Connect with us

Projeto de Petrópolis cria desafio para incentivar leitura em crianças

Cultura

Projeto de Petrópolis cria desafio para incentivar leitura em crianças

O Desafio Ler Up, do Projeto Não Morro Sem Ler, premiará as crianças do bairro Quitandinha, que obtiverem as melhores pontuações, com notebook, bicileta, tablet, patinete e jogos de tabuleiro

Com o objetivo de incentivar as crianças do bairro Quitandinha a lerem mais, o Projeto Não Morro Sem Ler criou o “Desafio Ler Up”, que premia crianças em situação de vulnerabilidade social e estudantes da rede pública de ensino, que obtiverem as melhores pontuações, com notebook, bicicleta, tablet, patinete e jogos de tabuleiro.

“Em um mês, ultrapassamos o Índice Nacional de Leitura, que é cerca de 3,7 livros por ano, com 15 crianças. nesse período, elas leram 4 livros. A intenção é aumentar ainda mais”, conta Julio Tavares, o criador da iniciativa.

Foto: Divulgação

Natália Neves é moradora do bairro e inscreveu seu filho Lucas no projeto por ele ter dificuldade de ler. Ela relata que, após esse período, a diferença em seu pequeno é notável.

“Não imaginava que ele ia se aprofundar e gostar tanto assim de ler. Ele fica encantado com os livros. Fica curioso com as histórias. Agora ele mesmo lê um livro sozinho. Estou muito feliz por ver o meu filho tão envolvido no mundo da leitura”, comenta.

Foto: Divulgação

Início do projeto

O projeto teve início em 2021, quando o filho de Julio deu a ideia de criar um local que disponibilizasse livros no bairro. Julio e alguns amigos compraram uma geladeira velha e montaram uma geloteca.

Com as chuvas deste ano, todos os livros foram perdidos. Os voluntários do projeto sentiram o ímpeto de realizar algo ainda mais grandioso que a geloteca. E daí surgiu o desafio.

Foto: Divulgação

Assim, eles começaram a pegar alguns livros de literatura infantil com a finalidade de criar um acervo. Depois desenvolveram um questionário para cada livro. E então divulgaram no Colégio Marcelo Alencar, onde Julio já desenvolvia um projeto de futsal, para realizar a inscrição dos alunos.

“Me incomodava ver que algumas crianças estavam no futsal, mas não tinham compromisso com os estudos. Pensei nesse projeto como uma moeda de troca para que eles fossem melhores na escola”, relata.

Foto: Divulgação

Passaporte e oficinas culturais

As crianças inscritas ganharam um “passaporte cultural”, para que sejam anotadas a pontuação dos testes literários e a participação nas oficinas culturais realizadas pelo projeto.

Foto: Divulgação

“Essas oficinas são, geralmente, contações de histórias e atividades artesanais. Além disso, fazemos passeios culturais. Já fomos ao Museu Imperial e ao SESC Quitandinha. Quando elas participam, carimbamos o passaporte com cinco pontos”, explica Julio.

Ele acrescenta ainda que, a cada livro lido, os participantes respondem a um questionário oral, onde cada resposta certa acrescenta um ponto ao passaporte.

A final do desafio vai ser no dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, quando eles farão uma visita guiada pelo Dom Gregório à Catedral São Pedro de Alcântara e, no final da tarde, os 10 primeiros colocados serão premiados.

Parcerias

Todos os prêmios desta edição foram doados pela Empresa Cras Brasil. Além disto, uma hamburgueria do bairro oferece um hambúrguer e um suco para as crianças que participam dos desafios. Assim, elas se sentem ainda mais estimuladas.

Julio destaca que o incentivo das famílias dos participantes, tanto para que ganhem o prêmio, quanto para entrar no mundo da leitura, é de extrema importância.

Foto: Divulgação

Segunda edição da competição

Uma segunda edição da competição já está prevista. A princípio a ideia é criar grupos de crianças, para que uma incentive a outra. Essa competição será voltada para o mundo dos quadrinhos e contará com a ajuda de Alessandro Garcia, criador do canal do Youtube “Ministério dos Quadrinhos” e cumpadre de Julio.

“A ideia dessa competição vai ser premiar os cinco melhores grupos com a melhor pontuação, um total de 25 crianças. O que eu busco é levá-las em uma viagem para o Beto Carreiro World. Para isso, estou procurando patrocínio de empresas que queiram ser parceiras do projeto a fim de ajudar na premiação”, declara.

Foto: Divulgação

Doação de livros

Os livros disponibilizados, tanto na geloteca, quanto os do acervo do desafio, foram doados por amigos, voluntários e donos de sebo. O SESC Quitandinha também ajudou com algumas doações e os alunos do Colégio Sesi arrecadaram alguns livros para o projeto em troca de pontos na gincana escolar.

“Precisamos de livros infantis, infanto-juvenis, gibis e literatura para o público adulto também. Não aceitamos livros didáticos, apostilas, enciclopédias, atlas e livros de religião”, elenca.

Foto: Divulgação

Para doar algum livro ou ajudar com o patrocínio do projeto, basta entrar em contato com o projeto através do Whatsapp: (24) 98806-0412 ou pelas redes sociais do projeto @projetonaomorrosemler.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir