, ainda durante o Império Brasileiro, foi por anos Fórum da Comarca de Petrópolis.

Foto: divulgação Cefet/ RJ

Inaugurado em 4 de agosto de 1859, em estilo neoclássico, o prédio foi encomendado pelo então governador do estado, José Thomaz Porciúncula, por ser considerado um ponto importante próximo aos limites do Museu Imperial. A casa estaria no centro do poder político da cidade. 

Há registros de 1905 que detalham o prédio já como o Fórum da cidade. Assim, o mesmo se constitui um dos imóveis mais antigos e históricos, também servindo de sede de outras instituições públicas, como delegacia, quartel do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além da coletoria estadual.

Foto: reprodução Facebook – Amigos de Petrópolis

Em 13 de setembro de 2008, uma solenidade marcou oficialmente a inauguração do Cefet/RJ no prédio, quando o antigo Fórum, que ali funcionava, foi transferido para a Avenida Barão do Rio Branco.

Arquitetura

A primeira reforma no prédio aconteceu em 1944 e a última em 2000. Quem passa pelo local observa suas colunas que lembram o Titã Atlas. Uma série de referências à história do século XIX e às atividades que eram realizadas ali, permanecem como ornamentos na fachada e nos portões, emblemas da República, brasões e estátuas.

Foto: divulgação Cefet/ RJ

Preservação

O prédio foi tombado há mais de 30 anos. A resolução partiu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  que também protege uma série de outros imóveis históricos de Petrópolis.

Com informações do Petrópolis Século XX

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir