Connect with us

Você sabia por que Petrópolis comemora a Festa da Cultura Japonesa?

História

Você sabia por que Petrópolis comemora a Festa da Cultura Japonesa?

Saiba como a ligação entre Brasil e Japão começou justamente no município

A relação de Petrópolis com a história vai além do Império Português. Poucos sabem, mas a ligação entre Brasil e Japão começou justamente no município, quando foi remontando o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação, assinado em 5 de novembro de 1895, em Paris. Isso fez com que se iniciassem, oficialmente, as relações diplomáticas entre os dois países. E mantendo essa tradição é que Petrópolis comemora a Festa da Cultura Japonesa – O Bunka-Sai.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Legação do Japão em Petrópolis

Em 1897 foi quando chegou ao Brasil o primeiro grupo diplomático japonês, que ficou hospedado, no Alexandria Hotel, atual Convento Nossa Senhora de Lourdes. No mesmo ano, foi aberta na cidade a primeira representação diplomática do Japão, na casa que fica na Avenida Sete de Abril, onde hoje está localizado o Museu do Japão

Fotos: Sou Petrópolis

Por que a escolha de Petrópolis?

A cidade foi escolhida devido ao surto que a capital, Rio de Janeiro, sofria com epidemias contínuas de febre amarela. Enquanto isso Petrópolis mantinha o clima de tempo agradável. Nesta época, além dos japoneses, outros membros de outras embaixadas estrangeiras preferiram se estabelecer aqui, como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.

Primeiras famílias na cidade

Em 1906, a partir de um relatório enviado de Petrópolis para o governo japonês, as fronteiras do Brasil foram abertas para a imigração japonesa. No dia 18 de junho de 1908, 165 famílias  japoneses desembarcaram do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, em São Paulo, para trabalhar nas lavouras de café, dando início oficial à comunidade nipônica em solo brasileiro.

Heranças

A cidade mantém a ligação com o país asiático, por meio do Museu do Japão, da gastronomia e do Circuito das Cerejeiras. A beleza da natureza é a mesma, a diferença é o período de exibição. Enquanto no Japão florescem entre o fim de março e início de abril – começo da primavera, em Petrópolis a floração acontece da metade de julho até agosto. Lugares de atração turística como o Lago do Quitandinha, o Museu Imperial e o Palácio Rio Negro receberam as sementes da espécie.

Fotos: Milena Ponte – @alicetesch

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir