Connect with us

Parceria com a UNIFASE/FMP transforma unidade hospitalar no Hospital Alcides Carneiro

Saúde

Parceria com a UNIFASE/FMP transforma unidade hospitalar no Hospital Alcides Carneiro

Diretora Geral do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, comenta sobre a parceria

A história de parceria entre o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) e o Hospital Alcides Carneiro (HAC) teve início há mais de 50 anos. Mas o contato de Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora geral da UNIFASE, começou há 30 anos.

Foto: Divulgação

Nesta época, estava em curso a organização do HAC como hospital geral municipal, que Petrópolis ainda não dispunha. Sua gênese compreendia a implantação de novos serviços – pediatria, maternidade, reabertura do centro cirúrgico para cirurgia geral, unidade de tratamento intensivo, ampliação da clínica médica – e a formação de recursos humanos para a saúde, de modo a concretizar os objetivos do SUS.

Dessa forma, a FMP foi convidada a organizar e compor as equipes médicas com os professores de suas diversas disciplinas. Nessa composição, o ensino fortaleceria as atividades assistenciais e estas seriam fundamentais como campo de aprendizagem para os estudantes.

Esse processo, exitoso em todos os sentidos, foi reconhecido pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, que credenciou o HAC como Hospital de Ensino, reconhecendo a sua qualificação técnica (corpo clínico formado por docentes titulados e comprometidos com as melhores práticas profissionais) e sua importância para a formação de novos profissionais para o SUS.

Esse processo se desdobrou na abertura de diversos programas de residência médica, de enfermagem e multiprofissional, que formam especialistas para a rede de saúde da cidade. Essa dupla vocação formou uma base sólida para o desenvolvimento do HAC, hoje com cerca de 300 leitos e inúmeros serviços especializados, referência central do SUS em Petrópolis.

“O compromisso da UNIFASE/FMP se traduz na permanente e intransigente defesa do fortalecimento do SUS e do HEAC como hospital geral público, mesmo quando colocadas em dúvida a sua viabilidade e a sua centralidade. Este compromisso tem se traduzido na incontestável integração entre os docentes e estudantes nas atividades assistenciais da unidade hospitalar, e ainda na colaboração permanente em todos os projetos, processos e necessidades fundamentais da unidade de saúde”, afirma Maria Isabel.

Foto: Divulgação

A Faculdade tem sido parceira nas iniciativas que qualificam o hospital, e complementa essa parceria com obras, equipamentos, projetos e recursos humanos, inclusive contribuindo para que fontes adicionais de financiamento fossem conquistadas, de modo a fortalecer o crescimento e a excelência de suas atividades.

“Sentimos orgulho de participar dos primeiros 80 anos dessa rica história do Hospital Alcides Carneiro e sustentamos, com convicção, o desejo de continuar fortalecendo os laços da ciência com o fazer profissional, em permanente busca da excelência do nosso querido hospital”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir