Connect with us

UNIFASE Petrópolis cria ferramenta online para inclusão social de pessoas com deficiência

Cidade

UNIFASE Petrópolis cria ferramenta online para inclusão social de pessoas com deficiência

Criado em parceria com a Fiocruz, o Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social – NIPPIS, desenvolve estratégias de comunicação e informação para pessoas com deficiência

Foi celebrado nesta quinta-feira (21) o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. E para contribuir com o acesso à informação dessa população, um grupo de pesquisadores do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) e da Fiocruz criou o Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social – NIPPIS, que, entre outras atividades, desenvolve estratégias de comunicação e informação sobre, para e com pessoas com deficiência.

Foto: Divulgação/ UNIFASE

Dificuldades

Na maioria dos casos, as pessoas com deficiência relatam enfrentar barreiras, que podem ser atitudinais (preconceito e a discriminação); culturais (falta de representatividade de pessoas com deficiência na mídia e na cultura popular), comunicacionais (falta de acessibilidade de sites e aplicativos, materiais impressos em formatos acessíveis) ou arquitetônicas (falta de acessibilidade em espaços físicos), para acessar as informações que necessitam.

A Coordenadora do NIPPIS, Cristina Rabelais, esclarece que a indisponibilidade de informações é uma maneira de reforçar a invisibilidade de grupos socialmente excluídos, “ao trabalhar para disponibilizar informações sobre deficiência, em acesso universal e com recursos de acessibilidade, contribuímos para diminuição desta invisibilidade social”, explica.

Segundo Rabelais, o Núcleo tem por objetivo reunir e divulgar informações e conhecimentos que favoreçam a tomada de decisão, a participação e o controle social aplicados à promoção de direitos humanos, à inclusão social e ao planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

O sistema

Ao acessar o NIPPIS clicando aqui, as pessoas encontram o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência – SISDEF, com mais de 100 indicadores sobre as condições de vida, bem-estar e direitos humanos das pessoas com deficiência no Brasil.

A iniciativa, financiada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), conta com a parceria da Plataforma de Ciência de Dados Aplicada a Saúde – PCDaS/Fiocruz e trata-se de um sistema dinâmico, em permanente atualização, que utiliza bases de dados oficiais, como fontes para a elaboração de indicadores e análise de dados.

Além disso, as pessoas têm acesso às informações no ECOAR – Diálogos de Cidadania – Programa informativo cultural sobre cidadania, direitos humanos e acessibilidade, lançado em 2021, que é transmitido ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE/FMP, no YouTube.

“Ao longo de 17 episódios, alcançamos mais de quatro mil visualizações, com participação de 43 pessoas com e sem deficiência, especialistas e representantes de movimentos sociais”, finaliza Rabelais. As pessoas podem conferir a playlist clicando aqui.

Foto: Divulgação

Acessibilidade na UNIFASE

Além das pesquisas, a UNIFASE/FMP conta com o apoio de uma Comissão de Acessibilidade em seu campus acadêmico, responsável por garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso às instalações e informações. Alunos, visitantes e os próprios colaboradores, que têm alguma deficiência, usufruem do contínuo trabalho realizado pela Comissão.

“Sou funcionária da UNIFASE desde 2015. Trabalho na secretaria de registros acadêmicos e atualmente faço parte da Comissão de Acessibilidade, que atua na sensibilização dos colaboradores sobre as práticas inclusivas. Enquanto pessoa com deficiência, sei o quanto esses projetos de inclusão são importantes. Assim que fui contratada, a comissão entrou em contato comigo para oferecer todo o suporte necessário para que eu desenvolvesse meu trabalho aqui na instituição. Isso me deu mais segurança e tranquilidade para trabalhar”, comenta a colaboradora da UNIFASE, Amanda Boaventura.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir