Connect with us

Dia do Professor: 8 docentes de Petrópolis que se destacam pela metodologia e projetos desenvolvidos

Educação

Dia do Professor: 8 docentes de Petrópolis que se destacam pela metodologia e projetos desenvolvidos

Eles representam a resiliência e a dedicação na formação de seus alunos

Ser professor é ter a importante missão de formar as outras profissões. É ter dedicação, carinho, cuidado e atenção, e que tem o poder de transformar a vida de várias pessoas. Neste Dia do Professor, selecionamos 8 histórias que já contamos aqui na Sou Petrópolis, mas poderiam  ser milhares, dada a dedicação e importância dessa profissão. 

Todos eles desenvolvem projetos e adotam diferentes metodologia para ensinar seus alunos em Petrópolis. Conheça! 

1. Robson Thomé

Convicto de que a educação tecnológica pode promover a ligação entre disciplinas e pessoas, o professor petropolitano Robson Thomé, de 55 anos, desenvolveu um robô para dar as boas-vindas aos alunos do colégio em que dá aula. Criado durante a pandemia,   para o momento de matrícula dos estudantes, o mecanismo também foi usado na recepção das turmas no retorno gradual às salas de aula presenciais. Munido de um sensor de presença, o robô tem sido responsável por educar, a partir do estímulo ao uso do álcool gel, e também por promover o acolhimento.

Leia mais: Professor desenvolve robô para recepcionar e conscientizar alunos na pandemia em Petrópolis

Fotos: arquivo pessoal – Robson Thomé

2. Evandro Luís de Souza

Evandro é professor de Educação Física de três escolas de Petrópolis, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Mas além de ensinar o esporte, ele se desafia todos os dias a formar seres humanos melhores. É através dessa premissa que são elaboradas as suas aulas.

Leia mais: Conheça a história de um professor petropolitano que é exemplo e admiração para os alunos

Foto: arquivo pessoal

3. Ronei Coelho

Já imaginou encontrar explicações na ciência para muitas habilidades de seus personagens favoritos das histórias em quadrinhos, séries e filmes? Essa é a proposta do livro “A Física e os Super-Heróis”, do escritor e professor de física, petropolitano, Ronei Coelho. Pensado para servir como uma alternativa de ensino em sala de aula, senão uma nova abordagem didática, o livro poderá ser utilizado por professores para explicar conceitos científicos que, muitas vezes, são difíceis de compreender e aplicar durante a rotina escolar.

Leia mais: Professor petropolitano lança livro com personagens de quadrinhos para explicar questões científicas

Fotos: divulgação

4. Ana Lúcia Antunes

A professora petropolitana Ana Lúcia Antunes ajudou a criar e implementar uma metodologia que inspira as crianças ao aprendizado, seja no ensino remoto ou presencial. Chamada de “pedagogia da descoberta”, a metodologia é aplicada para alunos da Escola Integral Padre Quinha, que funciona no Vale do Cuiabá e atende crianças do 5º período da educação infantil e do primeiro ao quinto ano.

Leia também: Professora de Petrópolis ajuda a criar e implementar metodologia que inspira alunos em sala de aula

Foto: arquivo pessoal

5. Leandro Magrani

Professor em Petrópolis, há 16 anos, Leandro Magrani conta que já utilizava ilustrações em sala de aula antes da pandemia. Porém, durante as aulas na modalidade on-line, os desenhos foram deixados de lado. Agora com a retomada do ensino presencial, alguns personagens como o Cebolinha e o Scooby-Doo já deram as caras nas aulas de interpretação de textos e redação, respectivamente.

Leia também: Professor de Petrópolis recorre à criatividade para voltar a atrair a atenção de alunos em sala de aula

Foto: arquivo pessoal

6. Maria de Lourdes Fernandes

Maria de Lourdes Fernandes dos Santos, de 54 anos, mais conhecida como Tia Mariah, que utiliza a criatividade e ludicidade para facilitar a vida de centenas de pequenos que passaram por ela durante seus 36 anos de profissão.

Leia mais: Dia do Professor: conheça a Tia Mariah, professora de Petrópolis que há 35 anos se reinventa para ensinar de forma lúdica

Foto: Arquivo Pessoal

7. Iulie Toman

Juntos, a professora Iulie Toman e os alunos do 2° ano de ensino médio, do Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, conquistaram o primeiro lugar no Concurso Aprendizagem Solidária – Experiências que Transformam na categoria 1, com o Projeto Robótica Sustentável. A proposta era trabalhar a robótica.

Leia mais: Alunos de escola pública de Petrópolis conquistam 1º lugar em concurso com Projeto Robótica Sustentável

Foto: divulgação

8. Alessandro Garcia

Embora ainda seja desafiador enxergar através da nebulosidade dos dias seguintes à tragédia de 15 de fevereiro, foi no período que sucedeu o ocorrido que o petropolitano Alessandro Garcia encontrou uma forma de honrar a memória de sua família. Professor, ele perdeu sua esposa, filhos e sogros em um dos deslizamentos e, recentemente, anunciou a criação do Projeto Borboleta Azul: uma iniciativa em apoio à causa autista da qual seu filho fazia parte.

Leia mais: Professor que perdeu família na tragédia cria projeto em apoio à causa autista e em homenagem ao filho

Foto: Divulgação, ilustração: Luíza Fajardo

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir