Connect with us

18 motivos para visitar Petrópolis neste inverno

Lazer

18 motivos para visitar Petrópolis neste inverno

Desfrutar pratos quentes, comprar roupas nos polos de moda local e aproveitar os eventos da temporada e muito mais!

O inverno começa na próxima quarta-feira (21) e é a estação ideal para desfrutar o friozinho da Serra. Em Petrópolis, os próximos meses são perfeitos para quem quer admirar as paisagens naturais, desfrutar de pratos quentes, comprar roupas nos polos de moda local e aproveitar os eventos da temporada. Se esses pontos já não foram o suficiente para te convencer a vir para a cidade, confira 18 motivos para visitar Petrópolis neste inverno.

Eventos

1. É no inverno que acontece a Bauernfest, 2ª maior festa alemã do país

Neste ano, a Bauernfest, que está em sua 34ª edição, acontece do dia 23 de junho até o dia 9 de julho, com muita música, concursos, chope e comidas típicas. Tradicionalmente, a festa acontece durante o inverno e simboliza o encontro de gerações e a preservação da história local.

Saiba mais: Bauernfest começa neste mês com muita música, concursos, chope e comidas típicas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

2. E o Bunka Sai, a Festa da Cultura Japonesa

A festa da cultura japonesa, que busca valorizar os imigrantes orientais, tem barraquinhas de comidas típicas, danças folclóricas, shows de música, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, artes marciais, palestras, festival de Cosplay, e muito mais! Para dar um charme ainda maior à cidade, nessa época do ano, Petrópolis fica toda florida com as sakuras (cerejeiras), tornando-se um ótimo cenário para fotos. Neste ano, a festa acontece de 17 a 20 de agosto, no Palácio de Cristal.

Saiba mais: @bunka.sai

Fotos: Arquivos Sou

3. E o Serra Serata, a Festa da Cultura Italiana

Para os apaixonados pela gastronomia e cultura italiana, a festa que homenageia os imigrantes italianos abrirá as portas do Palácio de Cristal para oferecer muitas massas, música e danças típicas, de 14 a 24 de setembro.

Fotos: Arquivos Sou

4. E diversos outros eventos

Dentre eles o tradicional Festival Sesc de Inverno que, em 2022, recebeu shows de IZA, Melim e Lulu Santos; a Oktoberfest; o Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes; e muitos outros!

Saiba mais: 18 grandes eventos já confirmados em Petrópolis até o fim do ano

Foto: Divulgação

Gastronomia

5. As charmosas cafeterias

Nada melhor do que começar aquele dia frio com um bom café para acordar melhor. E não é por nada não, mas Petrópolis tem algumas das cafeterias mais charmosas e acolhedoras que conhecemos! Além de lindos, os espaços oferecem opções irresistíveis de lanches e bebidas para se aquecer no frio.

Saiba mais: 12 cafeterias charmosas para conhecer em Petrópolis

Fotos: Saint Café e Cafeteria Santa Ana a Granel /Sou Petrópolis

6. E os excelentes chocolates quentes

E para quem prefere algo mais doces, as docerias e cafeterias da cidade contam com ótimas opções de chocolate quente. Desde os mais básicos aos com chantilly, raspinhas de chocolate e até marshmallow maçaricado, essas cafeterias vão ser seu refúgio nas manhãs e tardes frias.

Saiba mais: 8 lugares para tomar um bom chocolate quente em Petrópolis

Fotos: Divulgação

7. É a desculpa perfeita pra conhecer a cultura italiana através de seus sabores

Tem combinação melhor do que massa e uma noite fria? Além dos germânicos, Petrópolis teve também uma forte imigração italiana que, assim que aqui chegaram, fizeram questão de incorporar à cidade sua rica gastronomia. Hoje, o município conta com tradicionais restaurantes de massas: alguns deles pertencentes a descendentes dos colonos.

Saiba mais: 17 lugares para comer uma boa massa em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

8. São vários os restaurantes que oferecem um bom caldo

Outra ótima pedida para aquecer as noites frias de inverno em Petrópolis são os caldos. E os restaurantes da cidade contam com diferentes sabores para comer no local ou pedir no delivery.

Saiba mais: 14 restaurantes para comer ou pedir um bom caldo em Petrópolis

Fotos: Divulgação

9. As noites frias pedem por fondue, e desse assunto Petrópolis entende bem

Refúgio da família imperial nos verões do passado, hoje Petrópolis é, segundo o Ministério do Turismo, um dos destinos mais procurados no inverno antecipado. E isso se deve às experiências proporcionadas pela cidade nessa temporada em que, no campo gastronômico, não podem faltar os rodízios de fondue salgados e doces.

Saiba mais: 9 restaurantes para comer um bom fondue em Petrópolis

Fotos: Divulgação

10. E para quem não dispensa uma bebida, vale conhecer a Vila Cervejeira de Petrópolis

No ano passado, algumas das principais cervejarias do Centro Histórico se uniram e criaram a Vila Cervejeira: um circuito com direito a passaporte para os fãs da bebida participarem e garantirem vários prêmios! As cervejarias ficam próximas umas das outras, o que facilita o passeio mesmo em dias frios ou chuvosos.

Saiba mais: Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

11. Também há opções para os apreciadores de vinho

Dizem que não tem lugar melhor para apreciar um bom vinho do que nas montanhas. Petrópolis tem ótimas opções para quem é amante do segmento. De restaurantes aconchegantes e munidos de adegas próprias a vinícolas nas redondezas para se surpreender e encantar!

Saiba mais: Roteiro para quem ama vinho em Petrópolis: restaurantes e vinícolas próximas para conhecer e se encantar

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

12. E melhor ainda é aproveitar toda essa gastronomia em restaurantes aconchegantes

Que atire a primeira pedra quem, quando o inverno se aproxima, não gosta de se dar o prazer de alguns confortos. Com sua diversificada gastronomia, uma opção para as noites frias na cidade são os restaurantes aconchegantes sediados em Petrópolis.

Saiba mais: 18 restaurantes aconchegantes para curtir o frio em Petrópolis

Fotos: Divulgação Floripio Gastronomia – Reprodução/Instagram @leticiaalmeidaj

Natureza

13. É a época em que as cerejeiras se revelam espetáculos da natureza a céu aberto

Durante o inverno, as árvores assumem diferentes tons de rosa ou branco com a floração das cerejeiras. Ao todo, são mais de 10 pontos espalhados pela cidade em que é possível admirar e fotografar as sakuras, como são chamadas as flores pelos japoneses.

Fotos: Halline Fialho – Arquivo/Sou Petrópolis

14. Por ser mais seca, a estação é a ideal para admirar o pôr do sol

O pôr do Sol no inverno tem um charme a mais. Estação em que o céu fica mais claro, é uma ótima época para conhecer a cidade a partir de novas perspectivas e explorar os mirantes do município. A 838 metros acima do nível do mar, Petrópolis oferece uma verdadeira imersão na Serra, a começar pelas vistas extraordinárias encontradas por aqui.

Saiba mais: 10 mirantes para aproveitar as tardes em Petrópolis

Fotos – Mirante da Serra Petrópolis – Teresópolis: Reprodução/Instagram @isadoraguedes.estetica

15. São vários os lugares para aproveitar um piquenique

Com os lindos dias de Sol e céu azul que têm feito em Petrópolis, uma boa opção para desfrutar da companhia da família é fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade. São várias opções de parques, praças e jardins com o cenário ideal para esquecer do tempo!

Saiba mais: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @flaviapiresexplora e @will_justen

16. A temporada de montanhismo

Embora mais conhecida por seu turismo histórico-cultural, o município de Petrópolis é um dos destinos favoritos de quem deseja conhecer as montanhas em meio ao clima mais ameno como o da Serra. A temporada de montanhismo costuma ter início em maio e reunir fins de tarde alaranjados, noites lindas e uma atmosfera mais seca, boa para a realização da prática.

Saiba mais: Temporada de Montanhismo: 12 trilhas e passeios para estar em contato com a natureza em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @iviiklein_guia – @trekkinhestilodevida

Compras e serviços

17. Para afastar o frio e relaxar, vale se encantar com os spas locais

Sede de um dos spas pioneiros na América Latina, Petrópolis oferece um amplo leque de resorts e ambientes próprios para quem, sobretudo neste período, planeja se afastar do frio e, junto de equipes especializadas, adotar uma nova rotina de autocuidado.

Saiba mais: 6 Spas em Petrópolis para relaxar no friozinho da Serra

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

18. Renovar o guarda-roupa nos polos de moda locais

Para quem não resiste a uma comprinha, Petrópolis vai se revelar tentadora no campo da moda! Lar de empresas familiares e gerenciadas há gerações, a cidade conta com dezenas de confecções, costureiras e firmas que vão te fazer querer renovar o estilo no inverno. Nossa recomendação é aproveitar a Rua Teresa e a Feirinha de Itaipava.

Saiba mais: 17 lojas para comprar moletons, tricôs e casacos na Feirinha de Itaipava / 10 lojas da Rua Teresa para comprar casacos para os dias mais frios em Petrópolis

Fotos: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir