Connect with us

13 programas de lazer acessíveis a quem tem a mobilidade reduzida em Petrópolis

Lazer

13 programas de lazer acessíveis a quem tem a mobilidade reduzida em Petrópolis

[Dia da Acessibilidade] Opções de museus, praças e parques

*Matéria atualizada no dia 4 de dezembro de 2023

Embora todos os locais já devessem ser adaptados a quem tem a mobilidade reduzida, infelizmente nem todos os atrativos turísticos de Petrópolis oferecem rampas e vias de acesso adaptadas. No Dia da Acessibilidade, a Sou Petrópolis aproveita para reforçar essa necessidade e, ao mesmo tempo, sugerir alguns roteiros para quem quer desfrutar de um programa de lazer na cidade, mas ainda não sabe por onde começar.

1. Museu Imperial

Para cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção, o Museu Imperial disponibiliza uma entrada especial, com rampa. Dentro do Palácio, há um elevador para acesso ao segundo pavimento. Em caso de dúvidas ou necessidade de auxílio, os guardas do Museu estão à disposição.

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro.

Fotos: @paullaumacarioca e Henry Kappaun via @fuiprarua

2. Casa Stefan Zweig

Última morada de Stefan Zweig, a casa traz a imersão e a reflexão na vida do que foi considerado o autor mais lido e traduzido no período entre guerras. A chegada ao espaço acontece através de uma escadaria que, para pessoas com dificuldade de locomoção, também pode ser acessada por um elevador.

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 34

Fotos: Instagram @quit_torrez

3. Palácio Quitandinha

Projetado para ser o maior hotel-cassino da América Latina, o Palácio Quitandinha possui rampas nas varandas e na entrada (utilizar a principal no caso de uso de cadeira de rodas) para facilitar o acesso de pessoas com a mobilidade reduzida. Os apartamentos e quartos, por sua vez, são acessíveis por elevadores.

Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

Foto Instagram @carol.a.freire e Instagram @gauerdani

4. Orquidário Binot

Fundado em 1870 por Jean Baptiste Binot – o mesmo idealizador dos jardins do Palácio Imperial, o Orquidário Binot é considerado o mais antigo do país! Até hoje administrado por pelos descendentes de Jean Binot, o espaço é aberto à visitação e a entrada é gratuita! Além de ser acessível ao público PCD, o local oferece uma cadeira de rodas para quem não conseguir transportá-la no carro.

Endereço: R. Fernandes Vieira, 390 – Retiro

Fotos: @yannaduqueis e @orquidariobinot

5. Catedral São Pedro de Alcântara

Após as obras em 2022, a torre e a Galeria Princesa Isabel foram abertas para visitação. Durante o passeio, além do acesso ao interior da igreja por meio das varandas, é também possível ter uma visão do alto da cidade. Para as pessoas com deficiência ou restrições de mobilidade, há um elevador, uma rampa e adaptações especiais facilitando o tour pelo ponto turístico.

Endereço: R. São Pedro Alcântara, 60

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

6. Palácio de Cristal

Após a nova reforma no ano passado, o Palácio de Cristal se tornou mais um dos pontos acessíveis em Petrópolis. A grande novidade foi o piso fulget, antiderrapante e permeável, de quartzo, granito e outras pedras naturais aglutinadas com resina, o que melhora a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Endereço: R. Alfredo Pachá, s/n

Foto: Divulgação PMP

7. Vale da Lua

Complexo de trilhas, o Vale da Lua é uma floresta linda de pinheiros que, pouco a pouco, tem sido descoberta pelos petropolitanos. Além da subida a pé, que leva entre meia hora e 40 minutos, também é possível acessar o Vale de carro: opção ideal para quem tem a mobilidade reduzida.

Como chegar? Para chegar ao Vale da Lua de carro basta seguir a Estrada das Arcas e, depois, as placas sentido Villa Mia, na altura do número 891. A partir daí há uma estradinha de terra – preferivelmente acessada com carros maiores e próprios para trilhas. Dela, são cerca de 5 a 10 minutos antes de chegar ao destino final.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – @_alessacostaa

8. Sesc de Nogueira

Situado em uma área de 150 mil m² de muito verde, o Sesc de Nogueira dispõe de uma série de rampas que facilitam o passeio pela estrutura. No caso da hospedagem, também há quartos e estruturas acessíveis, como o prédio central, que conta com elevador.

Endereço: Estr. do Calembe – Nogueira

Foto: Antônio Pinheiro

9. Centro de Artes e Esporte Unificado da Posse

Acessível, o local, inaugurado em 2014, conta com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra de eventos, playground e pista de caminhada.

Endereço: Estrada União e Indústria, número 32.877

Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

Bônus: Parques e Praças Públicas

Praça da Liberdade

Endereço: Localização: Av. Köeller, 341 – Centro

Foto: Reprodução/Instagram @rozendosandro

Parque Cremerie

Endereço: Rua Luís de Camões, s/ nº – Estrada da Independência

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Parque Natural da Ipiranga

Endereço: Avenida Ipiranga, nº 853

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis e @henrykappaun

Parque Municipal de Itaipava

Endereço: Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Se lembra de mais alguma atividade de lazer acessível a cadeirantes em Petrópolis? Sugere pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir