Connect with us

UNIFASE Petrópolis oferece novas oportunidades na carreira de Nutrição

Educação

UNIFASE Petrópolis oferece novas oportunidades na carreira de Nutrição

Com entrada gratuita, Semana de Nutrição, acontece nos dias 30 e 31 de agosto; saiba como se inscrever

Ao longo dos anos, a atuação profissional na área de nutrição tem se expandido e diversificado, abrangendo uma ampla gama de cenários e contextos. Com atenção especial à saúde nutricional dos pacientes, esses profissionais desempenham um papel crucial na educação alimentar, na otimização do desempenho humano na área esportiva e na prevenção e tratamento de doenças.

Foto: Divulgação

Tradicionalmente, um dos cenários mais visíveis para atuação profissional é a nutrição clínica, onde os nutricionistas trabalham em hospitais, clínicas e consultórios, colaborando com equipes multidisciplinares para desenvolver planos alimentares personalizados para pacientes em condições de saúde específicas. No entanto, o campo de atuação está ampliando e oferece outras cinco áreas que demandam por profissionais qualificados.

“O Conselho Federal de Nutricionistas aponta outras cinco grandes áreas de atuação: a nutrição em alimentação coletiva; nutrição esportiva; nutrição na saúde coletiva; nutrição na indústria de alimentos e nutrição no ensino, na pesquisa e na extensão. Dentro de cada uma dessas áreas, os profissionais têm a oportunidade de trabalho tanto em escolas, na parte de educação alimentar e nutricional quanto na parte de alimentação coletiva, na adequação e preparação de cardápios na esfera pública e na privada, além de academias, unidades de saúde etc”, explica Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE.

Nutrição esportiva

Nos últimos anos, a área de nutrição esportiva ganhou muito destaque, à medida em que a importância da alimentação no desempenho atlético é cada vez mais reconhecida. Nutricionistas esportivos trabalham com atletas de todos os níveis para criar estratégias nutricionais que maximizem o rendimento, acelerem a recuperação e previnam lesões relacionadas à alimentação. A pesquisa e a academia também são áreas em crescimento para os nutricionistas, que ficam responsáveis por promover pesquisas científicas que investigam os efeitos da alimentação na saúde humana, contribuindo para o avanço do conhecimento nesse campo.

“O mercado de trabalho na área de nutrição está aquecido, exatamente pelo reconhecimento da importância desse profissional no bem-estar e na qualidade de vida. Em decorrência do aumento da prevalência de excesso de peso e de doenças crônicas, a atuação profissional dos nutricionistas foi realmente validada como primordial nas equipes de atenção à saúde. O perfil do profissional que será reconhecido no mercado de trabalho é daquele que tem empatia, escuta qualificada e que esteja sempre em movimento, buscando especialização e atualização dos conhecimentos”, esclarece.

Clínica

Nos hospitais, a atuação do nutricionista é requisitada nas Unidades de Terapia Intensiva, na maternidade, pediatria e na clínica médica. O profissional fica responsável por fazer o acompanhamento dos pacientes em tratamento de via oral ou por sondas, realizando a indicação e avaliação das dietas prescritas. Em restaurantes e na área de saúde pública, o nutricionista tem a oportunidade de trabalhar tanto em gestão de políticas públicas, quanto na assistência dentro da rede de saúde dos municípios, estados e no âmbito federal”, comenta.

Com o avanço das redes sociais, a consultoria em nutrição é outra possibilidade profissional, na qual os nutricionistas oferecem orientação individualizada a clientes que buscam melhorar sua saúde, controlar o peso ou otimizar a alimentação.

“Essa abordagem personalizada permite que os profissionais adaptem as recomendações às necessidades e objetivos específicos de cada pessoa. Em resumo, a atuação profissional na área de nutrição abrange uma vasta gama de cenários, desde o tratamento clínico até a promoção da saúde em comunidades, do esporte à indústria alimentícia. Nutricionistas desempenham um papel vital em ajudar as pessoas a compreenderem a importância da alimentação equilibrada, adaptada às suas necessidades individuais, contribuindo assim para um estilo de vida mais saudável e para a prevenção de doenças. Seja qual for o cenário escolhido, a missão central dos nutricionistas permanece a mesma: capacitar as pessoas a fazerem escolhas alimentares informadas e benéficas para a sua saúde e bem-estar”, destaca Gasser.

Semana de Nutrição

Os interessados na área da Nutrição devem estar atentos, pois o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para a Semana de Nutrição, evento gratuito e aberto ao público, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto. Outras informações estão disponíveis no site.

“A UNIFASE oferece formação crítica e generalista, com processos inovadores que garantem aos alunos o estágio supervisionado nas principais áreas de atuação, com um corpo docente altamente qualificado de mestres e doutores. Desde o primeiro período do curso, os alunos vivenciam a atuação profissional no dia a dia, sempre mobilizados com o uso de metodologias ativas. Além disso, no nosso campus universitário os alunos contam com a cantina escola, um espaço de ações educativas e de estágio supervisionado. No Projeto Integrado da Nutrição (PIN) o aluno vivencia todas as etapas de planejamento, análise e produção dos produtos, com uma matriz curricular desenhada em resposta às demandas apresentadas pelo mercado de trabalho, com gestão de carreira, empreendedorismo etc, tudo conectado com as demandas apresentadas pelo mercado de trabalho. Então, a Semana de Nutrição se apresenta como uma boa oportunidade para expandir os conhecimentos, além de fazer contato com profissionais da área”, finaliza Thaise Gasser.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir