Connect with us

Com programação gratuita, 22ª Festival de Inverno de Petrópolis acontece neste mês

Agenda

Com programação gratuita, 22ª Festival de Inverno de Petrópolis acontece neste mês

Atrações acontecem de 14 a 23 de julho na Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, UNIFASE, Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa Stefan Zweig

De 14 a 23 de julho, o Instituto Dell’Arte promove a 22ª edição do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis. Serão dez dias repletos de atrações artísticas, em locais como a Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, UNIFASE- Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa Stefan Zweig.

Foto: Divulgação Dellarte

Toda a programação é gratuita, ancorada na “Campanha da Solidariedade”, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições carentes da região.

Catedral

O Concerto de Abertura será na Catedral São Pedro de Alcântara, sexta-feira, dia 14 de julho, às 19h30, com a Camerata Antiqua de Curitiba. No programa, o excepcional Oratório Joshua, de Händel, sob a regência de Ricardo Kanji, em versão reduzida.

A apresentação desta noite promete ser um dos pontos altos do festival, com importantes participações do coro e solistas interpretados pelo tenor Anibal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb.

Foto: Divulgação Dellarte

Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal será palco da badalada série Cristal Jazz, que este ano trará shows em diferentes horários: às 18h30m e 20h. Artistas do calibre de Mauro Senise & Cristóvão Bastos, Leo Gandelman, Victor Biglione Trio, Jazz +4 e o Jazz das Minas. Os talentos locais serão representados por estrelas como Karina Duque Estrada, Toco de Graúna, Gavioli Trio, Pablo Vares, Mano a Mano e Encantabreu.

Também no Palácio de Cristal diversas oficinas musicais serão oferecidas, como: Baixo Elétrico, com Cristiano Gavioli; Orquestra de Latofones com Joaquim de Paula; Encontro em Quatro Cordas – Ukulele e Cavaquinho com Bruna Souza e Cante e os Males Espante, com Tainá de Abreu.

Foto: Divulgação

UNIFASE

Este ano, o Instituto Dellarte celebra o início de uma importante parceria com a UNIFASE. O Teatro Sala Arthur de Sá Earp Neto receberá, sempre às 18h30m, a Série Dellarte, concertos de música clássica com os mais representativos artistas do gênero.

A abertura será sábado, dia 15, com o Quarteto Atlântico (Ivan Scheinvar e Thiago Teixeira nos violinos, Luiz Felipe Ferreira na viola e Bruno Valente no violoncelo). O grupo, que completa 10 anos neste ano, apresentará um repertório de peso: obras de Osvaldo Lacerda, Samuel Barber e Beethoven.

Domingo, dia 16, o Duo Gerk & Lima, formado pela soprano Maria Gerk e pelo violonista Marco Lima, apresentará um breve panorama da música de câmara espanhola do século XX para voz e violão.

Quarta-feira, dia 19, será a vez do Trio Elisa Fukuda, com Marcos Aragoni ao piano, Elisa Fukuda ao violino e Moisés Ferreira no violoncelo. No programa, o Trio Op.49 n.1 em ré menor, de Mendelssohn e o Trio Op.70 n.1, em ré maior, de Beethoven.

A programação da Série Dellarte continua quinta-feira, dia 20, com o Trio Aquarius, formado por Flávio Augusto ao piano, Ricardo Amado no violino e Ricardo Santoro no violoncelo. No programa, o Trio em sol maior, Hob. XV: 25, de Haydn, Cinco miniaturas brasileiras, de Villani-Côrtes e as “As Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla.

Sexta-feira, dia 21, a aclamada Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, é composta de 58 músicos e tem direção geral do maestro Jony William Villela. Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, traz um programa eclético, com temas de Dominguinhos, Tchaikovsky, Gershwin, Sivuca e Chico da Silva, entre outros.

Foto: Renato Mangolin

Sábado, dia 22, o Duo Braga & Balloussier apresentará peças para violoncelo e piano de Schubert, Janáček, Arthur Napoleão e Piazzolla. O violoncelista Miguel Braga traz em seu currículo concertos com importantes orquestras brasileiras e prêmios em concursos. Katia Balloussier, camerista experiente, desde 1997 ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

O grupo PianOrquestra, criado e com a direção de Claudio Dauelsberg, traz o show de lançamento do álbum “CollectivA” no domingo, dia 23, fechando a programação Série Dellarte na UNIFASE. O repertório inclui os compositores Villa-Lobos e Santoro, Pixinguinha, Hermeto e Egberto, Amaral Vieira e um novo arranjo para uma composição autoral (Ciranda).

Foto: Renato Mangolin

Casa Stefan Zweig

A icônica Casa Stefan Zweig, onde morou o famoso escritor austríaco, também receberá programação clássica: o Duo Ruvatto, com a cantora, compositora e atriz Danielly Ruf e o violonista Tacio Prevatto em um programa entusiasmante, “Canções Antigas Espanholas e Obras Latino-americanas para violão”. Já o Duo Ariane Petri (fagote) e Geisa Felipe (flauta) apresenta um repertório inspirado na saga dos exilados, com obras de compositores que imigraram ao Brasil vindos da Europa.

Foto: Bruno Soares

Centro de Cultura Raul de Leoni

O Festival de Inverno também ocupará o Centro de Cultura Raul de Leoni com duas apresentações da peça “Bis, 14 Bis, As Estações de Dumont”, em comemoração aos 150 anos de nascimento do genial Santos Dumont. O sonho de voar, o ato de criar e inventar do pacifista brasileiro será cantado com composições e poesias inéditas recitadas por quatro atores-clowns, em uma mini-opereta com intervenções poéticas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

O Festival

“São mais de 20 anos de história promovendo o Festival de Inverno, sempre com muita criatividade e parcerias, sem jamais abrir mão da qualidade artística. Colaborar e dinamizar a vida cultural de Petrópolis, além de impulsionar a economia da cidade, são pilares fundamentais para o Instituto Dell’Arte”, exalta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte.

Segundo o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, “O Festival de Inverno é um evento que vem aquecer ainda mais a nossa alta temporada. A retomada do turismo está a todo vapor, com finais de semana de cidade cheia há pelo menos dois meses. Reflexo do trabalho que vem sendo feito em várias áreas, para recuperar a confiança dos turistas, garantindo segurança e claro, boas atrações, como a tradicional Bauernfest, realizada novamente em seu período original, e o Festival de Inverno nesta segunda quinzena de julho”.

Através de programas de incentivo e parceria com instituições locais, a concessionária Águas do Imperador vem, a cada ano, investindo em ações e eventos que promovem a educação e a cultura acessível para os moradores de Petrópolis.

“Águas do Imperador possui a responsabilidade social, assim como ambiental, em sua essência. Por isso, vemos no Festival de Inverno um evento importante, já consolidado em nossa cidade, que leva cultura e oferece a todos a oportunidade de apreciar a beleza da música clássica e ter contato com uma diversidade de manifestações artísticas que serão apresentadas no evento”, ressalta o diretor de Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

O Festival de Inverno é apresentado pelo Ministério da Cultura, Águas do Imperador e Prefeitura de Petrópolis, patrocinado por Eletrobras Furnas, apoio da UNIFASE, apoio institucional da Prefeitura de Petrópolis, produção da Dellarte, realização do Instituto Dell’Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal / União e Reconstrução.

Pra anotar aí:

22º. Festival de Inverno de Petrópolis

Quando: de 14 a 23 de julho

Onde: Catedral de São Pedro, Palácio de Cristal, UNIFASE – Teatro Arthur de Sá Earp Neto, Centro Cultural Raul de Leoni e Casa Stefan Zweig.

Todas as atrações têm entrada gratuita

Programação sujeita a alterações

Mais informações neste site 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir