4 projetos para quem gosta de ler em Petrópolis
Porque a leitura dá asas a imaginação?
Ler livros é um hobby que, apesar de ser feito em sua maioria individualmente, se torna melhor quando partilhado com outras pessoas. Pensando, reunimos 4 projetos de leituras para dividir as experiências literárias e conhecer diferentes pontos de vistas de uma mesma história.
1. Clube do Livro Granja Brasil
O Clube do Livro Granja Brasil foi idealizado pela petropolitana e psicoterapeuta aposentada, Tânia Luchi, em 2019. No GB, também como é conhecido, são realizavas discussões quinzenais. Atualmente participam do GB 6 mulheres, todas aposentadas. Para escolherem qual será o livro do mês, o grupo segue a ordem alfabética do nome das participantes. A sorteada então indica 4 livros e todas votam.
Foto: Divulgação
Conheça mais: Clube do Livro Granja Brasil
Veja também: Petropolitanas aposentadas criam Clube do Livro para compartilhar a paixão pela literatura
2. Clube Leia Mulheres Petrópolis
O Clube Leia Mulheres Petrópolis existe na cidade há 7 anos. Mensalmente o grupo se reúne para lê e discutir obras escritas por mulheres. A ideia é destacar as produções feitas por mulheres e incentivar a leitura desses livros, em especial, pela defasagem delas, tanto no meio editorial, quanto no universo da escrita e leitura. Os encontros acontecem de forma online na primeira quarta-feira de cada mês, das 19h às 20h30. As inscrições podem ser solicitadas no instagram do Clube.
Foto: Divulgação
Conheça mais: Leia Mulheres Petrópolis
Veja também: Clube de leitura discute obras escritas por mulheres em Petrópolis
3. Hora do Conto
Todo sábado, às 11h, a Livraria Nobel de Petrópolis reserva um momento para que as crianças entrem em contato com o mundo da leitura. Por meio do projeto gratuito Hora do Conto, as contadoras de histórias Alaide Guedes e Mariclea Soares narram as aventuras das páginas de um livro para as crianças.
Foto: Divulgação
Saiba mais: @nobelpetropolis
Veja também: ‘Hora do Conto’ leva a literatura de forma gratuita para crianças em Petrópolis
4. Projeto Não Morro Sem Ler
Criado, em 2021, por Julio Tavares, o Projeto Não Morro Sem Ler, tem o objetivo de incentivar as crianças do bairro Quitandinha a lerem mais. A iniciativa disponibiliza livros no bairro, que ficam em uma geladeira – a geloteca.
Foto: Divulgação
Conheça mais: Projeto Não Morro Sem Ler.
Veja também: Projeto de Petrópolis cria desafio para incentivar leitura em crianças