Connect with us

Professor de Petrópolis recorre à criatividade para voltar a atrair a atenção de alunos em sala de aula

Cidade

Professor de Petrópolis recorre à criatividade para voltar a atrair a atenção de alunos em sala de aula

Leandro Magrani já usava técnica antes da pandemia, mas revela que com a volta às aulas presenciais recurso se mostrou ainda mais necessário

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de desafios para educadores de todo o mundo. Em um primeiro momento, o ensino foi levado para a modalidade on-line devido às recomendações de isolamento social. Com o avanço da vacinação contra a covid-19, as aulas presenciais estão sendo retomadas e reter a atenção do aluno tem exigido criatividade por parte dos educadores.

Professor em Petrópolis há 16 anos, Leandro Magrani conta que já utilizava ilustrações em sala de aula antes da pandemia. Porém, durante as aulas na modalidade on-line, os desenhos foram deixados de lado. Agora com a retomada do ensino presencial, alguns personagens como o Cebolinha e o Scooby-Doo já deram as caras nas aulas de interpretação de textos e redação, respectivamente.

Foto: Arquivo Pessoal Leandro Magrani

Leandro dá aulas de Literatura, Língua Portuguesa e Redação. Ele revela que sempre gostou de desenhar e começou a usar as ilustrações como recurso em sala de aula de forma despretensiosa.

“Eu fazia uns desenhos para brincar com os alunos nas aulas. Com o tempo, aproveitei as ilustrações nas aulas de Literatura, fazendo caricaturas de autores ou elementos relacionados ao textos ou aos a contextos históricos para ajudar a ilustrar as aulas. Houve uma fase em 2019, quando trabalhei em um curso pré-vestibular em Petrópolis, que comecei a desenhar uns monstros de filmes de terror, como Jason, Freddy Krueger, Chuck etc., e escrevia quanto tempo faltava para a prova do ENEM”, conta.

Foto: Arquivo Pessoal Leandro Magrani

Memórias afetivas

Leandro explica que os desenhos muitas vezes conseguem acessar as memórias afetivas de alunos de diferentes idades. Atualmente, ele dá aula para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e pré-vestibular.

Por este motivo, o repertório de desenhos é vasto: vai desde desenhos animados a personagens da cultura pop. Até escritores, como a famosa Clarice Lispector, já surpreenderam os estudantes em sala de aula.

Mesmo antes da pandemia, o professor já desenhava autores, como Clarice Lispector, para deixar as aulas mais dinâmicas – Foto: Arquivo Pessoal Leandro Magrani

“Os alunos gostam bastante, ficam impressionados pelo fato de eu desenhar e curtem os desenhos, os personagens e os textinhos que escrevo. Costumo incluir algumas frases motivacionais para chamar atenção dos alunos e reforçar os laços com os eles de forma leve, lúdica, mas sem perder o foco pedagógico”, diz.

Retomada

Após o período de isolamento e um longo período com aulas on-line, Leandro revela que os desenhos têm sido apenas um dos recursos utilizados para buscar a atenção dos alunos.

“Tenho tentado várias maneiras tanto discursivas quanto pedagógicas para uma tarefa que está ainda mais árdua do que antes”, destaca.

Ele acrescenta ainda a importância da retomada das aulas presenciais com segurança e seguindo os protocolos contra covid-19. “Esse contato com o outro é muito importante para o processo de aprendizagem”, afirma.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir