Connect with us

Casa de Santos Dumont será reinaugurada neste mês em Petrópolis

Cultura

Casa de Santos Dumont será reinaugurada neste mês em Petrópolis

Após passar por reformas, espaço será reaberto no dia 20, em comemoração aos 150 anos do Pai da Aviação

No dia 20 de julho, data dos 150 anos do nascimento do Pai da Aviação a Prefeitura de Petrópolis vai reabrir o Museu Casa de Santos Dumont. A Encantada, como é chamada, e o Centro Cultural 14 Bis estão passando por reforma, que vai garantir acessibilidade e uma nova experiência para os visitantes.

Foto: @serradrone e @imagensnaparede

“A reinauguração do museu é o ponto alto da programação, mas teremos atrações durante todo o mês. A Casa de Santos Dumont é um dos mais belos e visitados pontos turísticos e essa reforma requalificou ainda mais esse importante espaço que faz parte da história da nossa cidade e do nosso país”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Programação

No dia 20, aniversário de 150 anos de Santos Dumont, haverá a solenidade oficial de comemoração com a reabertura do museu, bolo, visita guiada com o artista Sylvio Costa Filho interpretando Santos Dumont e deposição de flores.

“De 19 a 23 teremos programações especiais no Centro de Cultura e no dia 22 a Esquadrilha da Fumaça na Praça da Liberdade. Além disso, um selo alusivo ao sesquicentenário de Santos Dumont será lançado pelos Correios”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Foto: Divulgação

A reforma

Tanto a fachada, incluindo o telhado quanto a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14 Bis passam pela reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está sendo realizado com recursos próprios do município.

Além disso, o acervo também ganhará peças novas como a bandeira original que o Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família (pai, mãe e irmãos), carta com o pedido da terra para a construção da casa, entre outros.

“Essa carta está na Companhia Petropolitana e será uma contribuição importante para o nosso acervo”, disse o coordenador do Museu, Cláudio Gomide.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir