Connect with us

Agosto Dourado: saiba a importância do Banco de Leite Humano em Petrópolis

Saúde

Agosto Dourado: saiba a importância do Banco de Leite Humano em Petrópolis

Espaço funciona no Hospital Alcides Carneiro por meio de uma parceria entre a FMP e Prefeitura

Em Petrópolis, por meio da parceria entre o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis e a Prefeitura Municipal, o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, referência na Região Serrana na área materno-infantil, conta com ampla estrutura no Banco de Leite Humano, que completou um ano de funcionamento neste dia 23 de agosto.

Foto: Divulgação

E neste mês acontece a Campanha Agosto Dourado, lançada oficialmente pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 2017, um importante movimento de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. É essencial abordar a doação do leite materno nos Bancos de Leite Humano, pois os bebês prematuros necessitam desse alimento tão rico em nutrientes para que possam crescer e se desenvolver de forma saudável.

“O leite materno impacta positivamente a saúde do bebê. Desta forma, justifica-se plenamente a relevância das ações voltadas para a promoção e apoio ao aleitamento materno, ressaltando a importância para o grupo de bebês, que ao nascer apresenta condições de maior risco e se beneficia muito da prática do aleitamento materno para superar este momento de maior fragilidade. Neste contexto, estamos apontando como principal grupo de beneficiários desta ação os prematuros e demais bebês que necessitam receber assistência em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”, destaca o médico e professor da UNIFASE/FMP Álvaro Veiga, Diretor de Ensino do SEHAC (Serviço Social Autônomo Alcides Carneiro).

Foto: Divulgação

“Por mais que a mãe queira amamentar o recém-nascido no seio, nem sempre é possível, principalmente quando se trata de um prematuro com baixo peso, pois necessita de cuidados intensivos. Devido ao estresse e outras condições associadas, muitas mães não conseguem extrair a quantidade de leite necessária para alimentar inicialmente os bebês. Nestas situações, é necessário contar com a doação de leite materno para oferecer aos nossos pequenos prematuros, que necessitam das melhores práticas, para que possam superar este momento, muitas vezes, tão crítico”, explica o Dr. Álvaro Veiga.

Como funciona?

O leite materno doado para o Banco de Leite Humano é processado e pasteurizado para garantir segurança e qualidade. Por isso, este processo requer que apenas os profissionais qualificados na área recebam e manuseiem o leite doado.

“É essencial que todos os profissionais que atuam na área da saúde estejam devidamente preparados para desempenhar suas funções com maestria. No caso do Leite Humano, alimento essencial para a saúde dos recém-nascidos, é necessário que o profissional saiba como administrar o alimento para que este não perca seus nutrientes. Por isso, nós oferecemos este curso de extensão para que os alunos e profissionais das áreas de nutrição, medicina, enfermagem, psicologia e afins, obtenham conhecimentos necessários sobre os aspectos nutricionais, físicos e químicos do leite, e saibam como realizar adequadamente as etapas de processamento do leite humano”, pontua Ana Beserra, coordenadora do curso de extensão em Banco de Leite Humano da UNIFASE.

Curso

Os interessados em adquirir conhecimentos específicos para atuar em um Banco de Leite Humano podem se inscrever na próxima turma do curso de extensão da UNIFASE, que terá início no dia 2 de outubro. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site.

Como ajudar?

As lactantes que desejam doar devem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano pelo telefone (24) 2236-6600 (ramal 264) ou pelo WhatsApp (24) 2236-6634, por onde receberão orientações sobre a ordenha, armazenamento e transporte do leite.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.

Endereço: Rua Vigário Correa, 1345 – Corrêas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir