Connect with us

10 motivos para ir ao Festival de Inverno de Petrópolis neste mês

Agenda

10 motivos para ir ao Festival de Inverno de Petrópolis neste mês

Com programação gratuita, evento acontece de 14 a 23 de julho, com concertos, apresentações musicais, oficinas, peças e muito mais!

A 22ª edição do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis começa nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 23 de julho com uma extensa programação, repleta de atrações artísticas. E para te incentivar a curtir o evento, reunimos nesta lista 10 motivos para aproveitar o Festival de Inverno de Petrópolis neste mês.

Foto: Divulgação

1. O evento é gratuito

Promovido pelo Instituto Dell’Arte, o festival tem programação totalmente gratuita e acontece em diversos espaços da cidade.

Foto: Divulgação

2. Apreciar o concerto de abertura na Catedral

O concerto de abertura do evento acontece nesta sexta-feira (24), às 19h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a Camerata Antiqua de Curitiba. No programa, o excepcional Oratório Joshua, de Händel, sob a regência de Ricardo Kanji, em versão reduzida. A apresentação promete ser um dos pontos altos do festival, com importantes participações do coro e solistas.

Raramente executada, a obra está dividida em duas partes onde se alternam coros, recitativos e árias, contando os momentos finais de Cristo na cruz interpretados pelo tenor Aníbal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb.

Veja também: Com entrada gratuita, concerto de abertura do Festival de Inverno de Petrópolis acontece nesta sexta

Foto: Divulgação

3. Aprender com as oficinas

No Palácio de Cristal, sempre às 15h, serão oferecidas diversas oficinas musicais, como: Baixo Elétrico, com Cristiano Gavioli; Orquestra de Latofones com Joaquim de Paula; Encontro em Quatro Cordas – Ukulele e Cavaquinho com Bruna Souza e Cante e os Males Espante, com Tainá de Abreu.

Foto: Divulgação

4. Aproveitar a série Cristal Jazz no Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal também será palco da badalada série Cristal Jazz, que este ano trará shows em diferentes horários: às 18h30m e 20h.

Artistas do calibre de Mauro Senise & Cristóvão Bastos, Leo Gandelman, Victor Biglione Trio, Jazz +4 e o Jazz das Minas.

Os talentos locais serão representados por estrelas como Karina Duque Estrada, Toco de Graúna, Gavioli Trio, Pablo Vares, Mano a Mano e Encantabreu.

Foto: Divulgação

5. Conhecer a Casa Stefan Zweig

Conhecida principalmente pelo icônico tabuleiro gigante de xadrez, a Casa Stefan Zweig, onde morou o famoso escritor austríaco, também receberá a programação clássica.

O Duo Ruvatto, com a cantora, compositora e atriz Danielly Ruf e o violonista Tacio Prevatto farão um programa entusiasmante, “Canções Antigas Espanholas e Obras Latino-americanas para violão”.

Já o Duo Ariane Petri (fagote) e Geisa Felipe (flauta) apresenta um repertório inspirado na saga dos exilados, com obras de compositores que imigraram ao Brasil vindos da Europa.

Fotos: Instagram @quit_torrez

6. Assistir as peças sobre Santos Dumont

Neste mês de julho é comemorado o aniversário de 150 anos de nascimento de Santos Dumont, o pai da aviação. Por isso, o Festival de Inverno contará com duas apresentações da peça “Bis, 14 Bis, As Estações de Dumont”, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

O sonho de voar, o ato de criar e inventar do pacifista brasileiro será cantado com composições e poesias inéditas recitadas por quatro atores-clowns, em uma mini-opereta com intervenções poéticas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

7. Conferir a Série Dellarte na UNIFASE

O Teatro Sala Arthur de Sá Earp Neto, na UNIFASE receberá, do dia 15 a 23 de julho, sempre às 18h30m, a Série Dellarte, concertos de música clássica com os mais representativos artistas do gênero. A abertura será no sábado (15), com o Quarteto Atlântico (Ivan Scheinvar e Thiago Teixeira nos violinos, Luiz Felipe Ferreira na viola e Bruno Valente no violoncelo).

No domingo, (16), o Duo Gerk & Lima, formado pela soprano Maria Gerk e pelo violonista Marco Lima, apresentará um breve panorama da música de câmara espanhola do século XX para voz e violão. Na quarta (19), será a vez do Trio Elisa Fukuda, com Marcos Aragoni ao piano, Elisa Fukuda ao violino e Moisés Ferreira no violoncelo.

A programação continua na quinta (20), com o Trio Aquarius, formado por Flávio Augusto ao piano, Ricardo Amado no violino e Ricardo Santoro no violoncelo. Já na sexta (21), sobe ao palco a aclamada Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, composta de 58 músicos e com direção geral do maestro Jony William Villela.

No último fim de semana do evento, no sábado (22), o Duo Braga & Balloussier apresentará peças para violoncelo e piano de Schubert, Janáček, Arthur Napoleão e Piazzolla. E fechando a programação, no domingo (23), 0 grupo PianOrquestra traz o show de lançamento do álbum “CollectivA”

Foto: Renato Mangolin

8. O evento já acontece a mais de 20 anos

Renomado evento da cidade, o Festival de Inverno está em sua 22ª edição. “São mais de 20 anos de história promovendo o Festival de Inverno, sempre com muita criatividade e parcerias, sem jamais abrir mão da qualidade artística. Colaborar e dinamizar a vida cultural de Petrópolis, além de impulsionar a economia da cidade, são pilares fundamentais para o Instituto Dell’Arte”, exalta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dell’Arte.

Foto: Divulgação

9. Turistar

Por acontecer em diversos espaços da cidade, dentre eles pontos turísticos como a Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal e a Casa Stefan Zweig, é possível aproveitar para turistar ao mesmo tempo em que se curte o festival.

Foto: Divulgação Dellarte

10. Aproveitar a estação da melhor forma

O Festival de Inverno se soma à estação de alta temporada em Petrópolis, onde as opções de lazer são as mais diversas. E para te dar um empurrãozinho para aproveitar a cidade nessa época mais fria e, de quebra conferir toda a programação do evento, aqui vão 18 motivos para visitar Petrópolis neste inverno.

Fotos: Halline Fialho – Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir