10 motivos para ir ao Festival de Inverno de Petrópolis neste mês
Com programação gratuita, evento acontece de 14 a 23 de julho, com concertos, apresentações musicais, oficinas, peças e muito mais!
A 22ª edição do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis começa nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 23 de julho com uma extensa programação, repleta de atrações artísticas. E para te incentivar a curtir o evento, reunimos nesta lista 10 motivos para aproveitar o Festival de Inverno de Petrópolis neste mês.
Foto: Divulgação
1. O evento é gratuito
Promovido pelo Instituto Dell’Arte, o festival tem programação totalmente gratuita e acontece em diversos espaços da cidade.
Foto: Divulgação
2. Apreciar o concerto de abertura na Catedral
O concerto de abertura do evento acontece nesta sexta-feira (24), às 19h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a Camerata Antiqua de Curitiba. No programa, o excepcional Oratório Joshua, de Händel, sob a regência de Ricardo Kanji, em versão reduzida. A apresentação promete ser um dos pontos altos do festival, com importantes participações do coro e solistas.
Raramente executada, a obra está dividida em duas partes onde se alternam coros, recitativos e árias, contando os momentos finais de Cristo na cruz interpretados pelo tenor Aníbal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb.
Veja também: Com entrada gratuita, concerto de abertura do Festival de Inverno de Petrópolis acontece nesta sexta
Foto: Divulgação
3. Aprender com as oficinas
No Palácio de Cristal, sempre às 15h, serão oferecidas diversas oficinas musicais, como: Baixo Elétrico, com Cristiano Gavioli; Orquestra de Latofones com Joaquim de Paula; Encontro em Quatro Cordas – Ukulele e Cavaquinho com Bruna Souza e Cante e os Males Espante, com Tainá de Abreu.
Foto: Divulgação
4. Aproveitar a série Cristal Jazz no Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal também será palco da badalada série Cristal Jazz, que este ano trará shows em diferentes horários: às 18h30m e 20h.
Artistas do calibre de Mauro Senise & Cristóvão Bastos, Leo Gandelman, Victor Biglione Trio, Jazz +4 e o Jazz das Minas.
Os talentos locais serão representados por estrelas como Karina Duque Estrada, Toco de Graúna, Gavioli Trio, Pablo Vares, Mano a Mano e Encantabreu.
Foto: Divulgação
5. Conhecer a Casa Stefan Zweig
Conhecida principalmente pelo icônico tabuleiro gigante de xadrez, a Casa Stefan Zweig, onde morou o famoso escritor austríaco, também receberá a programação clássica.
O Duo Ruvatto, com a cantora, compositora e atriz Danielly Ruf e o violonista Tacio Prevatto farão um programa entusiasmante, “Canções Antigas Espanholas e Obras Latino-americanas para violão”.
Já o Duo Ariane Petri (fagote) e Geisa Felipe (flauta) apresenta um repertório inspirado na saga dos exilados, com obras de compositores que imigraram ao Brasil vindos da Europa.
Fotos: Instagram @quit_torrez
6. Assistir as peças sobre Santos Dumont
Neste mês de julho é comemorado o aniversário de 150 anos de nascimento de Santos Dumont, o pai da aviação. Por isso, o Festival de Inverno contará com duas apresentações da peça “Bis, 14 Bis, As Estações de Dumont”, no Centro de Cultura Raul de Leoni.
O sonho de voar, o ato de criar e inventar do pacifista brasileiro será cantado com composições e poesias inéditas recitadas por quatro atores-clowns, em uma mini-opereta com intervenções poéticas.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
7. Conferir a Série Dellarte na UNIFASE
O Teatro Sala Arthur de Sá Earp Neto, na UNIFASE receberá, do dia 15 a 23 de julho, sempre às 18h30m, a Série Dellarte, concertos de música clássica com os mais representativos artistas do gênero. A abertura será no sábado (15), com o Quarteto Atlântico (Ivan Scheinvar e Thiago Teixeira nos violinos, Luiz Felipe Ferreira na viola e Bruno Valente no violoncelo).
No domingo, (16), o Duo Gerk & Lima, formado pela soprano Maria Gerk e pelo violonista Marco Lima, apresentará um breve panorama da música de câmara espanhola do século XX para voz e violão. Na quarta (19), será a vez do Trio Elisa Fukuda, com Marcos Aragoni ao piano, Elisa Fukuda ao violino e Moisés Ferreira no violoncelo.
A programação continua na quinta (20), com o Trio Aquarius, formado por Flávio Augusto ao piano, Ricardo Amado no violino e Ricardo Santoro no violoncelo. Já na sexta (21), sobe ao palco a aclamada Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, composta de 58 músicos e com direção geral do maestro Jony William Villela.
No último fim de semana do evento, no sábado (22), o Duo Braga & Balloussier apresentará peças para violoncelo e piano de Schubert, Janáček, Arthur Napoleão e Piazzolla. E fechando a programação, no domingo (23), 0 grupo PianOrquestra traz o show de lançamento do álbum “CollectivA”
Foto: Renato Mangolin
8. O evento já acontece a mais de 20 anos
Renomado evento da cidade, o Festival de Inverno está em sua 22ª edição. “São mais de 20 anos de história promovendo o Festival de Inverno, sempre com muita criatividade e parcerias, sem jamais abrir mão da qualidade artística. Colaborar e dinamizar a vida cultural de Petrópolis, além de impulsionar a economia da cidade, são pilares fundamentais para o Instituto Dell’Arte”, exalta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dell’Arte.
Foto: Divulgação
9. Turistar
Por acontecer em diversos espaços da cidade, dentre eles pontos turísticos como a Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal e a Casa Stefan Zweig, é possível aproveitar para turistar ao mesmo tempo em que se curte o festival.
Foto: Divulgação Dellarte
10. Aproveitar a estação da melhor forma
O Festival de Inverno se soma à estação de alta temporada em Petrópolis, onde as opções de lazer são as mais diversas. E para te dar um empurrãozinho para aproveitar a cidade nessa época mais fria e, de quebra conferir toda a programação do evento, aqui vão 18 motivos para visitar Petrópolis neste inverno.