[Nome das Ruas] Quem é o Doutor da rua Doutor Thouzet, em Petrópolis?
Dada a sua importância na época, Constantino Napoleão Thouzet foi homenageado com seu nome como uma rua na cidade
O Doutor Thouzet, que dá nome a uma rua de Petrópolis, era um médico de origem francesa. Nesta terceira edição da série #NomeDasRuas, descubra quem é o personagem homenageado por este local de Petrópolis.
O nome completo dele é Constantino Napoleão Thouzet. Ele tinha experiência e utilizava plantas medicinais em seus trabalhos nos tratamentos de saúde. Dr. Thouzet veio para Petrópolis a convite do Imperador Dom Pedro II, em torno de 1850, para atuar como médico por aqui principalmente ajudando a controlar a epidemia de cólera que atingiu boa parte dos colonos germânicos residentes na cidade.
Foto: Jeferson Calomeni
Altruísta, o imigrante era também responsável por um hospital que atendia os escravizados na Rua Ipiranga. Dr. Thouzet destacou-se não apenas por seu trabalho como médico, mas também por seu interesse em botânica e história natural. Ele realizou pesquisas sobre a flora e a fauna da região, contribuindo para a compreensão e documentação da biodiversidade local.
Seu histórico como Constantino Napoleão Thouzet
Em sua bela chácara cultivava orquídeas e outras plantas raras, e no ano seguinte passou a lecionar seu idioma, história e geografia no tradicional Instituto Kopke, também conhecido como Colégio Petrópolis, localizado na atual Rua Walter Bretz, na Piabanha.
Em 1855, a colônia de Petrópolis foi atingida por uma grande epidemia de cólera, vitimando 360 pessoas. Entre as vítimas fatais estavam o colono Miguel Bauer e sua esposa Catarina, moradores do Quarteirão Castelânea.
Dentre as providências tomadas pelo Presidente da Província, o Visconde de Baependi, estavam a criação de uma junta médica cuja finalidade era visitar os doentes em suas residências, bem como os estabelecimentos comerciais e industriais e a criação de uma enfermaria pública localizada na Rua Montecaseros. Juntamente com os doutores José Calazans Rodrigues de Andrade e Luiz Pinheiro Siquera, Dr. Thouzet trabalhou incessantemente no combate a epidemia da cólera, recusando-se a receber uma gratificação por seus serviços.
Foto: Köchem Imagens Aéreas
Homenagens
Como forma de agradecimento, os habitantes de Petrópolis criaram uma medalha e ofertaram ao Dr. Thouzet, com os dizeres: “Sabedoria e Filantropia. Ao exímio médico Dr. Thouzet os habitantes de Petrópolis sempre gratos”. Por meio de decreto imperial foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem de Cristo.
Em 1862, fundou a primeira casa de saúde particular em Petrópolis, o Sanatório Hermitage, na Rua Joinville e lá clinicou por vários anos, atendendo a todos, com dedicação e profissionalismo.
Por seus serviços prestados à população o Prefeito Magalhães Bastos denominou a travessa, hoje rua, que começa na Rua General Rondon e termina na Av. Portugal, de Rua Dr. Thouzet. A contribuição da imigração francesa, através do Dr. Thouzet para nossa cidade, é de grande relevância e singularidade. Como médico e educador ele deixou definitivamente marcada sua participação em nosso passado histórico.
Fonte: IHP – Instituto Histórico de Petrópolis
Veja também:
- [Nome das Ruas] Quem é o sargento da rua Sargento Boening, em Petrópolis?
- [Nome das Ruas] Quem é o Coronel da Rua Coronel Veiga, em Petrópolis?
- Herança histórica e arquitetônica: veja 7 antes e depois de Petrópolis
- Trajeto entre Casa de Santos Dumont e Praça 14 Bis terá história do pioneiro da aviação